Astrágalo Tratar gripes e resfriados: veja 8 benefícios da raiz
A raiz do astrágalo é um dos remédios à base de plantas que podem ser úteis para qualquer pessoa. Além disso, o astrágalo é encontrado na região da China, Coréia, Mongólia e Sibéria. Utilizado como tônico na medicina natural chinesa, ele é apontado como um imunomodulador que age no aumento da resposta do sistema imunológico a determinados microrganismos, incluindo vírus, bactérias e protozoários.
Os chineses acreditam que sua ação se dá especialmente sobre as doenças degenerativas e ele é comumente usado como coadjuvante em quimioterapias. A raiz de astrágalo pode ser tomada regularmente como um preventivo durante a temporada de gripes e resfriados. Veja tudo sobre esta planta:
O que é astrágalo:
O astrágalo é uma planta medicinal que é muito utilizada para fortalecer o sistema imune, devido à presença de saponinas, que são substâncias ativas que fortalecem o organismo, além de diminuírem o risco de surgimento de várias doenças, como resfriados, problemas cardiovasculares e, até câncer.
Além disso, esta planta pode ainda ser usada para melhorar a sensação de falta de energia, reduzir o cansaço e para combater o estresse e o colesterol alto.
A parte do astrágalo utilizada para obter estes efeitos é sua raíz, que pode ser vendida seca para a preparação de chás ou sob a forma de tintura, cápsulas ou cremes, por exemplo.
Quais os benefícios do astrágalo?
O uso de astrágalo pode ter vários benefícios comprovados para a saúde, como:
- Reduzir o risco de câncer: devido à sua ação antioxidantes e à presença de saponinas e flavonoides, dimoinui o risco de câncer e pode até ajudar a diminuir o tamanho de alguns tipos de tumor;
- Controlar o açúcar no sangue: diminui a resistência à insulina, permitindo que o açúcar seja utilizado pelo corpo sem acumular no sangue;
- Diminuir o colesterol alto: com sua ação antioxidante evita o acúmulo de colesterol no corpo;
- Tratar gripes e resfriados: quando combinado com ginseng ou equinácea, tem potente ação antiviral que é capaz de eliminar os vírus responsáveis por estas doenças;
- Aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia: tem sido usado para aliviar efeitos como náuseas, vômitos e diarreia;
- Fortalecer o sistema imune: contém substâncias capazes de controlar células do sistema imune a funcionarem com maior eficácia;
- Diminuir inflamações, como artrite e doenças cardíacas: devido à composição em saponinas e polissacarídeos, esta planta reduz a inflamação e até ajuda na cicatrização de vários tipos de lesões;
- Prevenir contra doenças cardiovasculares, como pressão alta ou infarto: por ser muito rico em antioxidantes, o Astrágalo evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Além disso, esta planta é ainda utilizada na medicina chinesa para tratar outros problemas como herpes, HIV, eczemas e até para eliminar o acúmulo de líquidos. No entanto, estes efeitos não estão comprovados cientificamente.
Preço e onde comprar a astrágalo:
O astrágalo pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, sendo que seu preço varia de acordo com a forma de apresentação. No entanto, as cápsulas de 300 mg, que são as mais utilizadas, têm um valor médio de 60 reais, para uma caixa com 60 unidades.
Como usar:
Para obter os benefícios do astrágalo, a dose recomendada é de 500 mg, dividida em duas tomas diárias de 250 mg. Por isso, a forma mais confiável é utilizar as cápsulas. Porém, deve ser adaptada a cada pessoa e problema a tratar e, por isso, é importante consultar um médico ou um especialista em medicina tradicional chinesa, por exemplo.
Malefícios:
Os efeitos secundários desta planta medicinal são muito raros, especialmente quando utilizada dentro das dosagens recomendadas. No entanto, em alguns casos, pode surgir dor no estômago, diarreia ou sangramentos mais fáceis.
Quem não deve usar o astrágalo:
O astrágalo deve ser evitado por mulheres grávidas ou a amamentar. Além disso, deve ser usado apenas com indicação médica em pessoas com doenças autoimunes, como esclerose múltipla ou artrite reumatoide.
O uso desta planta pode ainda alterar o efeito de alguns remédios como a Ciclofosfamida, o Lítio e medicamentos imunossupressores, como Ciclosporina ou Daclizumab.