Seriguela: Valor nutricional, benefícios, como usar e receitas
A seriguela e utilizada na medicina alternativa é utilizada para disenteria, febre, gases, queimadura, diarreia, como diurético e energizante. Além disso, esses frutos possuem cor amarela-avermelhada que indica que a sua colheita deve ser feita o quanto antes, aproveitando-se da época quando a fruta é ainda mais doce, possuindo mais propriedades e benefícios, as pesquisas recentes indicam que o principal Benefício da Seriguela e a perda de peso.
Além disso, as seriguelas não são tão famosas em nosso cardápio, devido não ser tão fácil de ser encontrada nos mercados. Mas, a partir de hoje você vai ver que os benefícios da seriguela são tantos que vale a pena se esforçar um pouco para adquirir o hábito de consumir essa fruta!
Valor nutricional da seriguela:
A Seriguela é uma rica fonte de nutrientes, como: vitamina A, vitamina B e Vitamina C. No entanto, ela é uma excelente fonte em vários minerais, tais como cálcio, fósforo e ferro. Além disso, esta fruta também é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores.
Benefícios da seriguela para saúde:
1. Ajuda na perda de peso:
A fruta possui uma excelente quantidade de fibras que é essencial para promover sensação de saciedade, espaçando assim o tempo que o organismo volta a sentir fome. Além disso, cada 100 gramas de seriguelas possuem apenas 76 calorias, e ela é rica em vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais.
2. Prevenção de espasmos:
As Seriguelas possuem diversas vitaminas, como o potássio e cálcio que fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.
3. Contra a fadiga:
Os carboidratos presentes nas Seriguelas, bem como o ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo.
4. Melhora da digestão:
As seriguelas são ricas em fibras, como relatado anterirmente, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.
5. Aumenta imunidade:
A presença de ferro e outros nutrientes, como as vitaminas A, cálcio e fósforo, tornam as seriguelas excelentes aliadas do fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral.
6. Contra os sintomas da dengue:
Ainda sobre os antioxidantes presentes nessa fruta, estes também ajudam a prevenir e combater os sinais e sintomas da dengue, principalmente nos primeiros estágios.
7. Combate aos radicais livres:
As Seriguelas são ricas fontes de antioxidantes, que ajudam assim a prevenir a ação de radicais livres, que degeneram as células do corpo, facilitando a entrada de doenças.
8. Redução do colesterol:
Esta fruta também ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, LDL, graças as grandes quantidades de fibras e propriedades nutricionais que possui.
9. Reduz inchaços:
As Seriguelas ajudam a reduzir inchaços no corpo, na medida em que são compostas de 75% de água. Alimentos que contém muita água agem de forma bastante eficaz, como poderosos diuréticos naturais.
10. Combate a anemia:
Por ser rica em ferro, as seriguelas auxiliam no combate a anemia ferropriva, que é causada pela deficiência de ferro no organismo, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, o ferro fortalece todo o organismo.
11. Cicatrização de feridas:
As seriguelas possuem também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de diversas feridas e queimaduras, auxiliando e favorecendo as suas cicatrizações.
12. Combate ao envelhecimento precoce:
Esta fruta é rica em antioxidantes, como a Vitamina C, que favorecem grandemente o organismo, combatendo e prevenindo o envelhecimento precoce das células.
13. Diminuição de glóbulos brancos:
O seu consumo é feito de diversas formas, desde natural até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. As seriguelas possuem, ainda, vitamina A, vitamina B e Vitamina C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.
14. Prevenção do câncer:
Estudos recentes revelaram que consumir Seriguelas regularmente, ajudam a reduzir o risco de diversos tipos de câncer.
15. Prevenção da osteoporose:
Além disso, as seriguelas são ricas fontes de cálcio, que favorecem a saúde dos ossos, prevenindo condições como a osteoporose.
Outros benefícios da seriguela:
- Possui Fibras que Combatem e Previnem a Constipação.
- Favorece dietas de Emagrecimento.
- É rica fonte de Energia.
- Ajuda no bom funcionamento do corpo
- É indicada para praticantes de esportes físicos.
Veja no Vídeo abaixo, outros Benefícios da Seriguela Para Saúde:
Como consumir as seriguelas?
A forma mais conhecida de consumir esta fruta é in natura, porém não é a única. Aproveitando-se da doçura da fruta, é possível preparar com a polpa: sorvetes, geleias e outros pratos. Além disso, é melhor sabendo escolher os demais ingredientes destas sobremesas, os resultados são iguarias deliciosas e saudáveis.
Receita de sorvete de seriguela:
Ingredientes:
– 2 xícaras de seriguela;
– 1 lata de leite condensado light;
– 1 creme de leite light;
– Suco de um limão.
Modo de Preparo:
- Antes de mais nada é preciso lavar bem as seriguelas e retirar os talos se estes vierem na hora da compra.
- Em seguida, tudo deve ser colocado no liquidificador. Vale ressaltar, porém, que a fruta não deve ser levada para bater com os caroços.
- Após o processo no liquidificador, o conteúdo deve ser transferido para um reservatório com tampa.
- Em seguida, levado para o congelador. Depois de quatro horas, o sorvete deve ser batido novamente para ganhar consistência.
- Por fim, deve ser colocado no congelador e servido assim que passar mais quatro horas.
Malefícios:
Além disso, não há estudos comprovados de que a seriguela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.