Azeitona: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios
A azeitona são consideradas o símbolo da paz e da sabedoria, por isso, essa árvore é mencionada nos tempos da era egípcia antiga e na bíblia. Nessa época, a árvore que produz as azeitonas era também utilizada para combustível e fins medicinais. Além disso, os benefícios das azeitonas verdes e pretas podem ser adicionadas a uma variedade de pratos, que vão desde massas, pizza, arroz, saladas até sopas e elas provêm das oliveiras.
Benefícios da azeitona para saúde:
1. Combater os radicais livres:
Os radicais livres contribuem para o AVC, câncer e ataques cardíacos. O inimigo do radical livre? Antioxidantes! As azeitonas é rica em antioxidantes, o que significa que todas as vezes que você a come, combate os radicais livres.
2. Aumenta o colesterol bom:
Os Benefícios da azeitona contribui para a perda de peso. Além disso, ela contém gordura que aumenta o colesterol bom e isso diminui o risco de doença cardíaca.
3. Melhora a memória:
As azeitonas contêm polifenóis, um produto químico natural que reduz o estresse oxidativo no cérebro. Além disso, ao comer uma porção diária de azeitonas saudáveis, você pode ajudar a melhorar sua memória.
4. Saúde da pele:
Comer azeitona ajuda a pele a ficar macia e saudável, uma vez que elas contêm ácido oleico.
5. Diminuir o apetite:
Ao comer algumas azeitonas antes de uma refeição, você consegue controlar seu apetite. Portanto, isso ocorre porque os ácidos graxos contidos nas azeitonas retardam o processo de digestão e estimulam o hormônio colecistoquinina, que envia mensagens de satisfação ao cérebro.
6. Ajuda a reduz as dores:
O óleo de azeitonas contém oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um Ibuprofeno natural.
7. Combater o efeito antiviral:
As azeitonas também são antivirais por natureza e possuem a capacidade de melhorar a defesa do seu corpo contra o herpes e a hepatite, por exemplo.
8. Fortalece os ossos:
Pesquisas recentes demonstraram que a oleuropeína, um extrato potente da oliveira, tem o poder de melhorar o desenvolvimento de osteoblastos, responsáveis por formar ossos novos.
9. Reduzir a ingestão de sódio:
Cada azeitona contém cerca de 60 mg de sódio, portanto, você pode reduzir a quantidade de sal substituindo fazendo uma salmoura com água filtrada. Portanto, se você tem pressão arterial elevada ou foi aconselhado a reduzir a ingestão de sódio, consuma todos os alimentos salgados de forma responsável.
10. Ajuda a equilibra os hormônios:
Além disso, as azeitonas são altas em gordura monoinsaturada, que é um tipo saudável de gordura que reduz o risco de obesidade. Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios.
11. Propriedades energéticas:
100 gramas de azeitonas contêm 115 calorias, que é composta de 10-15% de gordura saudável e 80-85% de água. Esta combinação é ótima para hidratar o corpo e para aumentar a energia, especialmente porque é uma energia que é liberada lentamente. Entretanto, o número de vitaminas e minerais em cada azeitona também ajuda a dar ao seu corpo os nutrientes que precisa para reduzir o estresse e aumentar o seu humor.
12. Combater e previne a anemia:
Também é uma excelente fonte de ferro, o que ajuda a aumentar a oxigenação em todo o corpo, melhorando a contagem de glóbulos vermelhos. Uma deficiência de ferro pode causar anemia, o que leva a enxaquecas.
13. Saúde cardiovascular:
Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são danificados e a gordura se acumula nas artérias, possivelmente levando a um ataque cardíaco. Além disso, os nutrientes antioxidantes nas azeitonas pretas impedem essa oxidação do colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardíacas.
14. Protegem contra câncer de cólon, cama e pele:
Azeitonas e azeite contêm uma abundância de antioxidantes fenólicos, bem como os compostos anti-câncer de esqualeno e terpenoide. Além disso, eles também contêm altos níveis de ácido graxo insaturado, ácido oleico, que reduz a inflamação excessiva.
15. Ajuda na perda de peso:
Parece que as gorduras monoinsaturadas, do tipo encontrado nas azeitonas, podem encorajar a perda de peso. Além disso, o consumo de óleo de oliva foi demonstrado que degrada gorduras dentro de células de gordura, livrar-se da gordura da barriga e reduzir a insensibilidade à insulina.
16. Melhora a digestão:
O consumo freqüente de vitamina E e as gorduras monoinsaturadas em azeitonas pretas está associado a menores taxas de câncer de cólon. Estes nutrientes ajudam a prevenir o câncer de cólon, neutralizando os radicais livres. Além disso, a função protetora do óleo de oliva também tem um efeito benéfico sobre úlceras e gastrite.
17. Boa fonte de ferro:
Além disso, as azeitonas são ricas em ferro , especialmente pretas, são muito altas em ferro. A capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigênio em todo o corpo deve-se à presença de ferro no sangue. Se sofremos de falta de ferro, nossos tecidos não recebem oxigênio suficiente, e podemos sentir frio ou fraco. O ferro também desempenha um papel vital na produção de energia.
Outros benefícios das azeitonas:
- Eliminar o excesso de colesterol no sangue.
- Controlar a pressão arterial.
- Possui grande fonte de vitamina E.
- Atuar como um antioxidante, protegendo as células.
- Reduzir os efeitos das doenças degenerativas tais como a doença de Alzheimer, tumores benignos e malignos, incluindo as veias varicosas menos graves e cavidades.
- Ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos que podem levar a um infarto do miocárdio ou trombose venosa profunda (TVP)
- Proteger as membranas celulares contra doenças como o cancro.
- São uma grande proteção contra anemia.
- Aumentam a fertilidade e reprodução sistema.
- Desempenhar um papel importante na manutenção de um sistema imunitário saudável, especialmente durante o stress oxidativo e doenças virais crônicas.
Malefícios das azeitonas:
As azeitonas são geralmente um alimento extremamente saudável . No entanto, existem algumas alergias sazonais associadas ao pólen da oliveira , que às vezes pode entrar nas azeitonas, de modo que as reações alérgicas não são inéditas.
Além disso, considere os potentes ácidos e compostos orgânicos em azeitonas e azeite. Não é recomendado comer muitas azeitonas durante a gravidez ou amamentação, uma vez que estudos insuficientes foram feitos sobre a transferência de material da mãe para a criança.