Legumes e Vegetais

Rúcula: Para que serve, valor nutricional, benefícios e contraindicação

Por Alan Costa, em 16/12/2017 (atualizado em 08/08/2023)
beneficios da rucula

Os benefícios da rúcula são bastante variados, pois, possui um quantidade de nutrientes que são bastante importante para saúde do nosso corpo. Além disso com um sabor peculiar que agrada alguns, e desagrada a outros, a rúcula possui muitos benefícios para a saúde de nosso corpo.

Com coloração verde suave, a planta se desenvolve formando pequenas touceiras. Suas folhas possuem aroma e sabor fortes, e suas flores, esbranquiçadas ou amarelas, são grandes.

benefícios da rúcula

Em seu fruto, uma pequena cápsula, estão as sementes. Seu cultivo é fácil, e o plantio é feito por meio de sementes, preferencialmente na primavera. Após quarenta dias, já é possível colher as folhas, que devem ser cortadas na base.

Originária da Europa, a planta é sensível aos climas mais quentes, e pode ser colhida de duas a três vezes ao ano. Apesar de seu uso mais comum ser em saladas, a planta pode ser consumida na forma de chá.

Valor nutricional:

Os princípios ativos da rúcula são óleo essencial, vitamina C, sais minerais e pigmentos. A planta contém vitaminas A, B, C, K, além de ferro, potássio, fósforo, magnésio, zinco, cobre e manganês. esta planta é eficaz no combate à anemia e, devido à uma substância chamada colite, facilita o processo digestivo e previne o corpo contra as inflamações do intestino. Confira alguns dos principais benefícios da rúcula:

  • É fonte de vitamina C, auxiliando na prevenção da anemia e no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Contém substâncias que facilitam o processo digestivo e previnem inflamações intestinais, como a colite;
  • Fonte de ômega 3, a rúcula ajuda a controlar o “bom” colesterol e a tratar o “mau” colesterol;
  • É capaz de limpar as artérias, reduzindo os níveis de triglicerídeos;
  • A rúcula é rica em vitaminas do complexo B, tais como tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6, que são essenciais para as funções metabólicas;
  • Possui fitoquímicos, que agem como antioxidantes essenciais ao corpo, ajudando o corpo a livrar-se de toxinas e substâncias de origem cancerígena.

As altas quantidades de vitamina C (ácido ascórbico) presentes na rúcula são extremamente benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo assim resfriados e gripes. Além disso, o ácido ascórbico será responsável por combater radicais livres, garantindo a prevenção do envelhecimento precoce.

Benefícios da rúcula para saúde e beleza:

1. Melhora as funções cerebrais:

Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a temida doença mal Alzheimer. Além disso, a ingestão de rúcula é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta. Além disso, inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.

2. Previne a osteoporose:

A rúcula é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde óssea porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina.

Além disso, cada porção de dois copos também possui 64 miligramas de cálcio, que isso que dizer que é essencial na manutenção da saúde dos ossos.

3. Ajuda a regular o diabetes:

Os vegetais de folhas verdes como a rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. Além disso, o controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.

4. Baixo número de calorias:

Um grande número de pessoas se preocupa com a quantidade de calorias que consome enquanto come seus legumes favoritos. Além disso, elas preferem saladas para terem uma refeição mais completa. Devido ao menor teor de calorias na rúcula, eles podem optar por este vegetal na forma do prato principal ou mesmo em saladas todos os dias.

5. Contém ácido fólico:

A rúcula, se consumida em uma base diária, trará grandes benefícios para uma mulher grávida. Além disso, aua quantidade de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural no bebê.

6. Auxílio em doenças pulmonares:

A planta é conhecida por ser rica em vitamina A. Assim, os médicos recomendam sua ingestão para aqueles pacientes que precisam de ajuda com o tratamento de doenças relacionadas com os pulmões, pele e cavidades bucais.

7. Previne a doença de alzheimer:

Condições como a doença de Alzheimer, podem ser minimizadas por um aumento na vitamina K na dieta de uma pessoa. Além disso, como uma boa fonte de vitamina K, o consumo de rúcula é um método preventivo de doenças desse tipo.

8. Ajuda produzir energia:

Outro benefício da rúcula é a presença de vitaminas do complexo B que participam e auxiliam em todas as atividades celulares. Além disso, incluindo produção de energia, síntese de gordura, produção de glóbulos vermelhos e muitos outros processos vitais para a saúde celular e metabólica.

9. Acaba com o mau cheiro:

Mau cheiro devido ao suor e mau hálito: Se você sofre com estes problemas, recorra a uma solução natural para esta questão embaraçosa. Além disso, é conhecida por acabar com o mau odor, este é um dos benefícios da rúcula. A clorofila presente desodoriza naturalmente. No passado, o suco dessas folhas foi usado para controlar o cheiro desagradável de feridas abertas.

