Adelfa faz bem para o coração: veja os benefícios da planta
A adelfa é uma planta de arbustos que pode alcançar alturas de até cinco metros, possui propriedades muito benéficas para saúde geral de todo corpo. Além disso, ela também é conhecida pelos nomes de rosa laurel ou trinitária, é uma planta nativa da área mediterrânea que se estende à China.
O caule da planta é rígido e de cor verde acinzentada, possui um grande número de ramos que crescem de forma ascendente sem qualquer ordem precisa. Além disso, a folha é de tipo laceolada que contém uma característica meio branca no meio que divide a folha em duas partes idênticas.
A adelfa é uma flor rosa que pode variar em tons de branco. Cresce em aglomerados no final dos ramos. Sua floração é muito abundante e começa no verão. Além disso, o fruto da planta é dado após a floração, é uma vagem dupla que é muito rica em sementes. Esta planta geralmente cresce nas proximidades de margens de água, geralmente rios.
Além disso, nesta planta, as partes de interesse medicinal são as folhas, que podem ser coletadas ao longo do ano.
Para que serve a adelfa:
Os glicosídeos da adelfa têm efeitos tônicos na musculatura do coração. Em doses baixas, ela ajuda a fortalecer o coração e controlar a freqüência cardíaca. As substâncias desta planta podem ser sintetizadas e utilizadas na indústria farmacêutica.
A adelfa também tem um forte efeito diurético, embora geralmente não seja usado para este propósito. Além disso, seu uso doméstico não é recomendado devido aos altos riscos envolvidos. Geralmente, é uma planta para uso ornamental em muitas casas, onde é preciso tomar cuidado para que as crianças mais novas não a consumam.
Pesquisas recentes o designaram como um possível tratamento para o câncer de pele. Embora isso ainda esteja em discussão e não há evidências sólidas a este respeito.
Malefícios:
Se consumido, os primeiros sintomas geralmente são dores de estômago severas acompanhadas de vômitos. Além disso, embora existam poucos registros de morte por intoxicação, a gravidade de seus sintomas pode ser um risco de hospitalização.
Na presença de intoxicação pela adelfa, é importante monitorar a freqüência cardíaca da pessoa afetada e fornecer medicamentos que ajudem a estabilizar o corpo.