Canela de velho Ajudar na melhora da digestão: veja 15 benefícios da planta
A planta conhecida como canela de velho está entre as ervas mais indicadas para tratar dores provocadas pela artrite e artrose. Este vegetal é considerado como uma erva medicinal nativo do Nordeste brasileiro, planta a qual integra a família das melastomataceae, de nomenclatura científica miconia albicans.
No Brasil, o cultivo da canela de velho se dá, principalmente, em áreas territoriais entre os estados da Bahia (região onde o mesmo foi batizado) e Sergipe. O mesmo possui melhor adaptação em solos pobres, bastante drenados e com temperaturas entre 25ºC e 33ºC.
Propriedades nutricionais da canela de velho:
Ao todo, são 15 variedades diferentes da canela de velho, e todas são capazes de aliviar dores. Antioxidante, anti-inflamatória, antimutagênica, hepatoprotetora, tônica, antimicrobiana, antitumoral e digestiva são as propriedades dessa erva.
Benefícios da canela de velho para saúde:
1. Ajuda a tratar da artrose:
A osteoartrite conhecida como artrose é uma doença que provoca dores nas articulações devido ao desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos na região das articulações, o Chá da canela de velho e Bastante eficaz nesse tratamento.
2. Alivia as dores no corpo:
Os mais velhos principalmente em regiões afastadas principalmente áreas rurais conhecem e fazem uso dessa planta a muito tempo. Pois já conhecem seus benefícios a anos. Seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes ajudam no tratamento não só da artrose mas de dores de origem inflamatórias causada por oxidação celular.
3. Ajuda a purificar o sangue:
Devido a sua ação antioxidante a planta micônia albicans (planta canela de velho) é uma poderosa aliada da filtragem sanguínea pois age combatendo os radicais livres. Além disso, com auxilia na desintoxicação do organismo aliviando órgãos vitais como rins e figado que passam a trabalhar melhor em sua função de limpar o organismo e o sangue de impurezas.
4. Ajuda a controlar o diabetes:
O chá de canela de velho também é um poderoso aliado de quem sofre com o diabetes. Devido a desintoxicação do organismo é um melhor funcionamento do sistema circulatório. Com isso chá da erva canela do velho ajuda controlar o diabetes reduzindo os níveis de glicemia no sangue.
5. Estimulante sexual:
Devido a melhora do sistema circulatório e no fluxo sanguíneo, o chá de canela é um poderoso aliado como estimulante sexual para homens em mulheres.
6. Ajudar na melhora da digestão:
O chá canela de velho também é bastante eficaz para a digestão pois possui nutrientes que atuam como um poderoso tônico digestivo. Ele também é indicado no alivio de doenças estomacais e intestinais como a diarreia.
7. Para saúde geral:
A canela de velho é uma planta anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, antitumoral hepato protetora e também tônica digestiva, podendo assim ser muito benéfica para saúde geral de nosso corpo.
Confira, outros benefícios da canela de velho para saúde:
- Artrite.
- Artrose.
- Dores na coluna.
- Dores no joelho.
- Artrite reumatoide.
- Reumatismo.
- Bursite.
- E diversos tipos articulares em geral.
Não é muito diferente dos outros tipos de chás que estamos acostumados a realizar o preparo. Então, se você está se perguntando como preparar o chá de canela de velho, veja como é simples:
- Pegue meio litro de água e leve ao fogo para ferver
- Adicione 1 colherinha do chá
- Ferva por 4 minutinhos.
Agora é só desligar o fogo, esperar a bebida ficar fria (ou morna) e já pode beber. Estou certo de que você vai adorar o sabor!
Como tomar o chá de canela de velho?
- A dosagem recomendada diariamente é de manhã, à tarde e à noite.
- Como você vai preparar 500 ml todos os dias, vai poder beber 3 xícaras diárias nesses períodos indicados, pois assim, fará muito mais efeito.
Contraindicações da canela de velho:
Não há relatos de efeitos colaterais causados pela a canela de velho. Entretanto, aconselha-se tomar por um período inicial de testes durante 15 dias, podendo o a ingestão do mesmo se estender, dependendo de como reagir o organismo do usuário, por até 60 dias. Além disso, ele também é importante consultar a opinião de um médico à respeito do uso dessa infusão.