Cereja: Para que serve, propriedades, benefícios e malefícios
A cereja é uma fruta que é consumida durante épocas de festas de fim de ano, pois ela ajuda a deixar a mesa da refeição ainda mais completa e colorida, ou somente para colocar como decoração em bolos de festas.
No entanto, o que muitos não sabem é que a cereja é ideal para comer com mais frequência, pois além do sabor delicioso, essa fruta possui muitos nutrientes saudáveis, antioxidantes e vitaminas essenciais que a fazem uma excelente opção para o lanche, e é fácil de se sentir saciado com ela.
Propriedades da cereja:
A cereja é bastante utilizada na medicina natural devido as suas muitas propriedades benéficas a Saúde. Além disso, ela contém proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, do complexo B e C que ajudam o organismo a funcionar de maneira correta, combatendo diversas condições de Saúde.
Benefícios para saúde e beleza:
1. Reduzir o colesterol:
O consumo regular ajuda a reduzir o colesterol alto no sangue.
2. Saúde da pele:
Ela contêm betacaroteno que são benéficos para a saúde da pele e protegem a pele de danos causados pelo sol.
3. Reduzir o estresse:
Os antioxidantes contidos nesta pequena fruta reduzem o estresse oxidativo neutralizando os radicais livres.
4. Fortalecer o sistema imunológico:
Por conta da vitamina C e dos carotenoides e flavonoides e o seu consumo promove o fortalecimento do sistema imunológico protegendo mais o corpo contra as doenças infecciosas.
5. Reduz o inchaço:
A cereja também contribui para eliminar com as dores e inchaços do corpo uma vez que fruta contém propriedades anti-inflamatórias.
6. Saúde dos dentes:
Os compostos presentes nela bloqueiam a formação da placa, que muitas vezes leva a cáries e decadência.
7. Contra o câncer:
Além disso, esta pequena fruta contêm vários antioxidantes que impedem a formação de células cancerosas.
8. Combate o ácido úrico:
Por conta do ácido salicílico encontrado na cereja, o consumo da fruta promove a saúde dos rins evitando o acúmulo de ácido úrico que em taxa elevada pode causar a gota e problemas reumáticos.
9. Contra o alzheimer:
Além disso, por causa dos antioxidantes presentes, ela é considerada como uma das melhores frutas que estimulam a memória.
10. Cereja previne a anemia:
Por conter muito ferro, o consumo dela especialmente nos sucos naturais ajudam a prevenir e combater a anemia melhorando a saúde do sangue.
11. Combater a insônia:
Um dos importantes benefícios é fazer com que a pessoa tenha uma melhor duração e qualidade do sono, lutando assim contra os distúrbios do sono.
12. Doenças respiratórias:
Ainda por conta da vitamina C e outras propriedades e o seu consumo é bastante vantajoso para combater a gripe, resfriados e também as febres causadas por infestações virais e bacterianas.
13. Saúde dos olhos:
Além disso, os antioxidantes presentes nela também contribuem para a saúde dos olhos protegendo contra a ação dos radicais livres reduzindo as inflamações e protegendo de infecções, da degeneração macular e secura.
14. Ansiedade e a depressão:
Ainda por conta da Melatonina encontrada na cereja, o consumo da fruta ou em forma de sucos naturais promove efeitos relaxantes para combater a ansiedade e a depressão.
15. Melhorar as funções intestinais:
Ela é muito rica em fibras e por isso, facilita o transito intestinal, promovendo a liberação de toxinas e excesso de bactérias que poderia causar danos a todo o aparelho digestivo.
Veja através do vídeo abaixo outros Benefícios Para Saúde:
16. Auxiliar na perda de peso:
Além disso, ela contém fibras, o que te auxilia a se manter saciado por mais tempo, mas claro, lembre-se que você precisa manter a quantidade específica permitida por dia para perder peso.
Outros benefícios da cereja:
- Possui muita água em sua composição, deixando o corpo hidratado e a pele macia;
- Além de abaixar as taxas de ácido úrico, aliviar sintomas da gota, também combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial normal;
- Por ser rica em ferro, ela combate a anemia e consequentemente, evita a perda de cabelos;
- Reduz problemas de pele como acnes e ictiose vulgar;
- Nutrientes presentes nela também ajudam e contribuem para um cabelo mais saudável;
- São usados em muitos produtos de beleza devido a suas qualidades de clareamento de pele, ajudando assim a promover uma pele mais saudável e brilhante.
- Muitas vezes, o sumo é mais eficaz que aspirina para combater algumas dores, entre elas a enxaqueca.
- Previne aterosclerose, por ser rica em antocianinas, poderosos antioxidantes;
- Combater inflamações no organismo, por conter vitamina C;
- Prevenir câncer de cólon e de estômago, pois as antocianinas protegem o intestino;
- Reduz a dor muscular;
- Redução da gordura abdominal;
- Combate a tosse;
- Controla a diabetes;
- Alivia enxaquecas.
Malefícios:
Ela é rica em tanino e se consumida em excesso (mais de 300g por dia) pode provocar lesões estomacais. Além disso, as folhas, hastes e sementes são tóxicas e podem causar falta de ar, dilatação das pupilas e convulsões.