Alcaçuz combate prisão de ventre: veja os benefícios da planta
O alcaçuz tem sido valorizada pelo efeito profundo e positivo que ela tem no sistema digestivo. Além disso, o alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) tem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios. Seu uso medicinal é relatado em papiros egípcios, comprovado através de diversos estudos, especialmente quanto aos tratamentos de fígado, suprarrenais, úlceras pépticas e desequilíbrios hormonais.
O que é alcaçuz?
O alcaçuz é uma planta medicinal, também conhecida como Glicirriza, Salsa, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce, muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios.
O nome científico desta planta é Glycyrrhiza glabra e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.
Propriedades do alcaçuz:
As propriedades desta planta incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, anti-séptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.
Quais os benefícios do alcaçuz?
Esta planta serve para ajudar no tratamento de:
- Abcessos;
- Bronquite;
- Catarro;
- Conjuntivite;
- Espasmos;
- Feridas;
- Furúnculos;
- Gota;
- Prisão de ventre;
- Resfriado;
- Úlceras gástricas.
Modo de uso:
A parte utilizada desta planta é a sua raiz.
Chá: colocar 10 gramas de raiz desta planta em 1 litro de água e ferver durante 10 minutos. Deixar esfriar e beber 3 xícaras diariamente.
Malefícios:
Os efeitos colaterais desta planta incluem retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, diminuição da concentração de potássio no organismo, dor abdominal, dor de cabeça e dificuldade respiratória.
Contraindicações:
Esta planta está contraindicado para grávidas, mulheres em fase de lactação e pacientes com anemia, pressão alta, glaucoma, problemas cardíacos ou que usam anticoncepcionais orais e remédios para reposição hormonal.
Evite o uso do Alcaçuz se estiver em período de gestação ou lactação. Não ministrar o Alcaçuz em crianças ou em pessoas portadoras de anemia, glaucoma ou hipertensão.
Se o paciente em questão estiver fazendo uso de medicamentos contraceptivos ou repositores hormonais também deve suspender o uso.
Em hipótese alguma ingira o chá em excesso. Efeitos colaterais como dor de cabeça, retenção de líquidos, dor abdominal, insuficiência respiratória, concentração de potássio no organismo e hipertensão podem surgir.