Soja: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
A soja é um grão muito popular e cheio de nutrientes para o nosso organismo. O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. O alimento tem origem do Oriente e é considerado uma leguminosa, parente da ervilha e do feijão.
A soja é rica em aminoácidos e proteínas e possui fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio e vitamina B e E. Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substâncias que se assemelham a hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, diabetes e até Alzheimer.
Esse grão traz uma série de benefícios para nosso organismo. Um dos principais destaques da composição da soja são as isoflavonas, um fitoquímico que acrescenta benefícios à saúde. A soja ajuda a diminuir os sintomas da menopausa, já que a estrutura das isoflavonas são semelhantes à do estrogênio.
Ela também é responsável por evitar a perda de massa óssea; reduzir o colesterol ruim “LDL” e aumentar os níveis do colesterol bom o “HDL”, isto acontece porque a soja é rica em gordura poli-insaturada (ômega 6 principalmente), além de diminuir o risco de câncer de mama. Sendo assim confira os vários motivos para usar a soja na sua dieta:
Benefícios da soja para saúde:
1. Fortalece tecidos e órgãos:
A soja pode ajudar a estimular a absorção de vitaminas lipossolúveis. Isso ajuda a fortalecer os tecidos e órgãos do corpo. Ela também é conhecida por reduzir o nível de colesterol no organismo, melhorar o metabolismo lipídico e prevenir a aterosclerose coronariana.
2. Favorece o desenvolvimento fetal:
Suas sementes são uma fonte rica de vitamina B, C e E. Essas sementes também estão cheias de nutrientes essenciais, como cálcio, manganês, fósforo, magnésio, ferro e cobre. A itamina K e folato ajuda na produção de células sanguíneas e o ácido fólico é necessário para o desenvolvimento fetal. As mulheres grávidas podem consumir a soja para garantir que seu corpo obtenha a quantidade necessária de nutrientes para o desenvolvimento adequado do feto.
3. Melhora o perfil lipídico:
Ela tem a capacidade de melhorar nosso perfil de lipídios no sangue. O leite de soja é rico em gorduras insaturadas com zero colesterol.
Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados presente nesse grão, impedem o transporte de colesterol na corrente sanguínea. Se você quiser baixar as concentrações sanguíneas de triglicerídeos (LDL) e aumentar o nível de (HDL), tente consumir soja regularmente.
4. Previne o câncer de próstata:
Ela é uma boa fonte em fitoestrógeno. Este é um hormônio que impede a produção de testosterona em homens. Esta redução dos níveis de testosterona ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata.
5. Previne o envelhecimento precoce:
Ela também pode reduzir os sinais visíveis do envelhecimento, como descoloração da pele, rugas, manchas escuras, linhas finas, etc. À medida que envelhecemos, nosso corpo tende a perder o estrogênio, o hormônio vital que mantém a elasticidade da pele. Os fitoestrógenos na soja ajudam a produzir mais estrogênio no organismo para reduzir rugas e linhas finas.
6. Previne as síndromes pós-menopáusicas:
Durante a menopausa, a produção de estrogênio no corpo de uma mulher toma um mergulho no nariz. Essa queda repentina de estrogênios pode causar muitos problemas de saúde em mulheres na pós-menopausa.
Elas estão em maiores riscos de doenças relacionadas ao coração, diabetes e obesidade. Isso também pode causar depressão, mudanças de humor, insônia e vários outros distúrbios psicológicos. O teor de fitoestrógenos desse grão é eficaz como substituição de estrogênios. Para prevenir e curar síndromes pós-menopáusicas seu uso é recomendado.
7. Reduz a gordura no sangue:
O grão contém esteróis vegetais que reduzem o nível de colesterol no sangue. Isso compete com o colesterol nos intestinos e reduz sua absorção. Isso também reduz o nível de “colesterol ruim” no paciente com hiperlipidemia.
8. É rico em ácido alfa-linolênico:
A soja verde inteira é uma fonte rica de gordura omega-3 conhecida como ácido alfa-linolênico (ALA). Isso funciona para reduzir a inflamação e muitas outras doenças cardiovasculares.
9. Hidratação da pele:
Uma pele bem hidratada é uma obrigação, quando se trata de manter a pele saudável. A soja atua como um creme hidratante para pele e também é útil para eliminar a pele seca e escamosa. Se você tem a pele oleosa, você pode usar este grão incrível para remover o excesso de óleo da sua pele.
10. Ajuda na cicatrização das feridas:
Ela contém zinco que ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Esse mineral também é útil para curar feridas.
11. Melhora a inteligência:
Ela contém lecitina que é um nutriente vital para o cérebro. Consumir esse grão pode ajudar os pacientes que sofrem de doença de Alzheimer. Também contém fitosteróis que aumentam a função das células nervosas no cérebro.
12. Previne a depressão:
O folato, que é abundante nesse grão, ajuda na produção de serotonina. Isso é útil para se livrar da depressão e melhorar seu humor.
13. Fortalece as unhas:
Se você tem unhas frágeis, a soja pode ser muito útil para você. Inclua-a em sua dieta regular por seis meses. Isso ajudará a fortalecer suas unhas e também adicionar brilho. Ela também é conhecida por hidratar suas unhas e tratar a infecção por fungos nas unhas. Apenas mergulhe suas unhas no molho de soja para obter unhas sem fungos.
