A avenca possui propriedades importantes, que favorecem a saúde humana de maneira complexa. A Avenca é uma designação de várias plantas da família Filicópsidas, também é chamada de avenca comum ou cabelo de vénus.
Apesar de estar bem adaptada em território brasileiro, a avenca é de origem europeia. Ela é um tipo de samambaia e mede entre 30 a 50 cm. O chá dessa planta é bastante utilizado pela população que já reconhece todos os seus benefícios.
Propriedades da avenca:
Apresenta diversas propriedades que ajudam a tratar diversos problemas de saúde, entre as suas principais propriedades estão a as suas ações: Antiinflamatórias, Adstringentes,
Depurativos, Antibacterianas, Antioxidantes, Balsâmicas, Emolientes, Estimulantes, Expectorantes, Laxantes, Sudoríferas e Tônicas. Agora que já conhece as propriedades desta planta, confira também Os benefícios da avenca para saúde:
Benefícios da avenca para saúde:
- Indicada para pessoas com dificuldade de urinar.
- Funciona como um leve sedativo natural.
- É muito útil no tratamento contra tosses, catarros, gripes, afecções bronquiais e rouquidão.
- Alivia a asma.
- Ajuda o aparelho respiratório a funcionar melhor.
- Acaba com a caspa.
- Reduz a temida queda de cabelo.
- Trata vários problemas na bexiga, no fígado, no baço e no pulmão.
- Alivia as incômodas dores menstruais e reumáticas.
- Regula a menstruação.
Como usar:
- A avenca atua como demulcente, possui efeito anti-inflamatório, béquico, mucolítico e expectorante.
- Serve como desintoxicante em casos de embriaguez, de ação galactogoga, anti-furfurácea, segundo alguns autores diaforético. adstringente, emoliente, diurético, emenagogo.
- Indicada para faringite, bronquite, catarros, asma, cistite, uretrite. Uso tópico para dermatite, estomatite, gengivite, periodontopatias, vulvovaginite.
- Usada como substituto do chá. Desde a Grécia Antiga usado para combater a queda de cabelo, triturado e misturado com azeite ou vinagre.
Como consumir a avenca:
Infusão: Para preparar o chá de avenca, deve-se ferver um litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) da planta. Desligue o fogo e rapidamente abafe a mistura por cerca de 10 minutos. Tome de 2 a 3 xícaras durante o dia, com intervalos menores que 12 horas.
Decocção: Ferva 100 gramas da planta seca em 1 litro de água mineral durante meia-hora. Desligue o fogo e coe o líquido. Este deverá ser aplicado em fricção diária no couro cabeludo, afim de acabar com a caspa e diminuir a queda de cabelo.
Além desses dois métodos, também podem ser preparados xaropes com a planta (ótimos para os casos de catarros, tosses, etc.) e tinturas.
Dicas para plantio:
- Garanta uma boa umidade no solo, sem encharcar, regando sempre que o solo apresentar-se muito seco;
- Mantenha as plantas longe da luz solar direta, mas não as submeta à sombra em demasia, pois isso facilita o surgimento de pragas e doenças;
- Evite o uso de inseticidas para combater pulgões e cochonilhas e adote a famosa calda de fumo, procurando aplicá-la sempre que suspeitar da ocorrência;
- Mantenha as plantas livres de folhas velhas e secas, cortando-as na base, para facilitar o surgimento de novas brotações;
- Faça adubações periódicas com adubo orgânico ou fertilizantes líquidos, mas sempre seguindo a orientação da embalagem do produto.