Ayahuasca ajuda a tratar vícios: veja os benefícios da planta
A Ayahuasca é uma bebida alucinogênia, feita a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas. Esta bebida contém uma substância, conhecida como DMT, que imita o efeito de um neurotransmissor do corpo humano capaz de criar estados de consciência sobrenatural, levando as pessoas a ter visões relacionadas aos seus próprios problemas, sentimentos, medos e experiências.
Por ter este efeito, algumas religiões e cultos utilizam a bebida como um ritual de limpeza, no qual a pessoa abre sua mente e enfrenta todos seus problemas com clareza. Além disso, como a mistura causa efeitos colaterais como vômitos e diarreia, é vista como um purificador completo, limpando a mente e o corpo. Veja agora tudo sobre a Ayahuasca – O que é, Benefícios e Como Usar:
O que é ayahuasca:
A Ayahuasca é uma palavra quíchua, a língua do império inca, que significa “planta da alma”, “planta com alma”, ou “planta dos mortos”. A planta Ayahuasca, membro da família Malpighiaceae, é considerada a mais importante “planta professora”. Segundo a maior parte dos índios ayahuasqueros (consumidores frequentes da Ayahuasca) os efeitos da planta B. caapi são a sua principal fonte de conhecimento botânico.
Os xamãs índios descobriram mais de 40 variedades de plantas de Ayahuasca, por exemplo a tucunacá e a caupurí. A planta é cultivada, normalmente através de cortes, pela bacia amazónica ao longo do Peru, Equador, Colômbia e Brasil. Coloca-se um ramo novo ou a ponta de um ramo em água, e depois deste criar raízes planta-se na terra e rega-se bem.
Os ramos lenhosos da gigante B. caapi são bastante longos e ramificam-se repetidamente. As folhas podem ter 8 a 18 cm de comprimento e 3.5 a 8 cm de largura. São verdes, redondas ovaladas e pontiagudas. A floração dá-se rara e exclusivamente em climas tropicais e húmidos, as inflorescências crescem a partir das panículas axilares, e são quatro flores. As flores têm entre 12 e 14 mm, com cinco sepálas brancas ou cor-de-rosa pálido.
Benefícios da ayahuasca:
Esta bebida está sendo estudada pela medicina ocidental para que possa ser utilizada no tratamento de diferentes tipos de problemas psiquiátricos, como:
- Depressão: diferentes pessoas afirmam que, durante a experiência com Ayahuasca, se tornaram capazes de ver e resolver com mais clareza os problemas que estavam na base da doença;
- Síndrome do estresse pós-traumático: o efeito alucinogênio permite reviver as memórias que levaram ao surgimento da síndrome, permitindo enfrentar os medos ou facilitar o processo de luto;
- Vícios: o uso de Ayahuasca leva a pessoa a ter um olhar mais profundo das suas ideias, problemas, crenças e estilos de vida, provocando alterações nos hábitos negativos.
No entanto, os cultos que a usam regularmente, afirmam que esse tipo de efeito medicinal só surge quando a pessoa está determinada enfrentar seus problemas, não podendo ser utilizada como um simples remédio que é ingerido para provocar o efeito esperado.
Como fazer o chá da planta ayahuasca:
A receita do Ayahuasca exige tempo, paciência e muito – muito – cuidado. Por responsabilidade, não vamos divulgar a receita do chá aqui. O ideal é você ir a um lugar em que ele é preparado e serviço com todos os cuidados e devidas precauções. Os xamãs demorar cerca de horas para preparar este chá, chegando há até um dia de preparo.
Cada centro de espiritualidade que oferece este chá tem certas regras que você deve cumprir. Alguns deles proíbem, por exemplo, que você entre no centro com drogas, pois boa parte deles tem como intenção livrar você dos vícios.
Fora as normas do regimento interno destes locais, há precauções que você deve tomar, como por exemplo comer alimentos leves antes de tomar o Ayahuasca.
Malefícios:
Os efeitos secundários mais frequentes da ingestão de ayahuasca são vômitos, náuseas e diarreia, que podem surgir logo após beber a mistura ou durante as alucinações, por exemplo.
Outros efeitos relatados incluem ainda suores excessivos, tremores, aumento da pressão arterial e aumento do batimento cardíaco.
Além disso, como é uma bebida alucinogênia, a ayahuasca pode causar alterações emocionais permanentes como excesso de ansiedade, medos e paranoia, que em casos extremos pode provocar a morte. Assim, embora não seja um bebida ilegal, não deve ser utilizada de forma leviana.