A alamanda é uma flor amarela, vistosa e que enche os olhos. Certamente você já deve ter se deparado com uma dessas por aí. Trata-se de uma planta de flor grande, espécie da família das Apocynaceae.
Ela é uma trepadeira arbustiva, ornamental e lactescente com folhas verticiladas que também tem propriedades de cura. Para muitos, ela é conhecida como alamandas amarela, alamandas de flor grande, dedal-de-dama ou, simplesmente, alamanda. Seu nome oficial é Allamanda cathartica L., uma espécie da família Angiospermae, nativa do Brasil e cultivada no mundo todo.
Propriedades da alamanda:
Estas são os principais componentes químicos desta flor que muito beneficia a nossa saúde: Cumarina, Éter metílico, Lactonas iridoides, Plumericina, Isoplumericina, Allamandina. Confira agora alguns benefícios da alamanda:
Age como repelente natural:
Como a alamanda tem princípios tóxicos e venenosos descobriu-se que é muito eficiente no combate a pragas de jardim, como cochonilhas e pulgões.
Fazer uma chá das folhas picadas com água quase fervendo, esperar esfriar e com um aspersor borrifar as plantas atacadas. Não usar recipientes de uso para alimentos, colocar luvas na hora de cortar as folhas e esperar um dia sem sol ou após o entardecer.
Combate tumores no figado:
A parte que é usada com propósitos medicinais é a casca ou a seiva da casca. Seu chá tem efeito purgativo, pode ser usado para combater tumores do fígado e vermes intestinais.
Previne cólicas:
A alamanda também pode ser utilizada no combate a moléstias do baço, intoxicação saturnina, cólicas dos pintores ou cólicas de chumbo.
Como usar a alamanda:
- Ela pode ser aplicada diretamente na pele e regiões doentes;
- Fazer o chá com as folhas, mas não tomar muito sob risco de vomito excessivo (É tóxica se tomar muito);
- Colocar as cascas no sol e depois passar pelo corpo como febrífuga (os índios que fazem isso e pode ser visto como uma crença);
- Fazer o chá fraco, se for usar internamente, com as folhas.
Como fazer o chá de alamanda:
- Para preparar o chá da alamanda, separe uma xícara de água e uma pequena porção da casca seca da planta.
- Ferva a água. Quando ela estiver em ebulição, acrescente a parte de planta e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
- Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e ingira.
Contraindicações e Malefícios da alamanda:
A planta inteira é considerada tóxica, particularmente o látex (espécie de leite que sai de suas folhas) que tem os efeitos mais fortes. Em alguns lugares, é utilizada para fins terapêuticos pelo seu efeito purgante.
A ingestão em excesso pode causar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, os pacientes podem sofrer choques provocados pela perda de líquido no organismo.