Nutrição

Lula ajuda a aliviar a insônia, dores, indigestão: veja os 22 benefícios

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 10/10/2021)
beneficios da lula

A lula é rica em nutrientes que colaboram com a saúde e bem estar, beneficiando nosso organismo, ao contrário de outros animais do mesmo filo, não possui uma casca externa dura, mas um corpo externo macio e uma casca interna.

Além disso, a lula fornece vitaminas e minerais essenciais. Meras 31 g fornecem 9 % do valor diário de cálcio, 6,1 % do valor diário de vitamina B12, 2,8 % do valor diário de zinco e 2 % do valor diário de vitamina C. A EPA relata que é um dos melhores frutos do mar para se comer, uma vez que tende a conter quantidades muito baixas de mercúrio.

benefícios da lula

Valor nutricional da lula:

Além disso, a lula crua é excepcionalmente baixa em calorias e gorduras, tem meras 26 calorias por cada 31 g, e menos de metade de um grama de gordura.Ela é uma boa fonte de proteína. Cerca de 28 g  pura oferecem 4,4 g de proteína, ou cerca de 9 % do valor diário.

Benefícios da lula para saúde:

1. Aliviar o estresse:

A lula tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Ela é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão. Muitos perfumes e sabonetes aromáticos também estão disponíveis, que ajuda a elevar o humor. Eles podem ser mantidos abaixo do travesseiro, a fim de obter um efeito relaxante e de uma boa noite de sono.

2. Fortalecer o sistema imunológico:

A lula ajuda a fortalece o sistema imunológico, devido ao seu teor de zinco. Além disso, ela é uma grande fonte de zinco. As pessoas com deficiência de zinco têm demonstrado susceptível a uma vasta gama de organismos infecciosos.

3. Circulação sanguínea:

Estudos comprovaram que a lula ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue graças ao seu alto teor em vitamina B3. Comer estes cefalópode marinhos pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue pelo por seus altos níveis de vitamina B3.

4. Saúde do coração:

O elevado teor de vitamina B12 encontrado na lula, ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. Além disso, ela  é uma excelente fonte de vitamina B12, um dos nutrientes que foram mostrados para reduzir os níveis de homocisteína no corpo.

Tem sido demonstrado que as pessoas com níveis de homocisteína elevados têm maiores taxas de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte por doença cardíaca em comparação com aqueles com níveis normais.

5. Aliviar a insônia:

Como um calmante natural, a lula melhora consideravelmente a qualidade do sono. Ela pode ser utilizada com o óleo essencial através de massagens ou com gotas num queimador , em flores secas numa almofada de ervas, ou como chá. Ela pode ser aliada a outros remédios naturais para dormir como a cidreira e a passiflora.

6. Alivia dores localizadas:

É analgésica e relaxante podendo ser utilizada como remédio em praticamente todo tipo de dor. Em dores musculares (espalhando e massageando o óleo essencial no local), para dores de cabeça (ao aspirar o óleo ou espalhá-lo levemente na testa).

Nas dores menstruais (espalhando suavemente o óleo pelo ventre), para dor de ouvido (colocando algumas gotinhas em um algodão e colocando dentro do ouvido), para dor de dente (colocando uma compressa com algumas gotas do óleo essencial).

7. Contra má digestão:

Seu poder calmante também ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara de chá de lula depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais

8. Saúde bucal:

Além disso, os estudos comprovaram que os muitos nutrientes encontrados na lula fortalecem os ossos e dentes por causa de seu teor de fósforo. Como peixes e camarões, também contêm uma elevada quantidade de minério de fósforo. o fósforo ajuda de cálcio na construção de ossos e dentes.

9. Combater enxaquecas:

A lula é uma grande aliada para o combate de dores de cabeça, e enxaquecas, graças à sua vitamina B2. No entanto, ela é rica em vitamina B2 (riboflavina), um nutriente que vários estudos têm mostrado para reduzir a frequência e duração das enxaquecas.

Embora os resultados sejam preliminares, os dados de investigação indicam que a suplementação de riboflavina pode ser benéfica no tratamento de enxaqueca.

lula

10. Relaxamento muscular:

A lula é bastante conhecida por ajudar a relaxa os nervos e músculos por seu conteúdo de magnésio. Portanto, ela é uma boa fonte de magnésio, um mineral que tem a capacidade de relaxar os nervos e músculos.

11. Redução da pressão arterial:

A lula ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, pois é rica em Potássio. Sendo uma boa fonte de Potássio, que ajuda a regular os níveis de pressão arterial, então você pode considerar como um bom alimento para as pessoas que sofrem de hipertensão.

12.  Saúde da pele:

Sem sombra de dúvidas, a lula é uma ótima alternativa para ajuda a manter a pele saudável, músculos, cabelo e unhas, por causa de seu grande teor de proteína.

Além disso, a proteína é um nutriente essencial que o corpo necessita para permanecer saudável, além, de ser um dos mais importantes para manter a pele, músculos, cabelo e unhas em forma.

13. Perda de peso:

A lula tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de proteína. É rico em vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

 14. Combater náuseas:

Se você sofre com esses desconfortos, então ficará feliz em saber que as folhinhas de lula podem ser convenientes para a redução dessas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzidas com a ajudinha, reduzindo impactos sobre o estômago. Esse benefício é demonstrado não só no consumo das folhinhas, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor que são degustados nessas ocasiões.

15. Diabetes:

A lula exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos da lula auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes na lula exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

 16. Sistema imunológico:

Assim como diversos alimentos naturais, a lula pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas.

Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como Fósforo, e cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa.

 17. Tratar a acne:

Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas. A lula se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti inflamatório e antipruriginoso. O suco das folhas pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele. E ainda contribui com a redução de cravos e espinhas, melhorando a aparência da pele e saúde dos tecidos.

18. Combater a anemia:

O Ferro encontrado em quantidades significativas na lula. Possui um alto teor de ferro, que é essencial para saúde do corpo geral. Inclusive para combater doenças relacionadas a falta desse importante nutriente como a anemia ferropriva.

Além disso, ela também pode proporcionar cerca de 90% de cobre ao corpo. Um elemento que desempenha um papel importante na absorção. O armazenamento e o metabolismo do ferro e a formação de células vermelhas do sangue.

19. Controlar pressão alta:

A lula contêm três vezes mais Potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa. O Potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo. O Potássio também protege contra doenças cardíacas.

20. Reduzir inflamações:

Foi altamente comprovado que o selênio é um grande aliado para combater Inflamações. A lula possui um teor elevado de selênio. Estudos têm demonstrado que os indivíduos com artrite reumatoide têm baixos níveis de selênio no sangue. Além disso, o selênio é um antioxidante que pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite. Por controlar os radicais livres.

21. Redução de cólicas:

Muitas mães dão o chá de lula para reduzir as dores causadas por cólicas. Mas esse benefício também pode ser desfrutado por gente grande. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de lula. Pois a planta pode aliviar e ainda reduzir as náuseas causadas durante esses dias.

22. Prevenir alzheimer:

Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da lula podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo. Favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. De olho na qualidade dos exercícios mentais.

Além disso, as folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização. Por isso, a lula pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.

Veja agora através do vídeo abaixo, alguns Benefícios da Lula Para Saúde:

Sair da versão mobile