O abajerú é um arbusto da família das Chrysobalanaceae. A planta possui frutos comestíveis, também usados na produção de doces e suas folhas, na forma de chá, são eficazes para tratar algumas doenças, pois possuem propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático.
O uso da abajerú é ornamental e também para estabilizar bordas praia e evitar a erosão. A planta é tolerante ao sal e sobrevive bem ao inverno. Ela pode chegar a medir entre um e três metros. A cor das folhas varia de verde à vermelha, enquanto que a casca assume coloração acinzentada ou marrom avermelhada, com manchas brancas.
O que é abajerú?
Abajerú é uma planta medicinal, também conhecida como Bajarú, Guajerú, Abajero, Ajuru ou Ariu e é muito utilizada no tratamento da diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente da diabetes tipo 2.
No entanto, também pode ser usada para controlar a diarreia e a inflamação das articulações e da pele.
O seu nome científico é Chrysobalanus icaco e, pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Propriedades:
As propriedades desta planta incluem ação antiblenorrágica, antidiabética, anti-reumática e diurética.
Quais os benefícios do abajerú?
Esta planta serve para ajudar no tratamento de:
- Blenorragia crônica;
- Diabetes tipo 2;
- Diarreia;
- Reumatismo;
- Baixar o colesterol;
- Emagrecer.
Modo de uso:
A parte mais utilizada desta planta é a folha para preparar chás e infusões.
Assim, para fazer uma infusão para controlar a diabetes deve-se colocar 20 folhas da planta num litro de água fervente e deixar repousar por 15 minutos e depois coar e beber 3 xícaras por dia.
No entanto, também se pode comer o fruto cru, cozido ou preparado em doces ou conservas. Além disso, as sementes contêm um óleo que pode ser colocado em saladas.
Malefícios:
Esta planta não causa qualquer efeito colateral conhecido e, por isso, não está contraindicado em nenhuma situação.