Plantas medicinais

Artemísia Ajuda no controle da asma: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
benefícios da artemísia

A artemísia possui ricas propriedades que favorecem e auxiliam na boa saúde do organismo. Com ação terapêutica conhecida desde a Idade Média, a artemísia se popularizou como remédio caseiro para prevenir enxaquecas e controlar dores de cabeça crônicas.

benefícios da artemísia

Mas poucas pessoas sabem todos os benefícios que essa planta pode nos trazer. A artemísia é uma erva muito conhecida desde tempos super antigos por suas propriedades medicinais. Existem registros que sugerem sua utilização até mesmo pelos egípcios e sabe-se que Hipócrates, o pai da medicina, a prescrevia para tratar anemia, cólicas menstruais, reumatismo e dores de estômago.

Geralmente consumida em forma de chá, esta planta também é bastante utilizada pelas mulheres no tratamento de problemas do aparelho urogenital.

Propriedades da artemísia:

Essas são as principais propriedades medicinais desta erva:

  1. Anti-inflamatória;
  2. Anti-anêmica;
  3. Analgésica;
  4. Anti-epilética;
  5. Antimalárica;
  6. Depurativa;
  7. Cicatrizante;
  8. Digestiva;
  9. Estimulante;
  10. Repelente;
  11. Tônica.

Agora que você já conhece as suas propriedades medicinais, conheça também os benefícios para saúde.

Quais os benefícios da artemísia?

  1. Esta erva é ideal para combater indigestão, diarreia, gases, náuseas e azia.
  2. Além disso, a erva tem uma função muito importante no organismo feminino, isto é, combate os sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM).
  3. Ajuda no controle da asma;
  4. Ajuda em problemas renais e anemia;
  5. Previne o câncer de mama.

Onde encontrar a artemísia:

É possível comprar as mudas desta planta em lojas de produtos de jardinagem, feiras livres e no jardim botânico. As folhas para serem consumidas em forma de chá ou tempero podem ser encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais mas sempre que comprar esta planta para usar em forma de chá, deve-se verificar seu nome científico na embalagem do produto.

Uso na culinária:

Embora tenha um gosto muito amargo, já foi utilizada na culinária europeia para fazer bolinhos, linguiças, saladas e outros pratos. É acrescentada a cervejas, vermutes e absintos.

Como usar artemísia?

  1. Evitar Cólicas Menstruais: Infusão de uma colher (chá) de folhas em uma xícara de chá de água quente. Cubra de deixe macerar por 5 minutos. Tome 2 a 3 xícaras (café) ao dia.
  2. Aliviar Espasmos: Faça decocção de uma colher (sopa) das raízes em meio litro de água. Ferva durante 15 minutos. Tome meia xícara quatro vezes ao dia.
  3. Tratar Convulsões: Misture 20 miligramas de pó de raiz seca a um pouco de açúcar. Faça de hora em hora aumentando a dose até 100 miligramas.
  4. Curar Epilepsia: Misture 150 miligramas de pó de raiz seca em 30 gramas de açúcar. Tome quatro vezes ao dia.
  5. Melhor a Digestão: Coloque em infusão, um litro d’água fervente, uma colher (sopa) de Artemísia e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Tome uma xícara três vezes ao dia.
  6. Repelir Traças: A planta também serve como repelente de traças, para isso basta colocar raminhos secos nos armários e estantes.
artemísia

Contraindicações:

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumi-la. Não ingerir crua e pode ser tóxica se consumida acima da dosagem. Seu uso deve ser moderado e é conveniente consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento à base de artemísia.

Sair da versão mobile