Grãos e Cereais

Lentilha: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)
beneficios da lentilha

Os benefícios da lentilha Para Saúde que muitos desconhecem, pois, é muito rica em diversos nutrientes que beneficiam nossa pele e todo o corpo de modo geral. A lentilha é consideradas um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

benefícios da lentilha

A lentilha é um membro de alta proteína e alta fibra da família das leguminosas. Como uma mini versão de um feijão, cresce em vagens e vêm em variedades vermelhas, marrons, pretas e verdes. Mais abaixo conheceremos os seus benefícios, mas antes veja qual é o seu valor nutricional:

Valor nutricional:

Como relatado anteriormente, a lentilha é considerada um dos alimentos mais benéficos para saúde humana, devido aos seus muitos nutrientes como vitaminas A, C, K, ácidos graxos ômega 3, cobre, proteína, fósforo, ferro e cálcio.

Benefícios da lentilha para saúde e beleza:

1. Saúde do coração:

Estudos recentes confirmaram que a fibra da lentilha, o ácido fólico e o potássio presentes em grandes quantidades nesta leguminosa auxiliam e favorecem para o bom funcionamento do coração.

2. Redução do colesterol:

De acordo com pesquisas Americanas, o aumento da ingestão da lentilha pode reduzir lipoproteína de baixa densidade(LDL) colesterol , ou “mau” colesterol, além do que pode ser conseguido por uma dieta baixa em gorduras saturadas e trans sozinho.

3. Substituir a carne em dietas:

A lentilha é recheada de diversas vitaminas, minerais e fibras essenciais à dieta e fornecem proteína e sustento que podem substituir a carne nas refeições. Além disso, quando a carne, uma das principais fontes de gorduras saturadas e trans na dieta, é substituída por um alimento rico em fibras, o risco de doença cardíaca diminui ainda mais.

4. Redução da pressão arterial:

Estudos revelaram que o potássio, cálcio e magnésio presente nessas leguminosas diminuíram naturalmente a pressão arterial.

5. Favorece a gravidez:

Essas Leguminosas são ricas em ácido fólico. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que as mulheres consumam 400 microgramas (mcg) de ácido fólico todos os dias durante os anos de idade fértil, para facilitar a gravidez.

6. Combate a inflamações:

O selênio é um mineral encontrado em grande proporção na lentilha. Não está presente na maioria dos outros alimentos. Além disso, o selênio previne diversos tipos de inflamações no corpo.

7. Combate o câncer:

O Selenio também Ele desempenha um papel na função enzimática do fígado e ajuda a desintoxicar alguns compostos cancerígenos no corpo. Além disso, a fibra na lentilha também está associada a um menor risco de câncer colorretal .

8. Combater a fadiga:

A deficiência de ferro é uma causa comum de fadiga. Além disso, passe a consumir lentilha regularmente para combater esta condição, pois, ela é rica em ferro.

9. Prevenir a anemia:

Ainda Sobre o Ferro presente na lentilha, este também ajuda a combater e preveir diversas condições de saúde como a anemia ferropriva.

10. Perda de peso:

Além disso, as lentilhas são ricas em fibras. A ingestão adequada de fibra é comumente reconhecida como um fator importante na perda de peso.

11. Produz saciedade:

A fibra na dieta ajuda a aumentar a saciedade e reduzir o apetite, ajudando você a se sentir “cheio” por mais tempo. Isso pode reduzir a ingestão geral de calorias.

12. Prevenir a constipação:

A fibra alta em lentilha também ajuda a prevenir a constipação e promover a regularidade de um trato digestivo saudável.

13. Combate a síndrome do intestino irritável:

A fibra dietética insolúvel encontrada na lentilha ajuda a prevenir constipação e outros distúrbios digestivos. Além disso, como síndrome do intestino irritável e diverticulose.

14. Reduz o açúcar no sangue:

Consumir lentilhas regularmente lhe fornecerá fibras e hidratos de carbono, que retardam a digestão e estabilizam os níveis de açúcar no sangue.

15. Contra o diabetes:

As Fibras presentes nas lentilhas podem ser especialmente úteis para pessoas com diabetes. Além disso, com resistência à insulina ou hipoglicemia.

16. Favorece a dieta de veganos:

De todas as leguminosas e nozes, as lentilhas contêm os três maiores níveis de proteína. Além disso, 26 por cento das calorias da lentilha é atribuídas à proteína, o que as torna uma fonte maravilhosa de proteína para vegetarianos e veganos .

17. Como energético natural:

As lentilhas aumentam a energia estável e de combustão lenta devido à sua fibra e carboidratos complexos.

18. Aumentam o metabolismo:

A lentilha também é uma boa fonte de ferro, que transporta oxigênio em todo o seu corpo e é fundamental para a produção de energia e metabolismo.

Veja no vídeo abaixo, outra leguminosa com muitos benefícios para sua saúde:

19. Crescimento muscular:

As Lentilhas são ricas em proteinas. Nossos órgãos e músculos precisam de um suprimento constante de proteína para reparação e crescimento do corpo

20. Combate a prisão de ventre:

Como relatado anteriormente, as lentilhas possuem alto índice de fibras solúveis. Além disso, que favorecem a digestão, combatendo a prisão de ventre.

Outros benefícios da lentilha para saúde e beleza:

  • Combate os sintomas da Deficiência de Ferro.
  • Além disso, favorece a Dieta de Vegetarianos.
  • Combate o Cansaço.
  • Além disso, favorece o Emagrecimento.
  • É Rica em ácidos graxos ômega 3.
  • Além disso, melhora a atividade eletrolítica.
  • Previne a aterosclerose.
  • Além disso, mantém o Sistema nervoso saudável.
  • É rica em Vitamina B1.
  • Além disso, abaixa a pressão sanguínea

Malefícios:

Consumir grandes quantidades de fibras pode causar flatulência e constipação. Além disso, qualquer pessoa que esteja aumentando a ingestão de fibra deve:

  • Beber bastante líquido para evitar constipação;
  • Consumir poucas quantidades de fibras em cada refeição;
  • Além disso, aumentar gradualmente a ingestão em 1 ou 2 meses.

Essas dicas podem ajudar a prevenir o desconforto digestivo à medida que o corpo se ajusta à mudança.

Sair da versão mobile