A ascite também conhecida popularmente de barriga d’água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. Ela não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente doença no fígado, mas também pode ser doença dos rins, tumores malignos ou até mesmo do coração.
Quando o volume de líquido é muito, o intestino fica literalmente boiando dentro do abdome e a pessoa apresenta perceptível aumento do volume abdominal. Além disso, em alguns casos, pode ser tão volumosa, que a pessoa apresenta uma distensão do abdominal semelhante às grávidas em fase final de gravidez.
Causas da ascite:
Não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.
Sintomas da ascite:
Os sintomas estão ligados com o volume de líquido no interior do abdome. Além disso, no início, geralmente a ascite não apresenta sintomas claros, entretanto, em caso de ascite volumosa, podem ocorrer sintomas como:
- Dor no abdômen;
- Inchaço e crescimento da barriga;
- Dificuldade em respirar;
- Náuseas;
- Ganho de peso sem razão aparente;
- Sensação de peso e pressão no abdome;
- Perda de apetite;
- Vômitos.
Tratamentos:
Quando dificulta o sistema respiratório ou a alimentação pode ser realizada uma técnica chamada de paracentese terapêutica, método este, realizado para remover os fluidos que existentem dentro da cavidade peritoneal.
Se a causa for um problema hepático, ou qualquer outro que faça subir a pressão arterial, é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas, e gerenciar a ingestão de sal.