Malva combate prisão de ventre: veja 15 benefícios da planta
A malva ou (Malva silvestris) é uma planta herbácea com importantes propriedades curativas que pertence à família Malvaceae. Esta planta é usada tanto para a alimentação como para tratamentos curativos e paliativos de vários tipos. Além disso, na Europa esta cheirosa planta pode ser encontrada nos prados e nas bordas dos campos cultivados. No Brasil esta é uma espécie que precisa ser plantada, ou por sementes, ou por mudas.
Propriedades da malva:
O que faz a malva ser tão benéfica para saúde, são as vitaminas que ela possui como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, flavonoides, mucilagem e carotenos.
Assim, entre suas maiores propriedades, a malva é antioxidante, importante para combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade; adstringente, responsável por manter o organismo em constante cicatrização, evitando infecções e outros males.
Benefícios da malva para saúde:
1. Contém propriedades:
Além disso, a malva por conter propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.
2. Como um adstringente:
Com propriedade cicatrizante, da malva ajuda a evitar infecções.
3. Expectorante:
Quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante da malva. Além disso, ela combate e preveni gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquites, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.
4. Combater problemas bucais:
Usada como gargarejo ou bochecho (com o chá no estado morno a gelado), serve como alívio para aftas, problemas nas gengivas e gargantas, pois tem ação bactericida e desinfetante. Além disso sua utilização deve ser de duas a três vezes por dia.
5. Possui efeito diurético:
Por possuir efeito diurético, o chá faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia, o que ajuda a prevenir a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos, bem como expulsa toxinas presentes no corpo. Tudo isso faz com que o chá para infecção urinária seja eficiente.
6. Saúde da pele:
Se quiser acalmar a pele por mordida, furúnculos ou queimaduras leves, a malva funciona muitíssimo bem! Basta fazer compressas ou emplastos e aplicar sobre a área afetada, rapidamente elimina a dor do local.
7. Combater a bronquite:
Além disso, quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do chá. Além de combater e prevenir gripes, a bebida dessa planta ajuda a tratar tosses, resfriados, bronquite, faringites, catarros e infecções de garganta e laringe.
8. Tratar a prisão de ventre:
Além disso, a malva tem propriedades laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que ele mantém o intestino em bom funcionamento.
9. Combater úlceras ou gastrites:
Se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do chá ele é um poderoso anti-inflamatório que acalma os tecidos e a pele.
10. Fortalecer o sistema imunológico:
Ela e Rica em vitamina C, o limão fortalece o sistema imunológico, agindo diretamente nas células de defesa do corpo e combatendo o vírus que provoca a gripe.
Então, Confira Neste Vídeo Abaixo os Benefícios do Chá de Malva:
Outros benefícios da malva para saúde:
- Promove uma melhor digestão;
- Ajuda a eliminar gordura mais rapidamente;
- Limpa o fígado;
- Combate a oleosidade da pele;
- Melhorar o mau hálito;
- É um desintoxicante natural;
- Age como um adstringente;
- É antisséptico;
- Aumenta a imunidade do corpo;
Receita de chá de malva:
Ingredientes:
– 200 ml de água;
– 1 colher (sopa) de folhas picadas de malva;
– 1 colher (sobremesa) de flores de Camomila.
Modo de preparo:
- Ferva a água e depois acrescente folhas e a camomila.
- Deixe amornar e então coe.
- Sirva em seguida.
Modo de usar:
- A quantidade diária recomendada no chá é de duas a três xícaras por dia.
ATENÇÃO:Os diabéticos devem evitar qualquer tipo de malvas devido ao fato destas plantas converterem quimicamente em glicose. Além disso, não deve ser consumida em casos de diarreia crônica. Em doses altas, ele pode causar desconforto abdominal e diarreia.