Astigmatismo: o que é, causas, sintomas e tratamentos
O astigmatismo é uma alteração visual. Ele pode resultar em uma visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, independente do grau da doença.
Somente quando os raios de luz passam para dentro dos olhos e se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do olho, as imagens transmitidas para seu cérebro por meio da visão são nítidas.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um erro refrativo comum, considerado como uma má formação, ou seja, a condição na qual o olho não foca a luz uniformemente sobre a retina (tecido sensível à luz na parte de trás do olho).
Pois a luz é refratada de forma diferente, dependendo de onde ela bate na córnea e passa pela bola do olho. Além disso, isto vai ocorrer porque uma córnea estende se para um formato irregular, ocasionando, como sua causa principal estão a irregularidade da córnea e o efeito de distorção da imagem.
Causas do astigmatismo:
Suas causas reais ainda são desconhecidas. Acredita-se que possa também estar relacionado a herança genética, pois é a causa mais comum. Além disso, outra hipótese é a ceratocone, quando algum problema faz com que a córnea fique na forma de um cone.
A ceratocone é bastante rara e grave, quando ela ocorre, o médico indicará lentes de contato ou cirurgia. O astigmatismo também pode ocorrer em conjunto com a hipermetropia ou a presbiopia.
Geralmente, aparece ao nascimento e sofre poucas alterações durante o desenvolvimento. Além disso, pode ainda surgir depois de um trauma ocular e comprometer a córnea após intervenção cirúrgica intraocular ou estar relacionado com outras doenças oculares, como ceratocone, por exemplo.
Coçar os olhos pode favorecer o aumento do astigmatismo, que pode estar associado à miopia, hipermetropia e presbiopia (vista cansada), mas nem sempre afeta os dois olhos.
Sintomas do astigmatismo:
Geralmente, o paciente poderá ter os seguintes sintomas e ações:
- Apertar os olhos para enxergar;
- Astenopia: o conjunto de sintomas oftalmológicos;
- Olhos lacrimejantes;
- Cefaleia;
- Dor nos olhos;
- Dificuldade para enxergar durante a noite;
- Dores de cabeça;
- Fotofobia;
- hipermetropia conjuntival (olhos vermelhos);
- Sensação de ardor nos olhos;
- Vista cansada;
- Visão dupla;
- Visão turva ou distorcida em todas as distâncias.
O astigmatismo também pode ser assintomático, principalmente nas crianças. Já os adultos podem ter leve.
Tratamento do astigmatismo:
Tal como dissemos a maior parte das formas de astigmatismo são fáceis de tratar. Além disso, você tem várias opções de correção. Algumas destas incluem:
- Óculos;
- Lentes de contato;
- Cirurgia LASIK;
- Lembre-se de que quando se trata de correção de visão para o astigmatismo, nem todas as opções são iguais;
- Se tiver mais de 40 anos poderá necessitar de lentes multifocais ou bifocais;
- Fale com o seu oftalmologista sobre qual a opção que é melhor para você e para o seu estilo de vida.