Lima: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
As lima é uma das frutas mais populares no Brasil, possuindo forma semelhante a de uma laranja, no entanto, a cor dela é mais amarelada e o sabor também é menos cítrico.
Além disso, cientificamente ela é conhecida como Citrus Aurantifolia, ela é muito utilizada na medicina, principalmente por conseguir fazer o que muitos medicamentos especializados não podem. No entanto, existem muitas variedades delas encontradas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e nos climas mediterrânicos.
Valor nutricional da lima:
Esta fruta possui em sua composição um alto teor de vitamina C, é fonte de sais minerais como o cálcio e o potássio. Supre as vitamina B2 e B5, tem ação diurética e auxilia na cicatrização de feridas gástricas.
Benefícios da lima para saúde:
1. Tratamento da anemia:
No entanto, graças a vitamina C , que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão dos sucos ou até mesmo na fruta ajuda no tratamento natural da anemia.
2. Melhora a digestão:
Devido aos flavonoides em seu aroma, leva a um aumento de salivação, estimulando o sistema digestivo, aumentar a secreção de sucos gástricos, bile e ácido e também estimular o movimento peristáltico.
3. Saúde da Pele:
Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é uma das melhores aliadas naturais para uma pele saudável, já que ela diminui a oleosidade, hidrata, purifica naturalmente os poros e favorece uma aparência muito mais jovial.
4. Ajuda na perda de peso:
Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas nesta fruta, contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.
5. Auxilia no tratamento da gota:
Devido aos flavonoides e à vitamina C presentes nesta fruta, ela é tida como uma poderosa aliada no tratamento da gota, um tipo de doença reumatológica associada ao excesso de toxinas ou ácido úrico no organismo.
7. Diminuir a acidez no estômago:
O consumo regular da fruta é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo. Além disso, essa fruta ajuda equilibrar a quantidade de ácidos presentes no estômago, atuando como um bálsamo no organismo.
8. Auxilia no tratamento das úlceras:
Tanto no caso de úlceras estomacais, quanto hemorroidas e feridas na pele, portanto, o consumo dessa fruta ajuda a combater a grande causa dessas doenças, a inflamação.
9. Tratamento de infecções de urinarias:
Além disso, devido à boa concentração de potássio e vitamina C nesta fruta, ela contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.
10. Fortalece o sistema imunológico:
Pelo fato de esta fruta ser muito rica em vitamina C, ela é considerada uma importante amiga das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc.
11. Contra o envelhecimento:
Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas nesta fruta, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.
12. Contra a insônia:
Além disso, em virtude das propriedades calmantes desta fruta, ela atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.
13. Combater doenças respiratórias:
No entanto, embora poucas pessoas saibam disso, o óleo obtido desta fruta é muito utilizado pela indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos que tratam a congestão nasal.
14. Regula o intestino:
Portanto, também devido às fibras presentes nesta saborosa fruta, o consumo regular dela ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.
Outros benefícios:
- Retarda o Envelhecimento;
- Trata a constipação;
- Alivia o estresse;
- Rico em antioxidantes;
- Combate a artrite;
- Reduz a caspa.
Veja Também os benefícios do suco da lima no Vídeo Abaixo:
Malefícios:
Além disso, não há estudos científicos comprovados de que ela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.