Pitaya: Valor nutricional, benefícios, como consumir, receitas e contraindicações
A pitaya é uma boa fonte de proteínas, as proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que auxiliam na saúde geral do corpo. Além disso, um dos principais benefícios da pitaya é acelerar o emagrecimento, pois é rica em proteínas. Além disso, a Pitaia é um fruto de espécie variada de cactos epífitos que é conhecido, principalmente nos Estados Unidos, como ‘fruta dragão’ por conta do seu exterior escamado.
Nativa da América Central e do México, a fruta dragão vem sendo cultivada em Israel, na China e aqui no Brasil (mais comum na região Nordeste). Por só ser cultivada a noite, ela está no grupo de “flor da noite”.
A fruta dragão tem um sabor muito doce e saboroso e vem sendo utilizada na fabricação de vinhos, sucos, chás (com as suas folhas) e principalmente doces.
O sorvete da fruta dragão, por exemplo, além de ter um sabor atraente, ajuda a emagrecer e regula o funcionamento do intestino.
Valor nutricional da pitaya:
Componentes Quantidade por 100 g de fruta dragão:
- Energia – 50 calorias;
- Água – 85,4 g;
- Proteínas – 0,4 g;
- Gorduras – 0,1 g;
- Carboidratos – 13,2 g;
- Fibras – 0,5 g;
- Vitamina C 4 mg;
- Cálcio – 10 mg.
Ela é rica em nutrientes; nutrientes esses vitamina B1, B2, B3 e muitos minerais (como ferro e fósforo). A fruta dragão é um exemplo de fruta que pode fazer muito pela nossa alimentação.
Benefícios da pitaya para saúde:
1. Aumenta a imunidade:
A fruta dragão é um verdadeiro impulso no sistema imunológico, pois é rica em vitamina C, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo.
2. Acaba com a prisão de ventre:
Para quem sofre com episódios regulares de prisão de ventre, a fruta dragão pode servir como um bom remédio natural, pois é composta por um alto teor de fibras, que induzem os movimentos intestinais.
3. Acelera o emagrecimento:
Existem duas substâncias importantes na polpa da Pitaia: a tiramina – que atua na inibição do apetite e o glucagon – que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces, ajudando assim a perder peso.
4. Fortalece o coração:
O consumo da fruta dragão ajuda a manter o coração em ótimo estado e em pleno funcionamento, bem como minimiza os riscos de desenvolver quadros de hipertensão e de outras patologias cardiovasculares.
5. Previne o diabetes:
Ela é rica em fibras que ajuda a auxiliar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, bem como inibe os picos exagerados no índice glicêmico que ocorrem após o consumo de alimentos muito doces.
6. Promove a saciedade:
Devido à grande quantidade de fibras solúveis, a Pitaia ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.
7. Auxilia a digestão:
Ela tem grandes quantidades de fibra, que ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo.
Os oligossacáridos presentes na Pitaia aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.
8. Diminui o colesterol:
As sementes da Pitaia são ricas em ácido linoleico (gorduras boas) que é um suave laxante e que reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos, por inibir a absorção do colesterol no intestino.
9. Acaba com as dores das articulações:
Portadores da artrite sabem o quanto as dores e inchaços nas articulações podem incomodar, em alguns casos, acabam com a capacidade de mobilidade da pessoa.
Por isso, quem sofrem desse problema deve fazer uma dieta anti-inflamatória, a Pitaia é uma fruta que possui essas propriedades e pode fazer parte do cardápio para ajudar no alívio das dores.
10. Acaba com a TPM:
As sementes da Pitaia que são comestíveis são uma excelente fonte de Ômega-3 para combater o estresse, as inflamações e reduzir os efeitos da TPM.
11. Melhora pele e cabelos:
Além de deliciosa e extremamente benéfica para a saúde a Pitaia é muito utilizada como uso tópico na pele e nos cabelos.
A indústria cosmética já percebeu isso, tanto que já é possível encontrar hidratantes para a pele, xampus, condicionadores e cremes que levam a Pitaia. Como receita caseira, ela pode ser usada da seguinte forma:
Pele: Quem tem acnes pode fazer uma máscara usando a polpa da Pitaia, passe no rosto, deixe agir por 20 minutos e lave com água fria.
