A bertalha possui diversos nutrientes e propriedades que são fundamentais para boa saúde e manutenção do corpo. Além disso, a bertalha é muito semelhante ao espinafre, embora com folhas mais arredondadas.
Essa planta é vendida aos molhos em feiras e supermercados. Pode ser refogada, adicionada aos cozidos, ou consumida na forma de cremes, tal como o espinafre.
O seu nome em latim é Basella sp (alba ou rubra, segundo a variedade), também é conhecida como espinafre-indiano ou caruru-inglês, que foi trazida para o nosso continente durante a colonização.
Valor nutricional da bertalha:
Ela é um vegetal nutritivo porque é uma fonte de componentes importantes para o funcionamento do corpo humano, como vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibra, proteína, cobre, manganês, zinco e magnésio.
Benefícios da bertalha para saúde:
1. Auxilia na perda de peso:
Alimentos nutritivos e pouco calóricos como a bertalha são uma boa alternativa para o cardápio de quem deseja emagrecer. Isso porque as propriedades dela suprem parte das necessidades nutricionais do corpo, ao mesmo tempo em que não causam o excesso de calorias, o que tem como consequência o aumento de peso.
2. Aumento da libido:
Os frutos desta planta são considerados afrodisíacos pela medicina popular. Além disso, significa que o aumento da libido é um dos benefícios, estimulando o apetite sexual tanto em homens quanto em mulheres.
3. Combate os radicais livres:
Conforme observado acima, uma das propriedades dessa planta é o antioxidante. Além disso, isto indica que o vegetal tem a ação para combater a ação dos radicais livres, que causam doenças graves, como câncer, e promovem o envelhecimento.
4. Saúde dos ossos:
A hortaliça também é fonte de cálcio, cada porção de 100 g apresenta 11% da quantidade recomendada de consumo diário do mineral. Além disso, o cálcio é um nutriente necessário para o desenvolvimento dos ossos.
A bertalha também é dotada de magnésio, um mineral que auxilia a absorção eficiente do cálcio por parte do organismo. 100 g do alimento apresentam 16% da quantidade recomendada de consumo diário de magnésio.
5. Possui indicações terapêuticas:
A planta também é usada como ajuda alimentar para lutar contra problemas hepáticos e contribui para o tratamento da hemorragia que pode ocorrer após o parto. Obviamente, o uso de vegetais nesses casos deve ser autorizado pelo médico e acompanhado por um tratamento mais completo, indicado por ele.
6. Contra as células cancerígenas:
Ela possui a ação de combater os radicais livres, que trazem graves doenças como o câncer.
7. Para visão:
A catarata e a perda de visão, por exemplo, podem ser evitadas com o consumo da bertalha. Além disso, já que as folhas são ricas em vitamina A, uma substância que atua prevenindo a ação dos radicais livres na visão.
8. Bertalha na gestação:
Ela é fonte de folato, possuindo 35% da quantidade recomendada de consumo diário da vitamina, que é uma das substâncias essenciais para a formação do DNA e para o crescimento. A deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.
9. Ajudar a vida sexual:
Os frutos dessa hortaliça são considerados afrodisíacos na medicina popular. Além disso, significa que há um aumento na crença da libido é um dos benefícios do bertalha, estimulando o desejo sexual em homens e mulheres.
10. Saúde do fígado:
Ela é muito utilizada como um alimento auxiliar para combater problemas no fígado, além de contribuir com o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos. Obviamente, a utilização da hortaliça para esses casos deve ser autorizada pelo médico e acompanhada de um tratamento mais completo, indicado por ele.
11. Para digestão:
As fibras encontradas no alimento favorecem a digestão, tornando-a suave e fazendo com os nutrientes provenientes da dieta sejam absorvidas apropriadamente.
12. Combater a anemia:
Quando o organismo não possui as doses adequadas do mineral ferro, a produção de novas células sanguíneas é prejudicada, aumentando o risco do desenvolvimento de anemia. A boa notícia em relação à esta hortaliça é que ela é uma boa fonte de ferro.
Contraindicações:
Mesmo sabendo de todos esses benefícios, recomenda-se não a consumir com exagero pelo fato da planta possui um alto teor de ácido oxálico. Além disso, a substância é tóxica e pode causar o crescimento de cálculos nos rins e nas bexigas, atrapalhar a absorção de cálcio e até mesmo causar a morte, ao ser ingerida em uma dose de a partir de 1500 mg.