A açucena é o nome que damos a diversas plantas das famílias botânicas Amaryllidaceae e Liliaceae – todas lindas, exuberantes, de cores fortes e aromáticas. Além disso, estas flores são também chamadas de tulipas tropicais pois, como suas primas do frio, seus bulbos podem ser incentivados a florescer fora de época caso passem um tempo no escuro e em baixa temperatura.
O que é açucena?
A açucena é uma planta ornamental da família das Aloeaceae, cultivada em jardins do mundo inteiro. Além disso, a planta bulbosa possui folhas ensiformes e lineares, e é considerada um dos verdadeiros lírios. No entanto, ao contrário desses, possui uma roseta basal de folhas que estão presentes no inverno, mas que morrem durante o verão.
Chegando até os dois metros de altura, a planta surge no final da primavera e suas flores perfumadas nascem no verão com pétalas grandes, de coloração branca, sendo vermelhas amareladas na base.
Benefícios da açucena para saúde:
Além disso, essa planta possui diversas propriedades medicinais podendo ser usada tanto em tratamentos contra dores como em casos de úlceras e mancha cutânea.
Exatamente por sua versatilidade de propriedades a açucena é muito usada pela indústria farmacêutica. Até mesmo as pétalas oferecem benefícios medicinais, estudos realizados comprovaram que essas pétalas quando embebidas em aguardente oferecem propriedades antissépticas.
- Antifúngica;
- Previne o Câncer, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir;
- Trata asma;
- Trata dor de ouvido;
- Excitante;
- Trata impotência sexual;
- Trata infecção intestinal;
- Abaixa a pressão alta;
- Ajuda tratar doença respiratória
Como usar açucena?
Os benefícios da açucena podem ser alcançados com as pétalas e com o bulbo. Além disso, o bulbo é usado para fazer uma cataplasma emoliente que deve ser aplicado sobre as manchas, queimaduras e contusões.
Etapas:
- Em primeiro lugar, para preparar, cozinhe o bulbo no leite e amasse em seguida.
- Em seguida, misture com banha de porco e em seguida aplique.
Além disso, as pétalas das flores podem ser usadas para ajudar na cicatrização de feridas. Para isso, ferva as pétalas em aguardente e aplique sobre as feridas que deseja acelerar a cicatrização.
Portanto, quando embebidas em azeite de oliva, as pétalas são eficazes ainda no tratamento de pequenas queimaduras, eczemas, dores de ouvido, úlceras, entre outras afecções da pele.
Contraindicações:
Não foram encontradas contraindicações relacionadas ao consumo de açucena, no entanto, recomendamos que você sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento.