Absinto faz bem para o fígado: veja os benefícios da planta
O absinto é muito popular devido suas características e propriedades usadas na medicina natural, é uma planta usada por muito anos para combater e prevenir doenças. Seu nome científico é Artemisia Absinthium. Essa planta também é utilizada na fabricação da bebida de mesmo nome.
O absinto é cultivado por meio das sementes, divisão de touceiras ou por estaquia, e o solo ideal para seu cultivo é arenoso ou argiloso. Resistente à pragas, é muito fácil de cultivar. A colheita das folhas deve ser feita aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução. Para melhorar a conservação da planta, você deve armazenar as folhas secas, preferencialmente em caixas de madeira.
Propriedades do absinto:
- emenagoga;
- vermífuga;
- digestiva.
Benefícios do absinto:
Atua no aumento do apetite, além de melhorar o funcionamento do fígado. Entretanto, é amarga. Além disso, você pode combater problemas tais como, acidez gástrica, anorexia, distúrbios digestivos, entre outros com o uso da planta.
Como consumir?
- Para preparar o chá do absinto, você deve usar duas colheres de café das folhas secas para cada 200 ml de água.
- Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Deixe ferver, desligue e adicione as folhas secas. Tampe a mistura deixando descansar por um período de 10 minutos.
- Você pode coar e consumir em seguida, sendo que a dose indicada é de duas a três vezes por dia.
Malefícios do absinto:
O absinto não deve ser utilizado por lactantes e por gestantes. Além disso, não consuma o chá em excesso, pois como se sabe, tudo em excesso faz mal.