Abscesso dentário: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Existem dois tipos de abscesso dentário, o abcesso periodontal é o acúmulo de pus justamente na gengiva decorrente de uma infecção bacteriana. Já o abcesso periapical acontece quando a infecção ocorre na raiz do dente.
Enquanto o primeiro tipo é causado por doenças periodontais avançadas, o abcesso periapical pode ser causado por casos avançados de cárie ou também por infecções ocorridas após a quebra ou ruptura de um dente.
O grande problema é que a formação de abcessos, tanto no dente quanto na gengiva, indica que a infecção já está em um estágio avançado, podendo evoluir para problemas maiores ainda, como a formação de abcessos em outros dentes ou até em outras regiões da face.
O que é abscesso dentário?
Um abscesso dentário é um acúmulo de pus no dente ou gengiva devido a uma infecção bacteriana. O abcesso pode ocorrer em diferentes regiões do dente por razões diferentes. Um abcesso periapical ocorre na ponta da raiz dentária, enquanto que um periodontal ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente.
Causas do abscesso dentário:
A infecção é provocada por uma invasão bacteriana, que gera o acúmulo de pus no tecido. Assim, as principais causas são:
- Alimentos ou matéria estranha que ficam retidos na gengiva;
- Cárie dentária;
- Doença periodontal (que atinge os tecidos de suporte e sustentação dos dentes);
- Quebra ou ruptura do dente, abrindo a passagem para bactérias.
Sintomas de abscesso dentário:
- Dor de dente;
- Sensibilidade;
- Vermelhidão na área afetada.
Sintomas em estágio avançado incluem:
- Náusea;
- Vômito;
- Febre;
- Calafrios;
- Diarreia.
Outros sinais podem ocorrer, tais como:
- Inflamação na gengiva (gengivite);
- Cáries;
- Sensibilidade ao toque;
- Drenagem de pus;
- Dificuldade de abrir a boca ou mastigar.
Tratamentos:
A forma ideal de tratar um abcesso só pode ser definida por um dentista, já que se tratam de infecções em estágio já mais avançado e para as quais podem ser necessários tratamentos mais complexos.
Como o uso de medicamentos antibióticos para combater as bactérias, a drenagem e raspagem da região no caso de abcessos periodontais, ou tratamentos de canal em casos de abcessos nos dentes ou até a extração do dente em casos mais graves.
No entanto, é possível minimizar a dor e o avanço da infecção fazendo bochechos com água morna com sal depois das refeições, por exemplo. O mais importante no entanto é prevenir que infecções e cáries cheguem a esse estado, o que pode ser feito, na maioria dos casos, através de uma boa escovação e do uso de fio dental diariamente.