Erva-mate combate fadiga e cansaço: veja 13 benefícios da planta
A erva-mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, no Brasil é consumida em todo o país mas predominantemente no Sul do país pelo clima mais frio, também é muito consumido em parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina, é uma herança deixada pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis.
Além disso, a erva mate também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros, é necessário uma cuia, uma bomba, moída e água morna. Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde.
Valor nutricional da erva-mate:
A erva-mate contém vários nutrientes que ajudam na manutenção da boa saúde. É uma boa fonte de polifenóis, xantinas, cafeol e saponinas. Além disso, possui minerais que contém Zinco, Crómio, Potássio, Cobre, alumínio, Ferro, Manganês e níquel. Além disso, ela também contém vitaminas que incluem a Vitamina C, B1 e B2.
Benefícios da erva-mate para saúde:
1. Eliminar a fadiga e o cansaço:
Além disso, esta erva é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, e tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.
2. Ajudar na digestão:
A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.
3. Excelente efeito diurético:
Como o erva-mate deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. Além disso, ela tem excelente efeito diurético.
4. Contem fontes de vitaminas e sais minerais:
Além disso, a erva-mate é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5. Contém grandes quantidade de antioxidantes:
A erva-mate contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos que são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.
6. Ajudar na regeneração celular:
No entanto, a erva-mate é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.
7. Estimula atividade física:
Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “ esquenta” o corpo ajudando na regeneração das células e músculos.
8. Elimina o colesterol ruim:
Além disso, esta erva ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.
9. Ajudar na perda de peso:
No entanto, a erva-mate acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.
10. Para o coração:
A erva-mate contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas.
11. Age como inibidor de apetite:
De acordo com estudos feitos, a erva-mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.
12. Aumenta a queima de calórica:
Segundo o American Journal, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios da erva-mate.
13. Ajudar no controle da diabetes:
Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente. Além disso, todos os benefícios da erva-mate serão notados caso haja uma constância e regularidade em relação ao seu consumo.
Como fazer o chá erva-mate?
Etapas:
- Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver.
- Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.
- Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias.
- Apague o fogo. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 10 minutos.
Contraindicações:
Gastrites e úlceras:
A erva-mate é contraindicada para pessoas que apresentam problemas gástricos, podendo irritar ainda mais a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;
Insones:
Por ser estimulante, é melhor evitá-lo antes de dormir, principalmente pessoas com histórico de problemas de insônia e hiperatividade;
Hipertensos:
Devem-se orientar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada.