Mandioca: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
A mandioca é uma planta da família Euphorbiaceae originada da América do Sul. Além disso, no passado, as pessoas consideram ela como alimento do “homem pobre”, mas depois de estudos e das pessoas encontraram grandes benefícios dela agora, o paradigma mudou para o alimento do “homem rico”.
A mandioca é uma raiz rica em carboidratos e pode ser usada como substituta em quase todos os pratos onde normalmente se usaria a batata.
Ela é um vegetal de raiz tropical que pode ser usado junto com batatas, cenouras, rabanetes e outros tubérculos. Além disso, a mandioca também é usada na farinha, que é um tipo de amido necessário nas cozinhas em todo o mundo.
Valores nutricionais:
Um copo de mandioca contém:
- Calorias: 330
- Gordura total: 1 grama
- Colesterol: 0%
- Sódio: 29 gramas
- Carboidratos: 78 gramas
- Fibra dietética: 4 gramas
- Açúcares: 4 gramas
- Proteína: 3 gramas.
Benefícios da mandioca para saúde e beleza:
1. Saúde dos ossos:
O cálcio é um componente importante da mandioca. Além disso, porque ele ajuda na prevenção e no combate a osteoporose, auxiliando na saúde de seus ossos.
2. Auxilia na perda de peso:
Ela é muito importante para todos aqueles que estão tentando perder aqueles quilinhos extras. Além disso, o alto teor de fibra nela nos mantém cheio por um período mais longo e previne a compulsão alimentar.
3. Para o coração:
A mandioca éuma das principais fontes de minerais importantes para a saúde do coração como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro, o manganês e o potássio.
4. Contra artrite:
Além disso, ela possui habilidades anti-inflamatórias que proporciona alívio da rigidez e dor relacionada com Artrite.
5. Alivia os sintomas da TPM:
O consumo adequado de manganês com cálcio alivia os sintomas da TPM, como dor muscular, sensibilidade, alterações de humor, ansiedade e dificuldade em Dormir.
6. Para saúde da pele:
Além disso, um estudo realizado mostra que a ingestão de vitamina C ajuda a reduzir o aparecimento de rugas, secura da pele e retarda o processo de envelhecimento.
7. Propriedades anti-inflamatória:
A fonte de saponinas, que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios estão presentes na mandioca.
8. Para o sistema digestivo:
Além disso, estas raízes ajudam na absorção de toxinas que entram nos intestinos. Além disso, desta forma, melhora a saúde digestiva e mantém-se muito bem.
9. Saúde dos olhos:
A mandioca é rica em vitamina A e compostos como o bakarotennya que melhoram a saúde dos seus olhos e, no futuro, previne a cegueira ou a falta de visão.
9. Auxilia no trânsito intestinal:
Por ser fonte de fibras vegetais, ela é ideal pra quem sofre de prisão de ventre e para quem tem o intestino desregulado.
10. Remover cicatrizes:
Esta raiz pode ajudar na cura de feridas e cicatrizes, se você aplicar suavemente toda a área afetada em torno de duas vezes por dia.
11. Fortalece o sistema imunológico:
Folato e vitamina C, ambos encontrados em abundância na mandioca. Além disso, são muito bons para fortalecer o sistema imunológico do corpo.
12. Reduzir o colesterol:
Um estudo mostrou que essas raízes têm efeito significativo na diminuição dos níveis de colesterol total.
Outros benefícios da mandioca para saúde:
- Protege o tecido corporal;
- Fonte energética;
- Além disso, combate à desnutrição;
- Não contém glúten;
- Além disso, aliviar a dores de cabeça;
- Cura a febre;
- Beneficiário para a saúde do nervo;
- Além disso, ajude a tratar doenças reumáticas;
- Auxilia na saúde respiratória;
- Além disso, reduz a artrite.
Malefícios:
O consumo dessa raiz crua pode causar envenenamento por cianeto e os sintomas podem variar de crises de vômito. Além disso, tontura, enjoo, dores no estômago e de cabeça e até causar morte.