Os antioxidantes são abundantes na uvaia e eles têm sido associados ao benefícios à redução do colesterol, à saúde do coração e à inflamação do corpo. Além do mais, a Uvaia (Eugenia uvalha) pertence à família Myrtaceae e também é conhecida como uvalha. Espécie nativa da mata atlântica no Brasil, é mais encontrada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O nome Uvaia deriva do tupi ubaia ou ybá-ia e significa “fruto azedo”.
Sua árvore pode alcançar de seis a treze metros de altura com floração entre os meses de agosto e setembro e frutificação entre os meses de setembro e janeiro. Pode ser utilizada em projetos de reflorestamento e paisagismo, sendo muito comum nos pomares das casas da região Sul e Sudeste. Sua madeira é utilizada apenas regionalmente, em moirões, estacas, postes, lenha e carvão.
Valor nutricional:
Os principais nutrientes presentes no fruto uvaia são proteína, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e vitamina B2.
Quais os benefícios da uvaia para saúde?
1. Combate o envelhecimento precoce da pele:
A Uvaia possui grandes quantidades de nutrientes como o licopeno, um nutriente que é dificilmente encontrado em outros alimentos. Além disso. o licopeno ajuda a proteger o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável.
2. Combate os radicais livres:
Ela contém compostos, como flavonóis e antocianinas, que são essenciais e potentes propriedades antioxidantes que se tornam útil para manter a saúde do corpo.
3. Fonte de vitamina C:
A Uvaia possui uma quantidades excelente de Vitamina C que é essencial para a saúde geral do corpo, prevenindo de doenças como o câncer e inflamações, isso porque a vitamina C libera quantidades significativas de antioxidantes que também ajuda a combater outros tipos de doenças.
4. Acelera a perda de peso:
Ela possui uma grande quantidade de fibras que ajuda no processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo fornecendo assim, o emagrecimento saudável.
5. Ajuda a aliviar o estresse:
A Uvaia possui quantidades de nutrientes que ao consumi-la diariamente são excelentes para aliviar o estresse do dia a dia das pessoas.
6. Fonte de vitamina A:
Ela contém uma quantidade considerável de Vitamina A que ajuda a contribuir para as necessidades diárias do corpo humano.
7. Fonte de antioxidante:
A Uvaia é rica em antioxidantes e outros potentes fito nutrientes antioxidantes. Além disso, entes antioxidantes têm um alto teor de beta-caroteno, o que os torna uma fonte rica de Vitaminas.
8. Ajuda a prevenir o câncer:
Ela possui propriedades que ao consumir-la diariamente é benéfico para a prevenção de pólipos pré-cancerosos que geralmente levam ao câncer. Além disso, o aumento da ingestão dietética de Uvaia pode reduzir o risco de recorrência de adenoma cancerígeno e câncer colorretal.
9. Excelente fonte de ácido úrico:
A Uvaia possui uma grande quantidade de ácido úrico e está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Além disso, o ácido úrico surge como resultado para a quebra das moléculas de purina, que são uma proteína contida em muitos alimentos.
10. Combate a hipertensão:
A Uvaia contém muito Potássio que se torna essencial para o controle da pressão arterial e entre outros problemas que são relacionados a doenças cardiovasculares onde o potássio ajuda através da regulação da absorção de água e liberação das células do corpo e do sangue.
11. Ajuda a tratar a malária:
Na Uvaia contem uma poderosa substância que faz com que a Uvaia pudesse estar entre os Remédios Naturais Para Malária, semelhante ao quinino, que tem sido diretamente associada a neutralização desses parasitas da malária de indução.
12. Combate a catarata:
A Uvaia possui quantidades essenciais de Vitamina B-2 que é usada para que as enzimas responsáveis pelo combate a catarata funcionem de maneira saudável, protegendo os olhos de possíveis problemas, como a catarata.
13. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares:
A Uvaia com suas excelentes propriedades reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em antioxidantes como a Vitamina C e o licopeno. Portanto, esses antioxidantes ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), minimizando o risco de ataque cardíaco e melhorando a saúde do coração.