As especiarias que ajudam a ser mais esperto de forma simples e eficaz, pois todos esses ingredientes são saudáveis e 100% naturais, sendo assim, não possuem efeitos colaterais. Além disso, uma nutrição adequada desempenha um papel fundamental no funcionamento do cérebro pois o que você come influencia a capacidade cognitiva. Caso não acredite, lembre-se dos tempos que você chegou na escola sem comer. Você aprendeu mesmo? Certamente a resposta é “não”.
Para ser mais esperto, você tem que comer equilibrado e adicionar essas especiarias que, além de proporcionar um sabor requintado aos pratos, o ajudarão a melhorar sua memória e capacidade intelectual.
Especiarias que ajudam a ser mais esperto:
1. Cúrcuma:
A curcumina contém um produto químico que reduz as placas no cérebro que estão relacionadas à doença de Alzheimer e a torna uma das especiarias que ajudam a ser mais esperto. Também melhora a memória e tem efeitos antidepressivos.
2. Tomilho:
Os óleos voláteis presentes no tomilho aumentam os níveis de ácidos graxos ômega 3 no cérebro, o tornando uma das especiarias que ajudam a ser mais esperto. Isso ajuda na proteção do cérebro contra doenças relacionadas à idade, declínio cognitivo ou demência. Também melhora a aprendizagem e a memória. O tomilho também ajuda o desenvolvimento de células cerebrais.
3. Orégano:
O orégano está entre as especiarias que ajudam a ser mais esperto, pois neutraliza os radicais livres graças à sua alta concentração de antioxidantes. Ele ajuda na redução da ansiedade, melhora o aprendizado e a concentração. Além de consumi-lo, você pode usar óleo essencial de orégano para aliviar o estresse e acalmar os nervos.
4. Alecrim:
O alecrim combate os radicais livres no cérebro, protege contra acidentes vasculares cerebrais e doenças neurodegenerativas. Também reverte o dano das células nervosas e melhora a função cerebral aumentando a circulação de sangue para essa área, por isso está entre as especiarias que ajudam a ser mais esperto.
5. Sálvia:
A sálvia melhora a memória, a capacidade cognitiva e ajuda a interromper o dano causado pelos radicais livres e é por isso que é excelente para ajudar no tratamento de distúrbios neurológicos.
6. Pimenta Preta:
Em geral, todos os tipos de pimenta funcionam como especiarias que ajudam a ser mais esperto e ajudam no aumento da função cognitiva graças à piperina, que aumenta as beta-endorfinas, uma espécie de neurotransmissores que melhoram o humor e promovem a sensação de relaxamento.
7. Canela:
A canela contém compostos que ajudam na prevenção da doença de Alzheimer. Também ajuda na prevenção do inchaço das células cerebrais, o que reduz as complicações relacionadas a lesões cerebrais traumáticas e acidentes vasculares cerebrais, por isso, ela é uma das especiarias que ajudam a ser mais esperto.
8. Noz-moscada:
A noz-moscada está entre as especiarias que ajudam a ser mais esperto, pois ajuda no mantimento do cérebro ativo graças à myristicina, um composto que melhora a memória e inibe uma enzima que contribui para a doença de Alzheimer.
A noz-moscada reduz o estresse e a fadiga, promove a clareza mental, mas deve ser consumida com moderação, pois pode causar náuseas, vômitos, euforia, palpitações e alucinações.
9. Óleo de cravo:
O óleo de cravo é um estimulante mental e diminui o estresse oxidativo, elimina toxinas e melhora a saúde celular. O óleo de cravo lhe ajuda a manter-se mais atento e enérgico. Também pode reverter os déficits de aprendizagem e melhorar a memória.
10. Manjericão:
O manjericão é útil para reduzir o dano cerebral devido à diminuição da circulação cerebral e é uma das especiarias que ajudam a ser mais esperto. Também ajuda o corpo a responder melhor o estresse.