Babaçu também conhecido como baguaçu, bauaçu, coco de macaco, entre outros nomes é uma palmeira nativa das regiões norte e nordeste do Brasil e fonte de renda de muitas famílias. Você pode até não ter ouvido falar, mas o óleo de babaçu está presente em remédios, margarinas, alimentos e até mesmo em produtos de beleza e cosméticos, por isso as chances de você já ter consumido é grande.
O que é babaçu:
O babaçu é uma palmeira que possui frutos de cujas sementes é possível extrair um óleo muito usado na culinária, bem como na fabricação de combustíveis. Mas o babaçu possui muitos outros benefícios, inclusive medicinais.
É uma palmeira de origem brasileira e pode ser encontrada nos estados do maranhão, piauí, tocantins, goiás, minas gerais, Bahia e mato Grosso. Suas partes são muito úteis, podendo ser utilizadas na construção de casas e pontes, em bebida fermentada e também para a alimentação.
A palmeira de babaçu pode chegar a atingir os 20 metros de altura. Dos seus componentes é possível se aproveitar muitas coisas, como o coco, usado para fazer carvão, e as folhas, em cobertura, paredes, portas e janelas. Da palha é possível fazer artesanatos, o leite e o óleo extraídos de suas amêndoas são empregados na culinária e também na produção de sabonetes.
Benefícios do Babaçu:
1. Tratamento de acne:
Também atribui-se ao babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.
2. Cuidado com os cabelos:
O óleo de babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções.
Credita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.
3. Fonte de ácido láurico:
O babaçu é ainda fonte de ácido láurico (que está presente em 50% da sua composição), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre.
Alguns outros benefícios do babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.
4. Contribui para a cicatrização da pele:
O babaçu ainda é fonte de Vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.
5. Reduz a vermelhidão e inflamação:
Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o óleo de babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.
6. Faz bem ao couro cabeludo:
Além dos benefícios do babaçu à saúde dos cabelos, o seu óleo também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.
7. Promove unhas e cutículas saudáveis:
Como já mencionamos, o ingrediente é fonte de Vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o óleo de babaçu regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.
8. Beneficio do óleo de babaçu:
Na cozinha, o óleo de babaçu pode ser utilizado como uma alternativa de óleo saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.
9. Antioxidante:
Mais um dos benefícios do babaçu devido à Vitamina E é o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.
Veja no vídeo abaixo outros benefícios do babaçu para saúde:
Como usar o babaçu:
Para o uso oral recomenda-se ingerir uma colher de sopa de óleo de babaçu de duas a três vezes ao dia. Já para a aplicação nos cabelos, a orientação é misturar uma tampinha em 100 g de creme capilar.
Outra possibilidade é aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, deixar agir por uma hora, e então lavar os fios com shampoo e condicionador. A indicação consiste em usá-los nos cabelos de uma a três vezes por semana.
Na pele, a orientação é aplicar uma pequena quantidade do leite de babaçu nas regiões determinadas. É recomendado deixar agir na pele durante 30 minutos e, então, tomar banho ou utilizá-lo antes de dormir, deixando-o agir durante a noite.
Para auxiliar nos tratamentos de problemas na pele, recomenda-se que a utilização do óleo de babaçu seja feita sob acompanhamento médico.
Nas unhas, a indicação é lavá-las com um sabonete antisséptico, passar um pouco de óleo de babaçu e esfregá-las bem para tirar o excesso. Após isso, passar uma base nas unhas e completar com o esmalte, se assim desejar.
O óleo de babaçu deve ser armazenado em local fresco e ventilado, longe da luz direta do sol e afastado do fogo, pois altas temperaturas podem acabar com suas propriedades.