10. Melhora a função cognitiva:

Nossas habilidades cognitivas são basicamente o conjunto de todas as habilidades mentais relacionadas ao conhecimento. Atenção, memória, julgamento, avaliação, raciocínio, etc. Com a idade, muitas dessas habilidades começam a diminuir. Além disso, a rúcula tem uma substância chamada folato, que melhora essas habilidades.

11. Ajudam a aumentar a libido:

A vegetal é considerada um afrodisíaco muito potente. Sua proeza nesta área era famosa durante a antiga civilização romana, como é evidente pelo fato de que Virgílio, o maior poeta romano mencionou esse fato em seu poema. A rúcula não só aumenta, mas também mantém sua libido estável.

12. Coagulação do sangue:

Certifique-se de que sua dieta tenha boas doses de vitamina K, que é um coagulante natural do sangue. Além disso, a vitamina K na rúcula transporta o cálcio para a área de lesão, de modo que coagula e para o sangramento. Esta vitamina também é eficaz no controle de sangramentos internos e icterícia (pele e olhos amarelados).

13. Ajudam a curar indigestão:

Se a indigestão é um problema persistente, consumir uma salada de rúcula pode ser uma das melhores soluções naturais. Além disso, comer esta salada antes do prato principal vai liberar as enzimas digestivas que ajudarão a digerir a sua refeição. Além disso, ela é uma rica fonte de fibras trazendo benefícios a Saúde Digestiva.

14. Limpar o sangue:

rúcula

Por ser uma excelente fonte de clorofila alcalinizante, a rúcula é capaz de limpar o sangue, gerando o incrível efeito de desintoxicação de outras substâncias nocivas que ficam impregnadas em nosso corpo.

15. Aliada da visão:

A rúcula é uma boa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente pode ajudar na prevenção da catarata.

16. Rica em minerais:

Rica em Minerais: Também é uma boa fonte de cálcio, ferro, potássio, manganês e fósforo, todos os minerais essenciais que oferecem seus originais benefícios para saúde.

17. Teor baixo em oxalato:

O oxalatos inibem a absorção de minerais no organismo. Além disso, a rúcula parece oferecer níveis relativamente baixos de oxalato, tornando-se uma alternativa mais saudável para as pessoas que buscam alimentos ricos em cálcio e outros minerais essenciais.

18. Rica em vitamina C:

Vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, estimula o sistema imunológico e combate o resfriado. Além disso, por isso o Consumo de rúculas Poderá ajuda você a manter os níveis de vitamina C adequado no corpo.

19. Por ser em vitamina A:

Vitamina A, além de poderoso antioxidante, aumenta a imunidade e é ótimo para os olhos, pele, ossos e dentes. Além disso, comer rúcula o ajudará a manter os níveis de vitamina A no corpo.c

20. Rica em vitamina K:

Vitamina K é conhecida por promover a função do cérebro e osso enquanto age como um antioxidante e anti-inflamatório.

21. Para perde peso:

Apesar da rúcula não ter capacidade comprovada para ajudar na perda de peso por si só. Além disso, ela tem um baixo teor calórico, e é rica em nutrientes.

22. Rica em antioxidantes:

Além de combater a atividade dos radicais livres, estas vitaminas oferecem grande suporte ao sistema imunológico.

23. Combater inflamações:

Ele também nos ajuda a reduzir inflamações crônicas e protege o cérebro do envelhecimento por alta dose de ácido fólico e vitamina B.

Confira outros benefícios da rúcula para saúde:

  • É fonte de vitamina C, auxiliando na prevenção da anemia e no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Além disso, contém substâncias que facilitam o processo digestivo e previnem inflamações intestinais, como a colite;
  • Fonte de ômega 3, a rúcula ajuda a controlar o “bom” colesterol e a tratar o “mau” colesterol;
  • Além disso, é capaz de limpar as artérias, reduzindo os níveis de triglicerídeos;
  • Os benefícios da rúcula estão presentes mais em vitaminas do complexo B, tais como tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6, que são essenciais para as funções metabólicas;
  • Além disso, possui fitoquímicos, que agem como antioxidantes essenciais ao corpo, ajudando o corpo a livrar-se de toxinas e substâncias de origem cancerígena;
  • Um chá feito com rúcula pode ser útil na prevenção de infecções pulmonares. Para preparar a bebida, coloque duas colheres de sopa da folha na água fervente. Abafe e deixe por 20 minutos.

Contraindicações:

Rúcula quase não tem contra-indicações. Além disso, é preciso ter cuidado com as pessoas com uma alergia ou intolerância individual do produto.

Sair da versão mobile