Beterraba: Para que serve, valor nutricional e benefícios
A beterraba é uma raiz comestível com pele vermelha escura. A beterraba é incluída na lista de superalimento devido sua capacidade benéfica, além de proporcionar-lhe diversos nutrientes, ela também pode auxiliar no tratamento de várias doenças, como febre, problema digestivo e problemas de pele.
Embora as beterrabas tenham seu sabor doce, seu consumo é seguro para os diabéticos.
Quais os benefício da beterraba para saúde dos diabéticos?
1. Nível de açúcar no sangue:
Todos os alimentos que contém açúcar têm seu índice glicêmico, e um índice glicêmico inferior é perfeito para os diabéticos. Isto porque um baixo índice glicêmico reduzirá o risco de aumentar o nível de açúcar no sangue.
Cada alimento com sabor adocicado também possui alto índice glicêmico? A resposta é não. É sabido que a beterraba tem um sabor doce e terroso. No entanto, o índice glicêmico das beterrabas são considerado médio, isso significa que o consumo de beterraba não aumentará imediatamente o açúcar no sangue.
2. Controla a pressão arterial:
A maioria dos pacientes diabéticos tem problema de hipertensão, e claro, isso piora o estado de saúde do paciente. Mas, a beterraba é conhecida por ser capaz de baixar a pressão sanguínea.
Um estudo revelou que beber suco de beterraba é capaz de reduzir significativamente a pressão sanguínea.
3. Contra os cálculos renais:
É comum que os diabéticos tenham problemas de complicações nos rins. A beterraba contem algumas substâncias que são capazes de inibir a formação de cálculos renais.
4. Impulsiona a circulação sanguínea:
A fibra dietética e os micronutrientes presente na beterraba permitem que nosso corpo melhore a circulação sanguínea. Desta forma, ele permite ao organismo produzir menos insulina para metabolizar os alimentos em nutrientes e regular o açúcar no sangue.
Além de ser benéfico para o açúcar no sangue, a circulação sanguínea melhorada também é perfeita para o cérebro.
5. Alto teor de potássio:
Com base em um estudo, o baixo nível de potássio pode contribuir para o alto risco de diabetes. A beterraba contém alto teor de potássio. Portanto, o consumo de beterraba será benéfico para pessoas com diabetes, particularmente para diabéticos tipo 2.
6. Fonte de fibra:
A fibra dietética é muito boa para a nossa saúde, o alto nível de fibra na beterraba também oferece benefícios surpreendentes para os diabéticos. Um alimento rico em fibras geralmente contém calorias.
Além disso, a fibra é incrivelmente capaz de enviar sinal para o nosso corpo. Isto faz com que a beterraba seja mais sensível à insulina e diminua a criação de glicose no fígado.
7. Para saúde do fígado:
Além de controlar a produção de glicose no fígado, a fibra dietética presente na beterraba também é capaz de torna-lo mais saciado após o consumo.
Isso nos tornará menos propenso à comida. Como sabemos, os diabéticos devem controlar rigorosamente o consumo de carboidratos, pois pode aumentar o nível de açúcar no sangue.
8. Fonte de magnésio:
O magnésio presente na beterraba é capaz de fazer muitas coisas por nós. É capaz de manter o músculo, manter o sistema nervoso funcionando corretamente, regular a pressão sanguínea e prevenir ataques cardíacos.
9. Fonte de selênio:
O selênio é um micronutriente que atua como antioxidante, ele é muito útil para combater muitas doenças.
O alto nível de selênio é capaz de reduzir o risco de diabetes tipo 2, e a redução do risco de diabetes relacionado ao nível de selênio é de cerca de 25%.
10. Para saúde dos nervos:
A diabetes é capaz de causar dano nervoso. Neste caso, ela é capaz de fornecer antioxidantes que auxilia os diabéticos na diminuição dos danos nos nervos.
Os sintomas do dano nervoso geralmente vêm sob forma de dor e dormência nas mãos e nos pés.