A abrótega possui um forte cheiro, sendo usada por muito tempo como um aromatizador natural. Ela ainda pertence a uma vegetação arbustiva espessa e constantemente cultivada pelos jardineiros.
Além disso, as pessoas da antiguidades acreditavam que a planta poderia proteger os homens da impotência sexual, e que na Itália e na Espanha medieval, os jovens homens esfregavam as folhas frescas para estimular o crescimento da barba.
O nome científico Artemisia abrotanum, a planta pode estar presente em muitas lojas de produtos naturais, assim como em farmácias de manipulação e pode ser utilizada para tratar diversos problemas de saúde.
Quais são as propriedades do abrótano:
- carminativo;
- vermífugo;
- diurético;
- analgésico;
- anti-inflamatório.
Todas essas propriedades e muitas outras presentes no abrótano são de suma importância para tratar asma, problemas com má digestão, dores de estômago, dispneia, distúrbios menstruais, frieira e tuberculose.
Quando misturado com outras ervas, ele pode ajudar a combater a insônia, mas sozinho atua como um excelente vermífugo, combatendo os vermes intestinais.
Como fazer o chá de abrótega?
Ingredientes:
– 2 colheres de folhas secas de abrótano;
– 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Em uma panela ou recipiente, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver;
- Depois, adicione as folhas em uma xícara e em seguida despeje a água fervente por cima;
- Deixe tampado até amornar e, em seguida, coe e consuma.
Malefícios do abrótano:
Não foram apresentados efeitos colaterais relacionados ao abrótano nas literaturas consultadas. Também não encontramos contraindicações.
Entretanto, vale lembrar que, antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que natural, é de suma importância consultar um especialista.