Açúcar de coco: Como é feito, propriedades, benefícios e tipos
O açúcar de coco contém vários benefícios para saúde, pois contém baixo teor de frutose , baixo índice glicêmico, minerais e antioxidantes em comparação com o açúcar branco normal, que auxiliam na prevenção e tratamento de diversos problema.
Como é feito açúcar de coco?
O açúcar de coco vem de coqueiros que crescem em áreas tropicais e subtropicais. A seiva é colocada em uma grande panela wok, aquecida, e uma espuma que se forma no topo do líquido é totalmente removida.
A seiva eventualmente começa a mudar de cor de translúcida para marrom escuro. Ele é vendido em formas diferentes, mas é mais comumente encontrado granulado, assim como o açúcar de cana.
Propriedades do açúcar de coco:
Tamanho da dose: 1 colher de chá
- 15 calorias;
- 0 g de gordura total;
- 0 mg de sódio;
- 4 g de carboidrato;
- 0 g de fibra;
- 4 g de açúcar;
- 0 g de proteína.
Uma colher de chá de açúcar de coco tem 15 calorias e 4 gramas de açúcar, os mesmos dados nutricionais de uma colher de chá de cana ou açúcar branco refinado.
Benefícios do açúcar de coco:
1. Baixo índice glicêmico:
O açúcar do coco contém uma fibra chamada insulina, que é conhecida por retardar a absorção de glicose.
2. Rico em nutrientes:
Contendo cerca de 16 calorias e quatro gramas de carboidratos por colher de chá, o açúcar de coco pode não diminuir sua ingestão de calorias.
O açúcar branco regular é o que chamamos de calorias vazias’, o que significa que não contém nenhum nutriente. O açúcar de coco, por outro lado, é rico em antioxidantes , ferro , cálcio e potássio.
3. Menos frutose:
A frutose é uma variante do açúcar que é rapidamente convertida em gordura pelo nosso corpo. A frutose não é facilmente decomposta e apenas o fígado é capaz de decompor a frutose , e essa decomposição complexa leva à formação de triglicerídeos (uma forma de gordura).
O açúcar do coco contém 70 a 75 por cento de sacarose e cerca de 20 a 30 por cento de frutose , em oposição ao açúcar branco, que é rico em frutose e glicose.
4. Melhores eletrólitos:
Por ser rico em potássio, magnésio e sódio, o açúcar de coco tem a capacidade de regular o conteúdo de água do corpo. Você sabia que tem cerca de 400 vezes mais potássio do que açúcar branco ?! Portanto, certifique-se de usar esse tipo de adoçante com moderação.
5. Bom para o intestino
A fibra estrela do açúcar do coco a insulina tem a capacidade de promover o crescimento de bifidobactérias intestinais. Sabe-se que as bifidobactérias ajudam a restaurar as bactérias benéficas no intestino e também aumentam sua imunidade.
O açúcar de coco é melhor que outros tipos de adoçantes?
O açúcar branco refinado e o xarope de milho com alto teor de frutose passam por um processamento pesado e, portanto, são desprovidos de nutrientes essenciais.
O açúcar de coco, por outro lado, sofre muito pouco processamento, por isso é capaz de reter algumas de suas vitaminas, minerais e antioxidantes naturais. Por isso, o açúcar de coco é melhor que outros tipos de adoçantes.
Especificamente, o açúcar do coco contém traços de magnésio, potássio, zinco, ferro e vitaminas B.
O único problema é que esses nutrientes provavelmente não terão efeito no corpo, a menos que você coma açúcar de coco em grandes quantidades, quando qualquer benefício seria superado por causa de todo o açúcar que você consumiria.
O mel também contém traços de vitaminas, minerais e flavonóides e é conhecido por seus benefícios antimicrobianos e antibacterianos. Mas, assim como acontece com o açúcar de coco, você teria que comer muito mel para colher plenamente esses benefícios e, nesse ponto, o alto teor calórico e de açúcar pode superar os benefícios.
Açúcar de coco ajuda emagrecer?
Algumas pessoas podem pensar que o açúcar de coco é uma alternativa perfeita, que podem ser adicionadas às receitas sem culpa e sem restrições.
Infelizmente, o açúcar de coco não é um milagre da perda de peso ou uma maravilha nutricional. Ele contém nutrientes adicionais quando comparado ao açúcar, mas a diferença é pequena.
Também é fundamental entender que o açúcar do coco ainda é rico em carboidratos e contém calorias, duas coisas que muitas pessoas que estão tentando perder peso podem querer limitar.
Portanto, 100 g de açúcar de coco ainda são 100 g de carboidratos , embora apenas 75 g deles sejam açúcares. Ele também contém cerca de 375 calorias. Embora esses números sejam ligeiramente menores do que o açúcar de mesa, eles não tornam o açúcar de coco um alimento livre de culpa.