A urtiga tem sido utilizada há várias centenas de anos, para tratamento de dores musculares e das articulações, de eczemas, artrite, gota e anemia; atualmente é muito utilizada no tratamento de infecções das vias urinárias.
Febre dos fenos (rinite alérgica); pode também ser utilizada, sob a forma de creme ou de cataplasma. Para o tratamento de dores nas articulações, entorses, distensões musculares, tendinites. E ainda para picadas de insectos.
Valor nutricional da urtiga:
A urtiga é uma excelente fonte de fibra alimentar, proteína e alguns minerais, tais como ferro, Zinco, Cobre, Manganês, Magnésio, Cálcio, fósforo e Potássio. Vale ressaltar que estes nutrientes também estão presentes nas folhas.
Benefícios da urtiga para saúde:
1. Contra o envelhecimento precoce:
A vitamina C presente nesta fruta ajuda a manter o corpo, incluindo a pele. Esta vitamina é um antioxidante que ajuda a promover uma aparência jovem. Além disso, ajuda aumentar um novo crescimento da célula da pele, combatendo assim os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
2. Prevenção do câncer:
O antioxidante ajuda a fruta a se tornar uma propriedade anticancerígena. Portanto, ajuda a reduzir a célula cancerosa e promover uma boa célula para substituí-la. Além disso, aumenta a imunidade e a energia do corpo, evitando o câncer.
3. Curar a artrite:
As provocações da folha são utilizadas para lidar com sinais desagradáveis da artrite, gota, reumatismo, assim como condições de fibromialgia e tendinite.
Além disso, as pacientes com lúpus e doenças autoimunes podem lutar com as dores nas articulações bebendo um copo cheio de chá de urtiga ou mesmo consumindo ela cozida diariamente.
4. Para as mulheres:
A urtiga tem níveis elevados de ferro, o que torna boa para combater a anemia, bem como fadiga. Mulheres que estão grávidas fazem proveito, uma vez que protege de sangramento e fortalece o feto.
Referida como uma galactagogo, ela estimula a produção de leite dentro de mães que amamentam. Elas diminuem os sintomas da TPM, processa estrogênio para aliviar os sintomas da menopausa, bem como reduz o fluxo mensal excessivo.
5. Antioxidante:
Esta fruta contem bastante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres do corpo de forma eficaz, evitando assim, diversos tipos de doenças no corpo.
6. Combater a anemia:
Por ser rica em ferro, esta fruta é bastante importante para combater a anemia, pois ajuda na produção de glóbulos vermelhos, evitando assim a fraqueza, fadiga e outros sintomas decorrente desta doença.
7. Prevenir o escorbuto:
O escorbuto é uma doença aguda ou crônica devida a uma carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções. Portanto, este fruta é rica em vitamina C que ajuda a combater este problema de forma eficaz.
8. Perda de cabelo:
Além disso, a provocação do chá reduz o eczema, bem como a acne. Ela também elimina as verrugas sempre que utilizada topicamente, assim como reduz a coceira da urticária.
Sempre que utilizada para lavagem de cabelo, proporciona um impacto revitalizante no couro cabeludo. A urtiga também permite regredir tanto o crescimento do cabelo, bem como recuperar a cor original.
9. Combate a constipação:
Esta fruta contem propriedades que são essenciais para a saúde, pois ajuda a combater a constipação que é um problema digestivo, além de ajudar a auxiliar para a saúde digestiva de forma eficaz.
10. Contra a asma:
Além disso, a urtiga possui propriedades a torna benéfica para saúde, pois contem benefícios que ajuda a prevenir a asma de forma eficaz e também a tratar outros problemas respiratórios como a bronquite e entre outros problemas.
11. Alivio de dores ósseas:
Esta fruta contem propriedades antioxidantes e anti-inflamatória que são essenciais para combater vários tipos de infecções no corpo como ajudar no alivio da dor de artrite.
12. Saúde capilar:
Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta fruta contem propriedades que são essenciais para a saúde capilar de forma geral, ajudando assim, a fortalecer o cabelo e protegendo o couro cabeludo de vários problemas.
