Fava: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
A fava é da família das leguminosas e que possuem muitos benefícios e nutrientes que são essenciais para a saúde de todo o corpo. Planta de poucos ramos, folhas compostas ovais aredondadas, de coloração verde ou cinza. O fruto é uma vagem peluda e viscosa. O principal beneficio da fava é prevenir a hipertensão.
Informação nutricional da fava:
Quantidade por ( 100 g) gramas contêm:
- Calorias (valor energético) 57,97 kcal ( 2,9 % )
- Carboidratos 9,91 g ( 3,3 % )
- Proteínas 4,44 g ( 5,92 % )
- Gorduras totais 0,26 g ( 0,47 % )
- Gorduras saturadas 0,04 g ( 0,19 % )
- Fibra alimentar 4,25 g ( 17 % )
- Sódio 2,21 mg ( 0,09 )
Benefícios da fava para saúde e beleza:
1. Previne hipertensão:
A Vitamina C presente ajuda a diminuir a pressão arterial. Diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.
2. Ajuda a combater a depressão:
Pode ajudar na luta contra a depressão. De acordo com estudos, ela é embalada com o aminoácido dopamina. Pode fazer maravilhas para melhorar o seu humor e, assim, ajudar a aliviar os quadros depressivos.
3. Perda de peso:
As favas são carregadas com uma boa dose de proteína e fibra. Estudos sugerem que a fibra e proteína ajuda a mantê-lo satisfeito durante mais tempo o que ajuda na perda de peso. É relativamente uma delícia de baixo teor calórico. ½ xícara de fava cozida oferece apenas 95 calorias.
4. Para as mulheres grávidas:
As mulheres grávidas precisam de Ferro e Cálcio. É um alimento ideal que uma mulher pode desfrutar durante a gravidez e lactação. Enquanto os grãos satisfazem cerca de 14% da quantidade diária recomendada de Ferro, eles são também conhecidos por processar uma quantidade adequada de Cálcio.
A constipação experimentada durante a gravidez também é mantida afastadas, pois as favas são carregados com fibra solúvel. Ele também preenche facilmente uma mulher grávida e lhe dá energia suficiente.
5. Ajuda no tratamento da doença de parkinson:
A fava é boa fonte de levodopa. A levodopa é a mesma substância química que você pode encontrar em remédios usados para tratar a doença de Parkinson. Embora a quantidade deste produto químico possa variar dependendo do tipo de fava, 85 gramas pode lhe proporcionar um rendimento de 50 mg a 100 mg deste produto químico.
6. Ajuda a tratar a depressão:
Ela também ajuda na luta contra a depressão. As favas são ricas em aminoácido chamado dopamina, ela ajuda e melhorar o humor, portanto, ajuda a aliviar quadros depressivos.
7. Sistema nervoso:
As favas são carregadas com nutrientes em abundância. Elas são tesouros de minerais variados e vitaminas essenciais para o funcionamento normal do sistema nervoso central, o Cobre desempenha um papel vital em manter a sua imunidade, corrente sanguínea, e os ossos equilibrados e saudável.
8. Excelente fonte de vitamina C:
Ela é uma boa fonte de Vitamina C. Esta vitamina, como todos sabem, é um antioxidante muito poderoso. A natureza antioxidante da Vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres, os quais, quando deixado desarreados, induzem os danos oxidativos.
Estes danos oxidativos provocam ainda mais o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, tais como linhas finas e rugas, vários tipos de cânceres, e até mesmo o enfraquecimento do sistema imunológico. 100 gramas crua dar-lhe 1,4 mg de Vitamina C.
9. Ajuda a aliviar o estresse:
A Vitamina C presente na fava ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.
10. Trata catarata:
A fava é rica em Vitamina A ma alta ingestão de Vitamina A luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de Vitamina A por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão .
11. Ajuda no tratamento do câncer:
As propriedades antioxidantes protegem as células do dano e da mutação do DNA e protegem contra o câncer no longo prazo. Ele apóia o sistema imunológico do corpo e evita que certos compostos formadores de câncer se formem no corpo.
12. Equilíbrio de fluidos no corpo:
Sendo uma boa fonte de Potássio, você pode sempre contar com estas variantes de feijão para manter o equilíbrio dos níveis de pH em seu corpo. Os níveis adequados de Potássio são essenciais para o funcionamento normal das células do corpo, batimento cardíaco, e funcionamento dos músculos.
13. Faz bem para o coração:
Além de ser uma excelente fonte de nutrientes que suportam a saúde cardiovascular, elas são ricos em fibras alimentares, fornecendo 9 g por 1/4 de copo. Lembrando, que ela é uma boa fonte de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, mas são especialmente ricos em fibras solúveis.
14. É excelente fonte de diversos nutrientes:
As favas são carregadas com nutrientes em abundância. Elas são tesouros de minerais variados e vitaminas.
15. Melhora o sistema imunológico:
Também é conhecido por ajudar na produção de novas células e melhorar o seu sistema imunológico. Uma deficiência de Cálcio pode levar à osteoporose, aumento do risco de infecção, comprometimento do crescimento e comprometimento da função neurológica.
16. Auxilia a saúde óssea:
O Manganês presente na fava pode ajudar a reduzir a perda óssea, particularmente em mulheres mais velhas e sedentárias mais inclinadas a fraturas ósseas.
17. Fava ajuda a controlar o apetite:
Com alta concentração de fibras e proteínas, ela pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que o torna ideal para quem está em uma dieta de emagrecimento.
Confira através do vídeo abaixo outros Beneficios da Fava:
Esses nutrientes podem controlar o apetite, evitando que se coma mais calorias ao longo do dia. Além disso, o alimento também possui baixo teor calórico, já que ½ xícara dele em sua versão cozida é capaz de fornecer apenas 95 calorias.
Outros benefícios da fava para saúde:
- Favorece a memória e a concentração, uma vez que possui fósforo, potássio e magnésio.
- Combate estados da gripe, ataques de asma e bronquite para ser uma fonte rica de Vitamina C.
- Combate a anemia. É considerado um alimento altamente energético com alto teor de vitaminas, carboidratos, minerais e proteínas.
- Previne o inchaço dos órgãos genitais, uma vez que possui uma grande quantidade de antioxidantes.
- Calma os sintomas de gota, reumatismo e artrite graças ao seu alto valor de albumina.
- Fortalece dentes e ossos, porque tem muito Cálcio. Além disso, os antioxidantes mencionados no ponto 4 ajudam a consertar o último.
Ele aumenta o apetite sexual , pois estimula e aumenta a circulação da corrente sanguínea. - Previne a doença de Alzheimer por seu conteúdo em lecitina e colina.
- Elimina as toxinas do sangue , por isso promove o bom funcionamento do coração. Também é atribuído propriedades para reduzir o colesterol , graças ao seu alto teor de ácido úrico.
- Ajuda a regular o trânsito intestinal , por sua contribuição nas fibras.
Malefícios:
Como outros feijões de classe e alguns vegetais do grupo Brassica, ela também contém ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em alguns vegetais, que podem cristalizar como pedras de oxalato no trato urinário em algumas pessoas.
É, portanto, indivíduos com pedras conhecidas de oxalato urinário são aconselhados a comer vegetais pertencem à família Brassica e Fabaceae. A ingestão adequada de água é, portanto, incentivada a manter a produção normal de urina para minimizar o risco de pedra.