Frutas

Uva-de-urso Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

benefícios da uva-de-urso

O consumo de uva-de-urso ou produto pode ser benéfico na prevenção do desenvolvimento de doenças degenerativas crônicas, como doença cardiovascular. Além disso, a Uva-de-Urso é um pequeno arbusto subtropical nativo da Europa e da Ásia.

A planta cresce bem em ambientes subtropicais com alta altitude, portanto, são encontrados no Norte da Europa, na Islândia, no Alasca, nas montanhas da Serra Nevada, nas Montanhas Appenines, nas Montanhas Pindus e nas montanhas do Himalaia.

Uva-de-urso combate problemas renais: veja 10 benefícios da fruta
quais os benefícios da uva-de-urso?

A Uva-de-Urso é redonda e pequena, com cor amarela ou vermelha, e, sobretudo, todo o arbusto é muito bonito. A planta foi inicialmente usada como plantas ornamentais, mas as pessoas mais tarde descobriram que a uva tem muitos benefícios, especialmente no tratamento de problemas renais.

A Uva-de-Urso tem sido usada na medicina tradicional por muitos séculos, o objetivo principal é curar as doenças do trato urinário. Também tem atividades diuréticas, adstringentes, relaxantes musculares, antibacterianas, anti-inflamações, antissépticas e antifúngicas.

Tanto os frutos quanto as folhas da Uva-de-Urso podem ser usados como remédio, pois também contêm altos antioxidantes.

Quais os benefícios da uva-de-urso?

1. Tratar problemas renais:

A Uva-de-Urso tem sido usada para tratar nefrite, cálculos renais e cistite crônica. Pois a Uva-de-Urso possue propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que combate as infecções renais.

Além disso, tem efeito diurético, para usá-la como tratamento de problemas renais, ferva a Uva-de-Urso e as folhas por 15 minutos, então beba a decoção três vezes ao dia.

Este foi o principal medicamento para tratar infecções antes do uso de antibióticos.

2. Como tônico geral:

Devido suas propriedades medicinais, os povos indígenas da América usaram como tônico geral.

Eles consomem a Uva-de-Urso de vez em quando, pois acreditam que a Uva-de-Urso pode fortalecer os rins, fígado e pâncreas. Eles também usam para curar dor de cabeça e infecções.

3. Trata infecções urinárias:

Tem sido usada há séculos para tratar Infecções no trato urinário. As propriedades anti-inflamatórias ajudam na curar da febre causada pelas infecções, além de ter propriedades antibacterianas que erradicam todas as bactérias ruins que causam a infecção.

As propriedades antissépticas presentes ajudam na proteção da mucosa do trato urinário, do uretra e bexiga.

A Uva-de-Urso também possui efeito diurético, que ajuda na limpeza do trato urinário.

4. Contra o escorbuto:

Assim como todas as bagas, contém alta quantidade de vitamina C. E o consumo de vitamina C evita o escorbuto.

5. Tratar diarreia:

A Uva-de-Urso tem um efeito antibacteriano e antisséptico, além da capacidade relaxante muscular. Isso ajuda no alivio da cãibra do estômago causada pelo hiperperistaltico de intestino.

O efeito antibacteriano é eficaz contra Shigella e Escherichia coli, duas das bactérias mais comuns que causam diarreia.

6. Reduzir a pressão sanguínea:

A Uva-de-Urso tem efeito diurético, que está contido em muitos remédios hipertensivos. O efeito relaxante muscular também dilata os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea.

7. Contra o ácido úrico:

O efeito diurético da Uva-de-Urso pode eliminar o excesso de ácido úrico pela urina. Beber a decoção de Uva-de-Urso ou consumir os frutos pode reparar as articulações inflamadas.

Os purês destas também podem ser aplicados externamente para aliviar a artrite de gota causada pelo alto nível de ácido úrico.

Uva-de-urso combate problemas renais: veja 10 benefícios da fruta
benefícios da uva-de-urso

8. Tratar infecções na pele:

Contém alantoína, um ingrediente que é usado em muitos cremes para a pele. A alantoína pode aliviar a pele e tem a capacidade de reparação de tecidos.

Pode ser aplicada em feridas ou cortes para proporcionar um efeito calmante, parar o sangramento e combater as infecções, ela também pode ser aplicada externamente em erupções cutâneas e entorses musculares.

9. Contra o envelhecimento precoce:

A Uva-de-Urso pode prevenir os sinais de envelhecimento precoce, como a pele enrugada e manchas escuras, devido aos altos efeitos antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios.

A pele enrugada é causada principalmente por micro-inflamações devido a radicais livres em nosso corpo e em ambientes.

Alguns produtos de beleza agora usam o extrato em seus ingredientes de pomada e creme, também podemos usar como uma máscara facial.

10. Tratar a queda de cabelo:

À medida que envelhecemos, a quantidade de cabelo será diminuída. Mas agora, os jovens também podem sofrer de queda de cabelo, devido os tratamentos de cabelo errados por cosméticos, shampoo, alisamento de cabelo e tintura para cabelo.

A Uva-de-Urso tem nutrientes que pode fortalecer os folículos capilares, evitando a queda de cabelo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.