Cabelos: Pode-se fazer um suco de Pitaia e aplicar no couro cabeludo com massagens em movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea da região e diminuir a queda dos fios.
12. Acelera o metabolismo:
Além das baixas calorias, a fruta também é termogênica. Quem a consome queima mais calorias consumidas, graças ao metabolismo acelerado que ela favorece. Perder peso e medidas é o sonho de muita gente, não é? Se esse é o seu objetivo, invista.
Outros benefícios da pitaya para saúde:
- O consumo de Pitaia ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue;
- Para a qualidade do trato respiratório, a Pitaia também é muito eficiente e super indicada;
- O consumo regular da Pitaia pode ajudar na prevenção da anemia, pois é rica em vitamina C;
- Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
- Previne infecções por bactérias;
- A Pitaia ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos do organismo graças a presença de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6) que estão presentes nas sementes pretas da fruta.
- Folhas e talos são benéficos contra infecções renais;
- Previne câncer de cólon;
- A Pitaia ajuda a inibir o apetite e o desejo por doces;
- Sua semente possui efeito laxante, sendo um santo remédio para quem sofre de prisão de ventre;
- A Pitaia colabora na manutenção dos ossos, dentes, músculos e hemoglobinas.
Você acha que acabou? está muito enganado! Agora e que estar por vim os principais Benefícios da Pitaya para Saúde. Veja o vídeo a baixo⬇:
Gostou dos benefícios da pitaya? Então, confira:
Como comer pitaya:
Se pode consumir a polpa da Pitaia ao natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.
Existem 3 variações de Pitaya: A Pitaia vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, a Pitaia amarela, com casca amarela e branca por dentro, e a Pitaia branca, que tem casca rosa e é branca por dentro.
Como fazer o suco da pitaya:
Ingredientes:
- 1 Pitaia;
- 1 copo de água;
- 5 folhas de hortelã.
Modo de Preparo:
- Divida a Pitaia ao meio e retire a sua polpa com uma colher;
- Junte no liquidificador a polpa, as folhas de hortelã e a água;
- Bata tudo no liquidificador;
- Sirva com gelo e açúcar ou adoçante a gosto.
Mousse de pitaya com maracujá:
Uma receita linda e saudável, sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Com certeza você não vai resistir! Anote a receita!
Ingredientes:
- Suco de maracujá;
- Leite de coco integral;
- Araruta;
- Stevia;
- Pitaia;
- Banana;
- Mirtilos;
- Leite de castanha de caju.
Modo de Preparo:
- Faça a camada de maracujá, misturando todos os ingredientes e coloque nas taças.
- Depois, faça a camada de Pitaia, batendo todos os ingredientes no liquidificador e colocando por cima da camada de maracujá nas taças.
- Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos para ficar mais consistente e sirva gelado.
Sorvete de pitaya sem lactose:
A pitaia rosa (ou vermelha) é simplesmente o “corante natural” mais lindo do universo. Então, ela é a estrela deste sorvete caseiro saudável, feito com leite de coco, castanha de caju e açúcar demerara.
Ingredientes:
- Polpa da Pitaia rosa;
- Leite de coco;
- Castanha de caju crua;
- Coco em flocos;
- Açúcar demerara.
Modo de Preparo:
- Com pelo menos oito horas de antecedência, você deve colocar a castanha de caju de molho em água.
- Na hora de preparar a receita, misture a castanha escorrida com os outros ingredientes e bata no liquidificador.
- Leve ao freezer e deixe congelar… Depois é só servir!
Agora você já sabe que é possível fazer deliciosas e lindas receitas com Pitaia. Mas, vale lembrar, que consumir a Pitaia em sua forma natural também é delicioso e benéfico!
Contraindicações da pitaya:
a Pitaia só é contraindicada para pessoas com algum quadro de alergia ou intolerância à fruta.
Desde que consumida com moderação, assim como no caso de outras frutas, não há contraindicação no consumo da Pitaia.