13. Combater enxaquecas:
A urtiga é uma grande aliada para o combate de dores de cabeça, e enxaquecas, graças à sua vitamina B2. A urtiga é rica em vitamina B2 (riboflavina), um nutriente que vários estudos têm mostrado para reduzir a frequência e duração das enxaquecas. Embora os resultados sejam preliminares, os dados de investigação indicam que a suplementação de riboflavina pode ser benéfica no tratamento de enxaqueca.
14. Relaxamento muscular:
A urtiga é bastante conhecida por ajudar a relaxa os nervos e músculos por seu conteúdo de Magnésio. A urtiga é uma boa fonte de Magnésio, um mineral que tem a capacidade de relaxar os nervos e músculos.
15. Controle do colesterol:
A fibra encontrada nesta fruta ajuda a eliminar o excesso de colesterol que se acumula pelo corpo provocando doenças como arteriosclerose e outros tipos de doenças relacionadas ao coração.
16. Sistema digestivo:
As folhas de urtiga são benéficas para diminuir os sinais do trato digestivo, que variam de refluxo ácido, gás excessivo, náuseas, colite, bem como a doença celíaca. Além disso, sua ação terapêutica nas membranas mucosas faz com que seja uma erva altamente eficaz para dores de garganta, hemorroidas inchadas, sangramento do nariz e feridas na boca.
17. Tratar osteoartrite:
As folhas assim como hastes de urtiga já têm sido utilizadas historicamente para tratar a artrite, bem como para os músculos doridos. Numerosos pequenos estudos foram realizados, no qual afirmam que aplicando as folhas de urtiga topicamente na área dolorosa.
Diminui a dor nas articulações. Várias outras pesquisas têm mostrado que tomar um extrato oral de urtiga, em conjunto com medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), permitiu indivíduos diminuir a sua dose de AINE.
18. Tratar a febre:
Uma pesquisa indica que as cápsulas de urtiga proporcionaram uma diminuição nos espirros, bem como comichão em indivíduos com febre do feno. Os cientistas acreditam que pode ser devido à capacidade da urtiga em diminuir a quantidade de histamina no corpo produzida em resposta ao alérgeno.
19. Saúde ocular:
Uma das vitaminas mais importantes encontradas nesta fruta é a vitamina A, bem como outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo. Além disso, os carotenos são essenciais para a saúde dos olhos, pois atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar as cataratas, além de prevenir a degeneração macular nas células oculares.
20. Aumento de energia:
Esta fruta é conhecida por atuar como uma reserva de energia. Por cada 100 gramas desta fruta consumido, você obtém 37 gramas de carboidratos, que são a fonte de energia essencial da dieta.
21. Diabetes:
A urtiga exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das Urtigas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes na urtiga exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.
22. Tratar doenças respiratórias:
Os benefícios da urtiga para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.
23. Sistema neurológico:
A ingestão regular de chá de urtiga pode melhorar o processamento da memória e da informação entre pessoas que sofrem de doença de Alzheimer. Isso pode ser porque chá de urtiga foi encontrado para melhorar os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro. Esta enzima Ach melhora a concentração e ajuda no tratamento da perda de memória associada à doença de Alzheimer.
24. Saúde do coração:
A fibra presente nesta fruta ajuda a eliminar o excesso de colesterol que se acumula dentro das artérias. Esta acumulação é conhecida como arteriosclerose e, a longo prazo, pode afetar perigosamente a saúde do coração. Ao limpar as passagens de sangue, as fibras rejuvenescem seu sistema cardiovascular evitando assim, doenças relacionadas ao coração.
25. Controlar o açúcar no sangue:
As fibras presentes nesta fruta ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue regulando a produção de insulina e glicose. Além disso, as fibras reduzem a taxa de liberação de glicose na corrente sanguínea. A pequena fruta é conhecida por otimizar o funcionamento do pâncreas, a casa de produção de insulina.
Outros benefícios da urtiga para saúde:
- Por conter Magnésio, esta fruta ajuda a melhorar o humor;
- Esta fruta é rica em vitamina A, que é excelente para manter a mucosa;
- Esta fruta por conter anti-inflamatório, ela ajuda a combater infecções e inflamações no corpo;
- Por conter Magnésio, esta fruta ajuda a melhorar o humor;
- Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta fruta contem propriedades que ajuda a regular a pressão sanguínea.