Dicas de Saúde

Água inglesa: o que é, benefícios e malefícios

agua inglesa beneficio

A água inglesa nada mais é que um fitoterápico composto por uma seleção de ervas amargas, tais como a quina-amarela, centáurea menor, carqueja, losna, camomila-vulgar, calumba, entre outras. Por essência, essa bebida natural é usada para abrir o apetite e tonificar o sistema digestivo, no entanto há muitas outros ganhos à saúde, que a ingestão da água inglesa pode trazer.

Água inglesa: o que é, benefícios e malefícios
beneficios da agua inglesa

Este remédio é composto por extratos de plantas medicinais que apresentam princípios ativos amargos que agem sobre a mucosa do aparelho digestivo, estimulando a produção de suco gástrico e que apresentam propriedades digestivas e estimuladoras do apetite.

Além disso, ela é popularmente usada como um purificador do útero, para ajudar a limpar o organismo e o útero de substâncias que possam impedir ou dificultar a gravidez, porém esta aplicação não vem indicada na bula da água inglesa.

Benefícios da água inglesa:

As principais indicações da água inglesa são para distúrbios do ciclo menstrual ( atrasos, escapes entre outros), cólicas, ausência de menstruação, corrimento e sintomas relacionados a isso, irregularidades no fluxo menstrual e até mesmo em sintomas da menopausa. Para as treinantes é um ótimo aliado, principalmente por regular o ciclo e ajudar na estabilidade das taxas hormonais.

Mulheres que tomaram anticoncepcional por muitos anos podem apresentar o endométrio fino. Esse fato dificulta a implantação do embrião. Age na eliminação do acumulo de anticoncepcional, age melhorando a condição do endométrio e assim aumentando as chances do embrião se implantar.

Tem atuação benéfica em casos de aborto, cistos nos ovários, infecções uterinas e principalmente em casos de endometriose.

A água inglesa serve para auxiliar na má digestão e na falta de apetite. Serve também para fazer uma limpeza hormonal no organismo.

Os extratos de plantas amargas provocam mais acidez estomacal. Isso auxilia no caso de pessoas com má digestão, porque aumentando a quantidade de suco gástrico. O estomago irá digerir os alimentos com mais facilidade.

Combate a falta de apetite, pois as ervas amargas contidas no medicamento agem um pouco antes das refeições no suco gástrico, proporcionando uma sensação de estômago vazio e de fome. O sabor não é agradável, mas compensa pelos benefícios que ela pode trazer para seu organismo.

Como usar água inglesa:

Deve ser utilizada via oral, com a ingestão de 30ml do líquido antes das refeições.

Malefícios:

Apesar de ser um medicamento fitoterápico, o uso excessivo e abusivo da água inglesa poderá causar alguns efeitos colaterais. Entre eles estão:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Desmaios;
  • Vermelhidão na pele;
  • Distúrbios da visão;
  • Ouvido zunindo;
  • Espasmos;
  • Gastroenterite.
Água inglesa: o que é, benefícios e malefícios
agua inglesa o que e

Contraindicações:

Devem evitar o consumo: as gestantes, lactantes, pessoas com intolerância a qualquer dos compostos do medicamento, pessoas que têm úlceras estomacais, gastrite, colite, hiperacidez estomacal, síndrome do intestino irritável, mal de Parkinson, epilepsia, refluxo, doença do fígado e enfermidade de Crohn.

Esperamos que vocês tenham gostado do textos de hoje e tirado todas as suas dúvidas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.