O barotrauma é manifestado por um ligeiro entupimento das orelhas, que desaparece rapidamente ou após algumas horas. No entanto, o especialista advertiu que, se a orelha entupida persistir por mais tempo, uma inflamação pode ocorrer por causa da pressão negativa que causa dor e perda auditiva.
E também ocorrem ruídos contínuos ou intermitentes, e até mesmo a sensação de fluido na orelha aparece, e em casos mais graves o tímpano pode quebrar, o que resulta em estados de vertigem. Estes sintomas ocorrem especialmente se a pessoa estiver com frio ou tiver uma maior infecção nas vias aéreas, como rinite, faringite, sinusite ou otite.
O que é barotrauma:
O barotrauma é o termo médico que reúne doenças recentes causadas por grandes e repentinas variações de pressão atmosférica comumente encontradas em aeronaves, alta velocidade e altitude ou mergulho. Este termo inclui várias entidades, tais como: doença de descompressão e doença de altitude.
O mergulho pode causar danos à orelha média e aos sinos, doença de descompressão ou embolia gasosa, sendo a primeira complicação a mais comum porque a orelha é o órgão mais sensível às variações de pressão.
Este dano a áreas aéreas (ou seja, alta resistência) também pode ocorrer em mergulhos rasos ou durante sessões de mergulho, bem como durante elevações rápidas de aeronaves. Além disso, o mesmo mecanismo que atua durante a intubação da traqueia ou fibra óptica intubação endotraqueal, o último insuflação necessitando de oxigênio, o que aumenta a pressão do ar na árvore traqueo-brônquica, com a eventual ruptura celular (pneumotórax e enfisema subcutâneo) em uma fileira. A ventilação mecânica com pressão positiva contínua também pode induzir o barotrauma (por exemplo, barotrauma ótico durante a aplicação de pressão positiva contínua como tratamento da apneia do sono).
Causas do barotrauma:
Dor de ouvido quando o voo ocorre causando um desequilíbrio na pressão do ar na orelha média e fazendo com que a pressão do ar no ambiente impede o tímpano de vibrar como deveria. A regulação da pressão do ar é tarefa de um tubo estreito chamado tubo Eustaquio. Uma extremidade está conectada ao ouvido médio. A outra extremidade tem uma pequena abertura onde a parte de trás da cavidade nasal e a parte superior da garganta (nasofaringe) se encontram.
Quando um avião ascende ou desce, a pressão do ar no ambiente muda abruptamente e a trompa de Eustáquio não reage com rapidez suficiente. A ingestão ou o bocejo ativa os músculos que abrem a trompa do Eustáquio e permitem que o ouvido médio reabasteça o suprimento de ar, o que muitas vezes elimina os sintomas de dor nas orelhas ao voar.
A dor de ouvido relacionada à pressão (barotrauma) também pode ser causada por:
- Mergulho;
- Câmaras hiperbáricas de oxigênio;
- Fechar explosões;
- Você pode sofrer um caso menor de dor de ouvido relacionada à pressão quando você está em um elevador em um prédio alto ou enquanto dirige em áreas montanhosas.
Sintomas do barotrauma:
Barotrauma pode ocorrer em uma ou ambas as orelhas. Os sinais e sintomas do barotrauma podem ser os seguintes:
- Audição reduzida ou perda auditiva leve a moderada.
- Desconforto ou dor moderada no ouvido;
- Sensação de inflamação ou congestionamento no ouvido;
Se o barotrauma for severo ou durar mais de algumas horas, você pode sentir o seguinte:
- Dor intensa;
- Pressão no ouvido semelhante à que se sente debaixo da água;
- Perda de audição moderada a intensa;
- Toque nas orelhas (zumbido);
- Sensação de vertigens (vertigem);
- Vômito devido à vertigem;
- Hemorragia da orelha.
Tratamento para o barotrauma:
Quando uma mudança repentina na pressão atmosférica provoca sensação de congestionamento ou dor na orelha, a pressão no ouvido médio pode ser equalizável e o desconforto pode ser aliviado por várias manobras. Se a pressão externa estiver indo para baixo, como, quando subindo durante um vôo de avião, a pessoa deve tentar respirar com uma boca aberta, bocejar, mascar chiclete ou engolir. Qualquer uma dessas medidas pode abrir a trompa de Eustaquio e permitir que o ar escorra da orelha média.
Se a pressão atmosférica externa estiver aumentando, como durante uma descida de avião ou mergulho para uma certa profundidade, a pessoa deve fechar as narinas apertando-as com os dedos, mantendo a boca fechada e tentando soprar suavemente através o nariz; Desta forma, ele irá empurrar o ar através do tubo Eustáquio obstruído.
Se houver uma fístula perilimtrica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.