O angico é uma planta muito medicinal para tratar diversas condições de saúde. Além disso, é o nome comum de diversas espécies arbóreas nativas da América Tropical e Subtropical.
Uma grande parte dos deles são brasileiros uma árvore de boa madeira usada na construção civil, resistente a fungos e insetos por ser amarga. Mas, eles também têm uso medicinal, ainda que não comprovado cientificamente, com vasta experiência empírica.
O que é angico?
Com o nome de angico são designadas espécies arbóreas dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da sub-família Mimosoideae. Além disso, são exemplos as espécies abaixo:
- do-cerrado (Anadenanthera falcata; Leguminosae – Mimosaceae)
- branco-liso (Anadenanthera colubrina; Leguminosae – Mimosaceae)
- vermelho (Anadenanthera macrocarpa; Leguminosae – Mimosaceae)
- Parapiptadenia rigida
Benefícios do angico:
O uso deles na medicina popular é feito através da extração dos princípios ativos curativos pela casca ou pela goma (resina), por infusão, xarope, maceração ou tintura. Além disso, a casca deles é rica em taninos, mucilagens e alcaloides que têm ação medicinal hemostática, depurativa, adstringente, cicatrizante e emulsificante peitoral sendo muito indicada para tratar:
- Tosses, coqueluche;
- Doenças sexuais, problemas uterinos;
- Contusões;
- Reumatismo;
- Proteção ao fígado e depuração.
Como fazer o chá de angico:
INGREDIENTES:
- 1 colher de sopa da casca de angico
- 1 litro de água
- Açúcar ou mel para adoçar
MODO DE PREPARO:
- Para preparar esse chá de casca de angico , ferva a água, acrescente as cascas despedaçadas, deixe ferver por 5 minutos.
- Retire do fogo, abafe e aguarde mais 5 minutos.
- Além disso, coe para usar. Adoçar é opcional.
Malefícios:
Ele é considerado um tanto tóxico ao homem e também para animais. Além disso, sua folhas e sementes são classificadas como alucinógenas. Além disso, em determinadas pessoas, a utilização dessa planta pode ocasionar mucosas na região da boca e escoriações no septo nasal.