Aroeira faz bem para a pele: veja os benefícios do fruto
A Aroeira é uma árvore de pequeno porte e que tem muitas propriedades em suas folhas e cascas, sendo usada para várias aplicações, sendo na forma de chá ou compressas, suas flores atraem abelhas e outros polinizadores.
Seus frutos atraem pássaros e também podem ser usados na alimentação, em saladas (o frutinho vermelho é chamado de pimenta-rosa, tem sabor peculiar, levemente picante e adocicado.
No entanto, existem vários tipos de Aroeiras, como a mansa, brancas, do campo, lentisco, raseteira e bravas – algumas causam efeitos adversos e negativos, como urticária, edemas e eritemas.
Propriedades:
A Aroeira conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. A planta também conta com flavonoides que tem forte ação antioxidante e por isso combatem os radicais livres, protegem o cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea. Já as saponinas são substâncias com um efeito anti-inflamatório que contribui para o controle do colesterol, entre ouros benefícios.
Ela tem propriedades capazes de combater diarreia, corrimento vaginal, contribui para o aumento do fluxo menstrual, combate fungos e bactérias, tem ação adstringente, é balsâmica, diurética, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária e anti-inflamatória.
Quais os benefícios da aroeira?
- O chá desta planta pode ser usado para tomar banho e curar afecções de pele e diminuir as dores do reumatismo.
- Tradicionalmente usa-se a aroeira para controle da febre, isto se daria devido a sua ação anti-inflamatória em geral.
- A espécie de aroeira Schinus terebinthifolia tem uso tradicional contra infecções nas genitálias devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Pode ter resultados positivos em uma variação de doenças, como:
- Diminui a Temperatura do Corpo,
- Auxilia o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis,
- Previne infecções vaginais,
- Alivia a tosse e a bronquite,
- Combate o reumatismo e a artrite,
- Auxilia na higienização pós-parto,
- Combate a diarreia,
- Auxilia na cicatrização da pele,
- Auxilia no tratamento da gota,
- Combate dores ciáticas.
Como fazer o chá de aroeira:
O preparo correto diz que é preciso adicionar 100 gramas do pó das cascas de Aroeira em 1 litro de água fervente, tomando 3 ou 4 colheres de sopa ao dia. A recomendação é não usar açúcar e sim adoçante em casos extremos. Mel também pode ser usado.
Também há a possibilidade de se fazer a decocção de um litro de água com 3 ou 4 pedaços da casca desta planta por 15 minutos e, depois de frio, deixar na geladeira e beber durante o dia. Já para o uso externo, usado em banhos, é ideal usar o líquido morno. Ele é feito com o cozimento de um litro de água com 25 gramas da casca da planta.
Contraindicações:
A aroeira pode ter efeito purgativo e também laxativo. Além disso, ela pode levar a reações alérgicas na pele ou mucosas.