O maxixe é uma hortaliça bastante conhecida das terras brasileiras, principalmente de locais mais quentes onde a planta consegue se desenvolver melhor. Além disso, o benefício do maxixe relacionado ao coração, é um dos seus principais benefícios conhecidos popularmente.
No entanto, por ser um prato tão apreciado e famoso, esse alimento é bastante consumido e consegue oferecer as mais diversas propriedades. Ele faz muito bem para a saúde e, portanto, deve ser consumido com frequência. Além disso, ele tem um valor bastante acessível e é saboroso.
Propriedades nutricionais do maxixe:
Essa hortaliça é rica em muitos nutrientes, alguns deles são o betacaroteno que também é presente na cenoura, vitaminas do complexo B, vitamina C e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e zinco.
Benefícios do maxixe para saúde:
1. Fortalecer o sistema imunológico:
Por apresentar o zinco em sua composição, os maxixes tem papel importante para fortalecer a nossa defesa imunológica, que precisa estar forte para combater vírus e bactérias do dia a dia.
2. Saúde da pele:
No entanto, a vitamina C presente nos maxixes mantêm a saúde da pele, pois ela age como antioxidante que ameniza as linhas de expressão, e ainda reduz o efeito da celulite.
3. Prevenção da anemia:
Por ser rico em Ferro, essa hortaliça ajuda na prevenção da anemia e ainda auxilia no tratamento da mesma.
4. Aliviar as contrações musculares:
Por ser rico em cálcio, ajuda na prevenção da contração muscular, já que os íons do cálcio regulam o relaxamento e a contração muscular. Logo, comer essa hortaliça auxilia também nos treinos físicos.
5. Tratamento de diabetes:
No entanto, por baixar a glicemia do corpo humano, esse alimento é benéfico para quem tem diabetes tanto do tipo 1, quanto do tipo 2. Essa hortaliça age regulando os picos de açúcar no sangue, e aumentando a produção de insulina.
6. Fonte de magnésio:
O magnésio presente em abundância nos maxixes atuam como mediador em muitos processos digestivos, esse mineral evita problemas como indigestão, vômitos e constipação.
7. Aumentar a fertilidade:
As funções do zinco no nosso corpo colaboram para uma boa saúde em geral. Além disso, esse mineral presente em abundância nos maxixes, também contribui para a saúde reprodutiva e aumenta a fertilidade de homens e mulheres.
8. Circulação sanguínea:
O sistema circulatório também é contemplado com os benefícios do zinco presente no Maxixe, na presença de bons níveis de zinco, as células do endotélio são mantidas saudáveis e em bom funcionamento.
9. Prevenção de doenças cardíacas:
Esse alimento previne doenças cardíacas, impedindo que os radicais livres danifiquem as paredes das artérias, o que poderia levar à formação da placa. Dessa forma, essa hortaliça auxilia na saúde do coração.
10. Protetor solar:
Além disso, a vitamina C presente nos maxixes protege a pele dos radicais livres que se desenvolvem devido ao excesso de exposição ao sol. Os antioxidantes da vitamina C protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar.
11. Prevenir a asma:
Pessoas com baixo nível de vitamina C presente em abundância nesse alimento, têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, a histamina é o que contribui para a inflamação das vias respiratórias.
12. Saúde óssea:
Graças ao cálcio presente nessa hortaliça, esse alimento é participativo na manutenção de ossos, dentes e cartilagem. Além de ser rico em cálcio, esse alimento também possui vitamina D. Essa vitamina também auxilia na manutenção dos ossos.
13. Auxiliar na perda de peso:
Além disso, existem relatos que essa hortaliça ajuda no emagrecimento por causar maior saciedade e reduzir a vontade de comer. Auxiliando dessa forma, as pessoas que estão fazendo dietas para a perda de peso.
Outros benefícios:
- Os antioxidantes da vitamina C presente nos maxixes, protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar;
- Além de amenizar as linhas de expressão, esse alimento também ajuda a reduzir o aspecto de casca de laranja da celulite;
- No entanto, a vitamina C presente nessa hortaliça, é uma maneira barata e fácil de diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames;
- Boas doses de vitamina D como as presentes nesse alimento, ajudam na absorção do cálcio pelos ossos;
- O zinco é um mineral presente nesse alimento muito importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo;
- Os maxixes são muito úteis para evitar problemas na próstata, e na diminuição dos depósitos de colesterol;
- Além disso, esse alimento é muito útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.