14. Alimentos para bebés:
Ela também é um bom substituto para o leite nas fórmulas de alimentação infantil. Isso funciona como uma boa alternativa ao leite de vaca.
15. Benefícios da soja para os diabéticos:
Ela pode reduzir a resistência à insulina ao aumentar a síntese dos receptores de insulina. Mas isso ocorre apenas na presença de outros suplementos dietéticos, como boa quantidade de gordura poli-insaturada.
Um consumo regular desse grão pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde crônicos. Isso também pode prevenir outros problemas relacionados ao metabolismo da insulina e ao açúcar no sangue.
16. Age como anti-inflamatório:
Esse grão contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam as pessoas que sofrem de artrite e outras doenças inflamatórias. Isso pode ser consumido como um prato lateral ou um lanche por pessoas asmáticas para curar passagens respiratórias inflamadas.
17. É rica em vitamina E:
A soja contém vitamina E que pode ajudar a renovar as células mortas da pele e também formar novas células da pele. Isso pode ajudá-lo a parecer jovem e radiante. Esmague o grão com um pouca água e aplique-a no rosto. Deixe-o agir por 20 a 25 minutos para hidratar a pele. Use esta combinação três vezes por semana para obter melhores resultados.
18. Previne a oxidação:
As saponinas presentes nela funcionam como antioxidantes, para limpar os radicais livres em nosso corpo. Isso também reduz o crescimento das células tumorais e fortalece a função imune do corpo humano.
19. Age contra enxaquecas:
O magnésio na soja pode reduzir o risco de enxaquecas. Então, se você é propenso a essas dores de cabeça debilitantes, faça questão de incluir soja na sua dieta regular.
20. Promove a perda de peso:
O seu leite tem baixo conteúdo de açúcar quando comparado com outro leite. Ele contém apenas 80 calorias, como o leite desnatado. O ácido graxo monoinsaturado neste leite pode evitar a absorção intestinal de gordura que ajuda na perda de peso.
21. É rica em ácidos graxos ômega-3:
O óleo de soja, como algas e peixes oleosos, é carregado com ácidos graxos ômega 3. Isso protege o corpo de várias doenças cardiovasculares.
22. Beneficio da soja para os ossos:
O teor de cálcio neste grão é muito alto e ajuda a construir e desenvolver ossos e ainda faz com que esses osso fiquem mais fortes.
23. Previne o câncer de mama:
Esse grão possui a capacidade de reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. As mulheres que consomem ela regularmente são menos propensas a desenvolver câncer de mama.
24. Traz brilho ao cabelo:
Ela também é usada para se obter cabelos lisos, macios e brilhantes. Você pode aplicar seu suco no cabelo regularmente por três meses para obter os resultados desejados.
25. Previne a osteoporose:
A maioria das mulheres é propensa à osteoporose. Esta doença é causada pelo avanço da idade e debilitamento dos ossos.
O teor de fitoestrógeno na soja pode aumentar a absorção de cálcio pelo organismo e prevenir a perda de massa óssea. Para aproveitar o benefício máximo desse grão, uma ótima forma é consumir o seu leite enriquecido com vitamina D e cálcio extra.
26. Baixa a pressão alta:
Pacientes com hipertensão arterial tendem a consumir mais sódio e menos potássio. Alimentos ricos em potássio podem expulsar o excesso de sódio do corpo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea do corpo. Esse grão contém uma boa quantidade de potássio. Então, se você está sofrendo de pressão alta, você pode consumi-la para fornecer seu corpo com o potássio que ele precisa.
27. Previne perda auditiva:
A soja é rica em ferro e zinco. Esses benefícios ajudam suavizar os glóbulos vermelhos e estimular o suprimento de sangue na orelha. Isso pode prevenir a perda de audição em idosos.
28. Reduz o Colesterol:
A soja é uma proteína dietética para reduzir o colesterol total e o nível de “colesterol ruim” em seu corpo. Ela é alta em gorduras gorduradas ou poli-insaturadas que diminuem os níveis de LDL ou colesterol ruim. Consome 50 g de soja por dia para diminuir o colesterol LDL em 3%.
29. Melhora a energia:
O seu teor de proteína pode estimular o córtex cerebral. Isso é útil para melhorar a eficiência da aprendizagem e do trabalho. Isso também pode aliviar seu humor deprimido e sombrio.
30. Melhora a função imunológica:
A soja é carregada com proteínas vegetais que podem aumentar a imunidade e reduzir a fadiga. Consuma soja como um suplemento proteico e evite o colesterol que vem com a ingestão de carne.
Confira no vídeo a seguir mais benefícios da soja para a saúde:
Malefícios da soja:
Nas mulheres a proteína de soja não apresenta efeitos colaterais, pelo contrário são muitos os benefícios, as vezes são relatados casos de incomodo gástrico, mas apenas quando a proteína é consumida de forma desregrada.
Já nos homens ela pode apresentar alguns efeitos colaterais devido a forte presença de estrogênio. Quando consumida em altas doses e com frequência ela pode provocar sensibilidade na área peitoral, inibição de libido, mudanças emocionais frequentes e em alguns casos causar até infertilidade. Em casos mais graves o excesso de estrogênio pode causar ginecomastia, que é o crescimento dos seios em homens.