Cevada: Para que serve, benefícios, como consumir e contraindicação
Cevada é um cereal que é produzido em grande escala, principalmente na Europa, na Ásia e na América do Norte. Consiste em um importante alimento, tanto para humanos como para animais, que leva entre um e três dias para germinar.
As flores da cevada aparecem distribuídas nas extremidades do colmo na forma de espigas, e seus frutos são levemente arredondados ou ovoides com um tom amarelado. Estes frutos são usados para a alimentação.
Além da popular utilização na fabricação de cerveja, conhecida por quase todas as pessoas, por der usada ainda na forma de farinha e grãos, ou ainda em bebidas semelhantes ao café com seus grãos torrados e moídos de forma semelhante -, só que sem a cafeína.
O consumo de cevada ajuda a prevenir o cancro das mamas devido à presença das fibras dos cereais. Além do seu sabor característico, é muito famosa graças aos seus nutrientes.
Benefícios da cevada para saúde:
1. Para emagrecer:
Devido a alta concentração de vitamina B12 em sua composição, o metabolismo fica acelerado ajudando no processo de emagrecimento, pois aumenta a produção de energia para que o corpo gaste. Além disso, melhora a circulação sanguínea, o que também resulta no aumento da produção de energia das células.
2. Controle hormonal do corpo:
A cevada é uma ótima aliada no controle hormonal, já que é rica em iodo que atua diretamente nas glândulas da tireoide.
3. Corpo e para o cabelo:
A cevada possui diversas propriedades que auxiliam na regeneração das células da pele devolvendo a sua elasticidade e hidratação. O reforço da estrutura celular do cabelo é concedido pelo fósforo. A biotina estimula o crescimento do cabelo e das unhas enquanto a clorofila atua como desintoxicante do organismo.
4. Rico em vitaminas e minerais:
A cevada é rica em vitaminas A, B, C e K e possui minerais como cálcio, selênio, cobre, zinco, fósforo além de mais 20 aminoácidos que são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo.
5. Manter a elasticidade da pele:
Cevada contém selênio, que preserva a elasticidade da pele e protege contra os danos dos radicais livres. Selênio melhora o funcionamento do seu coração, pâncreas e sistema imunológico. A deficiência deste mineral pode causar pele, cólon, próstata, fígado, estômago e mama.
6. Melhorar o tônus da pele:
Ao melhorar a elasticidade da pele, cevada facilita o aperto da pele, tornando a pele mais macia e bem tonificado e dando-lhe uma aparência mais jovem.
7. Como anti-envelhecimento:
Os antioxidantes no cevada ajuda em desacelerando os sinais de envelhecimento água libera as toxinas do corpo, dando-lhe um, livre de rugas textura da pele limpa.
8. Conter propriedades de cura:
A cevada é uma rica fonte de zinco, que acelera as propriedades curativas do corpo. Cevada verdes, quando tomados por via oral ou aplicados como uma pasta, pode curar lesões faciais dentro de 5-6 meses.
9. Reduz níveis de colesterol:
A cevada é rica em ambas as fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel se dissolve e se liga com os ácidos gordos, reduzindo assim os níveis de colesterol total bem como a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como o mau colesterol.
A fibra insolúvel, por outro lado, produz ácido propiónico que ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixo. baixos níveis de colesterol reduzem significativamente o risco de acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.
10. Auxiliar na perda de peso:
Consumir cevada faz você se sentir mais completa por um período mais longo e, portanto, suprime o apetite. Além disso, a fibra facilita a remoção da gordura do corpo. Assim, pode ajudar na perda de peso.
11. Contra o câncer:
Cevada contém fitonutrientes chamados lignanas vegetais. Um desses lignana, chamado enterolactone, ajuda a prevenir o cancro da mama, bem como doenças coronárias. A fibra dietética fornece boas bactérias no intestino grosso que ajudam no bom funcionamento, protegendo assim contra o câncer de cólon.
12. Combate a diabetes:
Comer cevada é particularmente benéfica para pacientes diabéticos, pois estabiliza os níveis de glicose no sangue. Isto é porque a fibra de beta-glucano encontrada em todo este grão tem a capacidade de retardar a absorção do corpo de hidratos de carbono a partir de alimentos, levando a uma redução nos níveis de glucose e de insulina.
13. Tratar anemia:
Cevada contém o mineral de cobre que ajuda na formação de hemoglobina, necessária para a produção de células vermelhas do sangue. Assim, ele ajuda a diminuir anemia.
14. Auxilio a digestão:
suco de cevada é extremamente benéfico para o sistema digestivo. Ele ajuda a digestão, permitindo que os sucos digestivos para trabalhar horas extras, reduzindo assim a sensação de inchaço no estômago. Ele ajuda a lançar calorias, impedindo a acumulação de gordura e aumentar a taxa de metabolismo.
