Ashwagandha ajuda a diminuir o colesterol: veja os benefícios da planta
A ashwagandha é uma planta que vem ganhando destaque e está sendo adotada por diversas pessoas que estão dispostas a desfrutar dos benefícios da natureza. Além disso, você pode não saber, mas ela pode contribuir e muito para você se sentir melhor, por isso, conheça a partir de agora um pouco mais sobre essa planta.
O que é ashwagandha?
Além disso, a ashwagandha ou Withania somnifera é uma planta que pertence à familia das solenáceas, tal como o tomate, e tal como este também tem frutos vermelhos e flores amarelas – mas são as suas raízes que são usadas para fins medicinais
A raiz e bagas da ashwagandha são utilizadas para fins medicinais. No entanto, devemos reconhecer que as informações atuais não são suficientes para julgarmos se ela é eficaz ou não, mas o consumo equilibrado é reconhecido como seguro.
Ela se enquadra no grupo de plantas adaptógenas e pode te beneficiar para uma melhor adaptação e ainda oferecer um melhor suporte diante de condições adversas de temperaturas e efeitos externos. Essa planta também pode reduzir os impactos oferecidos pelo estresse.
Benefícios da ashwagandha para saúde:
Além disso, a ashwagandha pode ser usada em alguns casos para completar o tratamento do câncer, uma vez que torna as células cancerígenas mais sensíveis à radioterapia ou quimioterapia.
Portanto, ela possui efeitos na saúde que já foram comprovados pela medicina atual. Rica em diversos compostos químicos e nutrientes, a raiz da planta costuma ser a parte mais utilizada para o desenvolvimento medicinal.
- Aumenta o desejo sexual;
- Reduz o cansaço físico;
- Aumenta a força muscular;
- Melhora os níveis de energia;
- Estimula o sistema imune;
- Controla os níveis de açúcar no sangue;
- Reduz o colesterol alto;
- Combate a insônia;
- Auxilia no combate aos efeitos do estresse;
- Melhora o aprendizado, a memória e o tempo de reação;
- Reduz a ansiedade e a depressão, sem causar a tontura típica de tratamentos;
- Auxilia no combate à degeneração cerebral (como no caso do Alzheimer);
- Estabiliza o açúcar no sangue;
- Possui efeito anti-inflamatório;
- Melhora o desempenho sexual para homens e mulheres;
Como usar a ashwagandha?
Você pode consumir a ashwagandha em chás, caso queira desfrutar do sabor amargo e também do poder termogênico que essas bebidas oferecem. Uma dica é combinar a planta junto a outras ervas, para que assim o sabor singular possa ficar menos evidente.
Além disso, caso queria apenas desfrutar dos possíveis benefícios oferecidos pela ashwagandha, você poderá encontrar a planta em versões de comprimidos.
Portanto, se consumir o comprimido no período matinal, você poderá desfrutar do efeito energético durante todo o dia, mas se desejar consumir a noite, afirma-se que poderá dormir melhor.
As partes que podem ser utilizadas do ashwagandha são as raízes e as folhas que podem ser usadas em:
- Cápsulas: Tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, à refeições;
- Extrato fluido: Tomar de 2 a 4 ml (40 a 80 gotas) com um pouco de água, 3 vezes ao dia para combater insônia, repor o ferro e combater o estresse;
- Decocção: Tomar 1 xícara de chá feita com 1 colher de raiz seca em 120 ml de leite ou água fervida. Repousar por 15 minutos e tomar morno para combater o estresse e o cansaço.
Em qualquer caso é sempre importante consultar um médico ou um especialista em plantas medicinais para adequar o uso do ashwagandha ao problema a tratar.
Contraindicações e Malefícios:
Apesar de ser considerada de uso seguro, é a planta não é recomendada no caso de hipertireoidismo ou gravidez e, em altas doses, pode causar problemas intestinais e efeito hipnótico, embora seja raro.