Cherimóia Fruta: Valor nutricional, benefícios, como comer e malefícios
Um dos melhores benefícios da cherimóia é diminuir o colesterol, pois é rica em vitamina C. Além disso, é uma fruta tropical pertencente à família Annonacea.
É nativo dos vales andinos do Equador, Bolívia, América Central e Colômbia. A fruta é uma fruta de pequeno porte com padrões de mosaico na superfície da pele. Além disso, o fruto também é conhecido como a “árvore de sorvete”, devido à sua consistência cremosa. A cherimóia é comumente usada em smoothies, sorvetes, enchimentos de torta e mousse.
Valor nutricional:
A cherimóia possui calorias; Gorduras Totais 0,7 g; Saturadas 0,2 g; Poli-insaturadas 0,2 g; Monoinsaturadas 0,1 g; Trans 0 g; Colesterol 0 mg; Sódio 7 mg; Potássio 287 mg; Carboidratos 18 g; Fibra Alimentar 3 g; Açúcar 13 g; Proteínas 1,6 g;
Vitamina A; Vitamina C; Cálcio; Ferro; Vitamina B6; Vitamina B12 e Magnésio essa quantidade é por 100 gramas.
Benefícios da cherimóia para saúde:
1. Baixar a pressão arterial:
A cherimóia tem um equilíbrio perfeito entre os níveis de sódio e potássio, o que é muito útil na manutenção da freqüência cardíaca normal e no controle dos níveis de pressão arterial.
2. Diminuir o colesterol:
Esta fruta ter a capacidade de baixar os níveis de LDL ou colesterol ruim e aumentar os níveis de HDL ou colesterol bom.
3. Melhorar a digestão:
A fruta é uma rica fonte de fibra dietética que melhora a saúde do seu sistema digestivo. A fibra ajuda na prevenção de distúrbios digestivos como a constipação, adicionando volume às fezes e regularizando os movimentos intestinais.
4. Prevenir o envelhecimento:
A fruta é bastante benéfica para o antienvelhecimento. Além disso, o consumo freqüente de frutas cherimóia ajuda a atrasar o início dos sinais de envelhecimento.
5. Prevenir câncer:
A cherimóia pode se orgulhar de uma abundância de poderosos antioxidantes que fazem com que essa fruta possui benefícios anti-câncer. Além disso, a fruta foi encontrada para oferecer proteção contra certos tipos de câncer, como câncer de mama, câncer de cólon e câncer de fígado.
6. Crescimento do cabelo:
A fruta contém vários nutrientes que são benéficos para a saúde do seu cabelo. Contém minerais como ferro, magnésio e zinco que são essenciais para o crescimento do cabelo.
7. Para o cabelo:
O óleo feito a partir das sementes desta fruta é útil para hidratar o cabelo e torná-lo brilhante e lustroso.
8. Prevenir anemia:
A deficiência de ferro é uma das principais causas de anemia em pessoas. O consumo regular da fruta pode evitar esta condição, porque esta fruta é uma excelente fonte de ferro.
9. Acabar com os piolhos:
O pó da cherimóia feito de frutas não maduras é um remédio efetivo para se livrar dos piolhos. Faça uma pasta deste pó com água e aplique-a no couro cabeludo. Além disso, deixe-o por cerca de uma hora e depois lave-o. Isso ajudará na eliminação de lêndeas e piolhos dos cabelos.
10. Para os ossos:
Junto com o cálcio que melhora a saúde dos ossos, a fruta também contém outros minerais de construção óssea como magnésio, fósforo, potássio, cobre, ferro e manganês. Além disso, todos estes minerais trabalham em conjunto para garantir ossos fortes e saudáveis que podem suportar condições como a osteoporose.
11. Prevenir o diabetes:
A cherimóia é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que significa que proporciona uma liberação lenta de glicose para a corrente sanguínea. Além disso, como resultado, não causa picos consideráveis nos níveis de açúcar no sangue, o que é muito importante para as pessoas que sofrem de diabetes.
A fibra dietética nesta fruta também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Sendo assim, a fruta é uma opção alimentar adequada para ser incluída em uma dieta diabética.
12. Ajudar a emagrecer:
Como é pouco calórica (73 calorias por 100g) e rica em fibras, a fruta é uma excelente coadjuvante nos processos de emagrecimento, pois proporciona uma maior sensação de saciedade e aplaca a fome.
Outros benefícios da cherimóia para saúde:
- Rica em potássio, a fruta é uma das frutas mais recomendadas por quem sofre de pressão alta ou baixa.
- O consumo dessa fruta melhora a sua saúde cardiovascular e protege seu ticker de ataques cardíacos e doenças cardíacas.
- Além disso, o óleo feito a partir das sementes desta fruta é útil para hidratar o cabelo e torná-lo brilhante e lustroso.
- O cobre presente na fruta ajuda a manter a cor natural do cabelo e na prevenção de envelhecimento prematuro.
- Além disso, a fruta é uma excelente fonte natural de Cálcio para a construção óssea.
- A fornecer energia, por ser rica em carboidratos, podendo ser utilizando no pré-treino ou em lanches, por exemplo.
- Além disso, a fruta possui um alto teor de Vitamina C, o que é vital para manter a saúde da pele.
- O rico conteúdo antioxidante na fruta fornece benefícios anti-câncer.
- Além disso, possui muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural.
Como comer a cherimóia:
A melhor maneira de consumir a cherimóia é in natura ou seja, comer a fruta mesmo. Dessa forma, preservamos os nutrientes e as fibras, tão importantes para nosso corpo. Além disso, se optar por fazer um suco da fruta, por exemplo, a vitamina C presente se perderá cerca de 20 minutos após a bebida ser preparada.
Apesar de não ser agradável comer a casca pura já que ela é pontiaguda e não tem um sabor muito agradável, é possível aproveitar a casca e as sementes da fruta. Além disso, a casca pode ser usada para fazer geleia ou compota enquanto que as sementes podem ser trituradas e colocadas sobre saladas, iogurte, sorvete e até no arroz e feijão!
Malefícios:
Quando você come a cherimóia, certifique-se de evitar as sementes e a pele, pois elas transportam substâncias tóxicas. Além disso, a ingestão de sementes trituradas pode levar a vômitos, náuseas, flatulências e secura da boca.