Alimentos ricos em vitamina B6: Para que serve, benefícios e malefícios
Os alimentos ricos em vitamina B6 que devemos incluir em nosso cardápio, pois, a vitamina B6 também conhecida como piridoxina compõe o complexo B. Além disso, são necessários para o funcionamento adequado de mais de sessenta enzimas e essencial para a síntese normal do ácido nucleico e das proteínas.
Entre outras, a principal função metabólica dessa vitamina é como coenzima. Além disso, isso significa que ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos.
Por ser multifuncional, os alimentos ricos em vitamina B6 contribui para a manutenção da saúde e da boa forma, auxiliando o organismo na produção de anticorpos e fortalecendo o combate às diversas infecções e doenças. Além disso, a vitamina ajuda no processo de liberação de certos hormônios que estão relacionados à qualidade do sono e ao bem-estar por parte do nosso sistema nervoso.
Os alimentos ricos em vitamina B6 ainda participam de funções relacionadas ao coração, ajudando a diminuir os níveis de homocisteína. Além disso, prejudica o bom funcionamento das artérias, e combatendo o surgimento de coágulos sanguíneos que muitas vezes bloqueiam os nossos vasos de sangue.
Quantidade de vitamina B6 que deve ser consumida por dia:
Para garantir a ingestão diária dessa vitamina, é fundamental certificar-se de incluir alimentos que contém cromo na dieta. Além disso, mas antes vejamos qual é a necessidade para cada pessoa.
- O a 6 meses: 0,1 mg;
- 7 a 12 meses: 0,3 mg;
- 1 a 3 anos: 0,5 mg;
- 4 a 8 anos: 0,6 mg;
- 9 a 13 anos: 1 mg;
- Adolescentes de 14 a 18 anos: 1,3 mg para rapazes e 1,2 mg para moças;
- Adultos de 19 a 50 anos: 1,3 mg;
- A partir de 51 anos: 1,7 mg para homens e 1,5 mg para mulheres;
- Grávidas de todas as idades: 1,9 mg;
- Mulheres amamentando de todas as idades: 2 mg.
Alimentos ricos em vitamina B6:
1. Frango:
No Frango conseguimos encontrar grandes quantidades, em quase todos os seus cortes. Além disso, para melhor manutenção da vitamina no alimento, o cozimento é o mais adequado método de preparo para conservar os nutrientes.
2. Avelã:
A Avelã é outra boa opção de alimentos ricos em vitamina B6. Pois, a cada 100g do seu consumo contém cerca de 0,41 mg.
3. Alho:
O Alho é uma erva muito utilizada como tempero de alimentos e como medicamento natural, trazendo os seguintes benefícios para a saúde. Além disso, o alho é uma boa opção de alimentos ricos em vitamina B6 sendo que em apenas 6 dentes de alho contém cerca de 0,22 mg.
Espinafre:
O Espinafre é um dos alimentos ricos em vitamina B6, minerais e antioxidante. Além disso, sendo que, fornece uma boa quantidade dessa vitamina , a cada 100g contém cerca de 0,17 mg de vitamina B6.
4. Carne:
Pode ser encontrado em carnes comuns e versáteis. Além disso, peru, carne bovina e carne de porco, são excelentes fontes dessa vitamina.
As carnes são fáceis de incorporar em sua dieta através de receitas e sanduíches, mesmo simples como lanches, o aumento da ingestão dessa vitamina é simples e eficaz através do consumo de carne.
5. Legumes:
Além disso, a maioria dos vegetais geralmente contêm níveis razoáveis, mas existem alguns vegetais que são ricos.
6. Peixe:
Tal como acontece com as carnes, certos tipos de peixes são ricos. Além disso, Bacalhau, salmão, linguado, truta, atum e anchova são apenas alguns exemplos de peixes que contêm altos níveis dessa vitamina e pode ser parte de uma dieta saudável e equilibrada.
7. Nozes e sementes:
Nozes, sementes de girassol, avelãs e castanhas contêm 0,6 mg em uma porção de 6, são fontes de alimentos ricos em vitamina B6 e pode ser consumido como um lanche ou adicionado a receitas populares.
Outros alimentos ricos:
- Peru;
- Abacate;
- Ameixas secas;
- Alho;
- Pistache;
- Costela;
- Avelãs.