15. Impedir os cálculos biliares:
Ser rico em fibras insolúveis, cevada ajuda na redução da secreção de ácidos biliares, aumentando assim a sensibilidade à insulina e a redução dos níveis de triglicéridos. Por isso, pode ajudar as mulheres a evitar cálculos biliares eficaz.
16. Melhora da imunidade:
Cevada contém o dobro da quantidade de vitamina C do que nas laranjas, que suporta o seu sistema imunológico, reduzindo as chances de gripes e resfriados. Ferro aumenta o volume de sangue, evitando assim anemia e fadiga.
Facilita funcionamento renal adequada e o desenvolvimento das células do corpo. O manganês permite que você se sentir bem e cheio de energia que, por sua vez, beneficia o sistema nervoso e do sistema imunitário.
17. Prevenir a osteoporose:
Cevada grama contém fósforo e cobre, que são bons para a saúde geral dos ossos. O fósforo é eficaz na cura de doenças de ossos e dentes. suco de grama de cevada tem onze vezes mais cálcio do que o leite.
O manganês é necessário para a produção normal do osso e também para o tratamento da deficiência de ferro. Assim, a cevada pode ser um remédio natural para a osteoporose.
18. Combater aterosclerose:
O espessamento das paredes das artérias, devido à coagulação de materiais gordos, tal como o colesterol, é conhecido como aterosclerose. Niacina ou vitamina do complexo B contidas neste grão alimentos reduz os níveis de colesterol total e de lipoproteínas, diminuindo assim os fatores de risco cardiovasculares.
A cevada é particularmente benéfica para as mulheres pós-menopáusicas com pressão sanguínea elevada, níveis elevados de colesterol ou doenças cardiovasculares.
19. Proteger o corpo e órgãos:
A cevada protege órgãos importantes como o coração, o pâncreas e o fígado, mantendo as doenças perigosas como doenças cardíacas, cólon e de mama e problemas de próstata na baía. O fósforo presente neste grão ajuda a manter os ossos e dentes saudáveis e auxilia o funcionamento dos rins e os músculos do coração.
20. Possuir propriedades antídoto:
De acordo com estudos de investigação, cevada possui propriedades antídoto, devido a que pode impedir a disseminação de veneno no corpo.
21. Saúde intestinal:
Ela também ajuda na manutenção das funções intestinais saudáveis, devido ao seu teor de fibra rico. Isso ajuda na prevenção da constipação.
22. Diurético natural:
É um poderoso diurético e mantém o trato urinário saudável, evitando infecção do trato urinário.
23. Esfriar corpo:
A cevada é a bebida de verão perfeito, uma vez que reduz o calor do corpo. É por isso que é geralmente dada a pessoas com altas temperaturas coporais.
24. Rica em fósforo:
Assim como o cálcio, o fósforo está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Além disso, ajuda a manter o pH do corpo em nível regular.
25. Rica vitamina B1:
A vitamina B1, ou tiamina, é uma das vitaminas do complexo B presentes na cevada. Esta vitamina tem propriedades essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.
Como consumir a cevada:
A cevada pode ser consumida em diferentes formatos para fornecer ao organismo todas as suas propriedades, nutrientes e benefícios à saúde. Confira os principais:
Farelo: o farelo pode ser usada em receitas de pães, tortas e bolos como alternativa à farinha de trigo.
Grãos: os grãos também podem ser incluídos em receitas de saladas, risotos e outros pratos.
Solúvel: a solúvel pode ser consumida como o café, assumindo cor e gostos bastante semelhantes à bebida. Porém, o café não possui cafeína. Além disso, esta forma pode ser acrescentada em sopas e sucos para aumentar ainda mais os nutrientes dos pratos.
Chá: o chá de cevada é bastante popular em países da Ásia. Preparado a partir dos grãos macerados ou torrados, o chá pode ser tomado quente ou gelado.
Cápsulas: em cápsula pode ser uma boa opção para quem não deseja consumir como parte da alimentação e ainda quer usufruir de seus benefícios.
Peeling: como traz grandes benefícios para a saúde e a beleza da pele, os peelings à base de cevada têm efeito clareador, ajudam na hidratação e no combate ao envelhecimento.
Contraindicações:
Assim como o trigo, a cevada contém glúten. Sendo assim, é contra-indicada aos pacientes celíacos. Nesse caso, o amaranto pode ser uma boa alternativa para substituir como cereal integral, uma vez que contém alto valor nutritivo (é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas) e não possui glúten em sua composição.