Beldroega Ajuda aliviar dores de cabeça: veja 15 benefícios planta
A beldroega é uma planta de origem européia e com incidência no Brasil, Uruguai e Argentina. É utilizada na preparação de saladas, pois possui o sabor semelhante ao espinafre e não é tóxica ao homem.
Seu uso medicinal vem sendo muito discutido, já que a planta apresenta propriedades benéficas no tratamento de acidentes domésticos e cura de órgãos comprometidos.
A planta da beldroega vive mais de um ano e tem crescimento rápido, chegando a medir 30 cm de altura, é rasteira com folhas espessas e carnudas e flores amarelas pequenas de cinco pétalas, muitas vezes é considerada como uma erva-daninha, pois é comum brotar em plantações e cultivos, já que se desenvolvem muito bem em climas temperados, solos drenados e a sol aberto, também encontrada em quintais, calçadas e terrenos abertos.
Pode ser conhecida pelos nomes de portulaca, porcelana, salada-de-negro, caaponga e beldroega -da-horta. Esse último nome a discrimina das outras plantas de sua família, a Portulacaceace composto por outras ervas como a planta Onze-horas e Língua-de-vaca.
Benefícios da beldroega para saúde:
Esta planta também é rica em vitaminas A, vitamina B e vitamina C e sais minerais, apresentando propriedades diuréticas, purificantes, analgésicas, anti-glicêmicas e anti-hemorrágicas. Na medicina popular, a beldroega também é usada para tratamento de casos de vômitos, diarreia e no combate às hemorroidas.
O seu emplastro de folhas frescas é muito útil para aliviar as picadas de insetos e também contra a acne, por sua ação anti-inflamatória e purificante tópica.
1. Atua na prevenção do câncer:
Atualmente, o câncer tornou-se uma das doenças mais que mais levam à óbito, devido a sua agressividade. No entanto, alguns alimentos anticancerígenos podem auxiliar ou até reduzir as chances de desenvolvimento da doença.
A beldroega é uma delas, devido a sua quantidade significativa de vitamina C e vitamina A, ambas funcionam como antioxidantes para prevenir doenças cancerígenas, em especial as enfermidades que atingem o pulmão e a boca.
Além disso, a beldroega também contém betalai, que são responsáveis pela coloração amarela e vermelha da planta.
2. Ajuda aliviar dores de cabeça:
A vitamina B2 é uma opção comprovada no trato das enxaquecas dolorosas. Assim, os médicos recomendam riboflavina em altas doses, como um tratamento preventivo para dores de cabeça ou nos casos de crises de enxaqueca.
Além disso, a suplementação com alimentos ricos vitamina B2 foi apontado um remédio natural para dor de cabeça e para reduzir a frequência de enxaquecas. Portanto, o uso dessa planta ajuda a diminuir os sintomas da enxaqueca, bem como a sua duração.
3. Benefícios para a visão:
A vitamina A e betacaroteno são essenciais para a saúde dos olhos. Assim, a beldroega auxilia na prevenção da degeneração macular, assim como a catarata, eliminando os radicais livres que atacam as células do olho. Geralmente estas doenças são causadas devido ao fator idade.
4. Atua no desenvolvimento da criança:
De acordo com pesquisas científicas, os níveis elevados de ômega-3 em crianças pequenas podem reduzir a chance de transtornos do desenvolvimento, bem como o autismo, ADHD e entre outras. Portanto, o consumo da beldroega pode ser um ótimo aliado no intuito de reduzir esses transtornos em crianças.
5. Saúde do coração:
Devido aos níveis elevados de ômega-3, suplementação que auxilia na diminuição da quantidade de colesterol ruim no corpo e promove o equilíbrio de colesterol saudável em nossa corrente sanguínea. Portanto, o consumo de alimentos ricos em ômega-3 contribui na prevenção das doenças cardiovasculares e aterosclerose.
Além disso, o potássio encontrado na beldroega ajuda a reduzir a pressão sanguínea, devido ao seu efeito vasodilatador, o que resulta no relaxamento dos vasos sanguíneos e na redução da pressão do sangue sobre o coração.
6. Atua no fortalecimento dos ossos:
A beldroega em suas propriedades possui uma gama de minerais que são responsáveis por proteger os ossos. Assim, o ferro, cálcio, magnésio e manganês são os elementos que são essenciais para o desenvolvimento do tecido ósseo e, por acelerar o processo de cicatrização dos ossos. Este benefício pode auxiliar na prevenção da osteoporose, uma doença ligada ao desgaste dos ossos e que atinge as pessoas acima de 60 anos.
7. Ajuda na cicatrização de feridas:
O ferro é responsável por acelerar o processo de cicatrização de feridas através da formação de glóbulos vermelhos, que são responsáveis por transportar o oxigênio em todo o corpo. Assim, sem o oxigênio, a cicatrização de feridas não acontece.
8. Previne doenças gastrointestinais:
As beldroegas são uma ótima opção para o trato de doenças gastrointestinais, desde a diarreia e sangramento intestinal até hemorroidas e disenteria. Estes benefícios são atribuídos devido à presença de dopamina, ácido málico, ácido cítrico, alanina, glicose, e muitos outros, em sua composição.
A vitamina C, presente na beldroegas são responsáveis por proteger o organismo de infecções, além de manter os ossos e dentes saudáveis. Assim, o consumo do vegetal protege o corpo de bactérias, vírus e infecções.
10. Grande fonte de minerais:
Além disso, a beldroega também é uma fonte rica em vitamina C e algumas vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina, piridoxina e carotenoides, bem como sais minerais na dieta, tais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês.
11. Contém altos nives de antioxidante:
Além disso, presente na beldroega são dois tipos de betalaínas pigmentos alcalóides, os avermelhadosbeta-cyanins eo amarelo beta-xanthins . Ambos os tipos de pigmentos são anti-oxidantes potentes e foram encontrados a ter propriedades anti-mutagênicas em estudos de laboratório.
Outros benefícios da beldroega:
- Sumos: o sumo das folhas de beldroega pode ser utilizado para tratar inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros. Sendo diretamente aplicado na área afetada, não ingerido, apenas ingerido no caso de problemas do fígado, bexiga e rins.
- Chá: usado como diurético.
- Sementes: quando ingeridas, combatem vermes intestinais.
- Os talos e as folhas podem ser usados em queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram o processo de cicatrização.
Contra indicações da beldroega:
Esta planta deve ser consumida com moderação, para além de todos os seus benefícios medicinais a beldroega apresenta ácido oxálico, que em doses elevadas pode ser tóxico.