Nutrientes

Luteína: o que é, fontes, benefícios e malefícios

beneficio da luteina

A luteína pode desempenhar um papel importante nos olhos e na saúde da pele, e é encontrada em alimentos como vegetais verde-escuros e ovos. Suplementos desse carotenoide também estão disponíveis, e estes não possuem efeitos colaterais perigosos. Além disso, converse com seu médico para saber mais sobre os benefícios da luteína e de sua ação antioxidante.

À medida que envelhecemos, há propensão na redução de luteína dos tecidos oculares. Por este motivo, aconselha-se o consumo de alimentos ricos nesse carotenoide ao longo da vida, e também a suplementação a partir de idades mais avançadas ou em casos de carência deste carotenoides no organismo. Além disso, aprescrição pode variar de pessoa para pessoa.

Luteína: o que é, fontes, benefícios e malefícios
benefícios da luteína

O que é luteína?

A luteína é um dos principais carotenoides naturais presente em diversos alimentos. Além disso, os carotenoides são responsáveis pela pigmentação amarela, alaranjada ou vermelha dos alimentos, por esta razão, alimentos que possuem esta coloração são boas fontes de carotenoides.

Além disso, os alimentos verdes escuros, onde a pigmentação amarela é mascarada pela cor verde da clorofila também são ricos nesse carotenoide. Uma alimentação equilibrada é capaz de garantir o aporte diário necessário de carotenoides, porém é possível compra-los na forma sintética como a luteína em cápsulas, utilizada como suplemento alimentar.

Principais alimentos ricos em luteína:

Através da alimentação é a melhor forma de se prevenir, e até mesmo tratar algumas doenças. Todos nós sabemos que as pessoas que não se alimentam bem, são mais propensas a desenvolver algumas doenças. Além disso, a falta desse carotenoide no organismo pode desenvolver doenças graves. Portanto, confira agora alguns alimentos ricos nesse carotenoide:

  • Nabo;
  • Abóbora;
  • Alface;
  • Brócolis;
  • Cenouras;
  • Alcachofra;
  • Tomate;
  • queijo;
  • ovos;
  • couve;
  • Espinafre.

Falar sobre o papel da alimentação na prevenção de várias doenças, é até clichê para alguns. Mas, alimentos ricos nesse carotenoide, pode prevenir até doenças como degeneração macular, que vêm com a idade.

No entanto, muitas pesquisas confirmam com toda notoriedade o papel dos carotenoides na prevenção de cegueira, através da alimentação ou desse carotenoide em forma de suplemento.

Benefícios da luteína para saúde:

1. Saúde dos olhos:

Esse carotenoide que é o responsável por filtrar o comprimentos prejudiciais de onda azul e de alta energia de luz. Além de atuar como antioxidantes no olho, ajudando a proteger e manter as células saudáveis​​.

2. Proteção do coração:

Além disso, estudos mostraram que esse carotenoide pode ajudar a prevenir ataques de calor e derrame. Portanto, esse carotenoide pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo ao colesterol e do sistema cardiovascular e prevenir a obstrução das artérias e espessura da artéria carótida.

3. Possui ação antioxidante:

Esse carotenoide é classificado como um antioxidante na dieta. No entanto os antioxidantes ajudam a combater os danos dos radicais livres nas células e pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo e inflamação crônica para o coração e outros sistemas do corpo.

Luteína: o que é, fontes, benefícios e malefícios
luteína

4. Prevenção de diabetes:

Esse carotenoide é bom na prevenção de várias doenças, incluindo diabetes. Além disso, estudos preliminares mostraram as ações desse carotenoide como um antioxidante que age diretamente tanto na prevenção, quanto no tratamento de diabetes de vários tipos.

5. Combate ao câncer:

Estudos de câncer envolvendo esse carotenoide têm produzido resultados positivos. Enquanto alguns relatórios associado, tem os risco reduzido de câncer de colo do útero, próstata e cólon, outros indicam os seus benefícios diretamente ao pulmão e outros cânceres.

6. Contra a degeneração macular:

Níveis baixos desse carotenoide são associados com o desenvolvimento da degeneração macular, uma doença ocular associada com a idade e que geralmente provoca a perda da visão. Além disso, de acordo com uma pesquisa, aumentar os níveis de ingestão desse carotenoide ou tomar suplementos do mesmo, ajuda a prevenir e tratar a degeneração macular.

7. Saúde da pele:

Esse carotenoide também serve de ajuda na proteção dos lipídios, óleos e gorduras que compõem a pele, de degradação oxidativa. Ela pode ser tomada na forma de suplementos e também aplicada diretamente na pele como um creme tópico ou pomada.

Outros benefícios da luteína para saúde:

  • Saúde e proteção dos olhos e da visão;
  • Proteção contra envelhecimento precoce e manutenção da pele;
  • Combate à ação deletéria de radicais livres;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Proteção contra replicação de células tumorais;
  • A Luteína possui capacidade protetora contra o desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas;
  • Pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue e os níveis de glutationa;
  • Previne o estresse oxidativo e inflamação crônica que pode afetar o coração;
  • Pode ser útil na redução do risco de certos tipos de câncer.

Sinais de deficiência:

Além disso, por ser um composto antioxidante, a falta desse carotenoide mais conhecido como luteína não causa sintomas específicos, porém, a sua presença é importante para reduzir o aparecimento de doenças como a degeneração macular. Portanto, adquira uma alimentação rica nesse carotenoide, e aproveite os benefícios que ele te proporciona.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.