A pimenta do reino preta é uma fruta. Ela vem da baga da planta de pimenta, e exibe atividades antioxidantes, anticâncer e anti-inflamatórias. Além disso, a pimenta do reino é uma rica fonte de antioxidantes que fortalecem todo nosso corpo em geral. Ela combina com quase todos os pratos salgados e ainda melhora a digestão.
Trazida da Ásia equatorial pelos mercadores muçulmanos na época das Grandes Navegações, esta especiaria se espalhou pelo mundo. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do tempero.
Assim como todas as pimentas, a pimenta-do-reino tem como um de seus componentes a capsaicina, substância responsável pelo sabor ardido, mas que também é considerada anti-inflamatória. Os valores nutricionais e benefícios dessa especiaria serão listados logo mais abaixo.
Valor Nutricional:
O tempero tem ação antioxidante. E mais: segundo uma pesquisa publicada no periódico Nutrient Journal, ele age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C, selênio e betacaroteno durante uma refeição.
Quais os Benefícios da Pimenta do Reino?
1. Melhora a saúde digestiva:
Esta pimenta estimula os sucos digestivos e as enzimas, promovendo assim a digestão. Isso acontece, especialmente após uma refeição que contenha essa especiaria, o que pode aumentar a habilidade do seu corpo de quebrar e digerir os alimentos.
2. Combate de flatulências:
Esta especiaria também tem propriedades carminativas que ajudam a aliviar o gás gástrico. Também pode aliviar flatulências e dor de cólicas.
3. Previne o câncer:
Estudos demonstraram esta pimenta exerce atividade protetora contra várias formas de câncer. Por isso, passe a consumi-la regularmente.
4. Absorção de nutriente:
A Piperina presente nesta especiaria, aumenta a absorção de outros nutrientes, como selênio, curcumina, betacaroteno e vitaminas do complexo B em seus intestinos.
5. Reduz a pressão arterial:
Estudos revelaram que a piperina contida na pimenta do reino pode baixar a pressão arterial em animais, e efeitos semelhantes podem ser esperados em seres humanos. Um estudo eslovaco afirma que a administração oral de piperina pode controlar o aumento da pressão arterial.
6. Perda de peso:
Estudos descobriram que a piperina na pimenta preta, o composto que faz você espirrar, também combate a formação de células de gordura. Isso pode empurrar você um pouco para seus objetivos de perda de peso.
7. Combate a tosse:
A pimenta preta foi utilizada para este fim, mesmo na medicina chinesa antiga. A pimenta é conhecida por estimular a circulação e o fluxo mucoso. E quando você combina com mel, o efeito é aumentado – como o mel funciona como um supressor de tosse natural.
8. Combate da asma:
A pimenta também pode aliviar os sintomas asmáticos. Um estudo realizado em pacientes asmáticos em uma unidade de cuidados especializados em Trinidad descobriu que a administração de pimenta aos pacientes melhorou sua condição.
9. Este tempero combate infecções:
As propriedades antibacterianas da pimenta preta entram em prática aqui. De acordo com um estudo sul-africano, a piperina na pimenta preta apresenta efeitos larvicidas (direcionada a insetos perigosos em seu estágio larval) e ajuda a prevenir a infecção e disseminação de doenças.
10. Aumento da imunidade:
Esta especiaria, é rica em diversos nutrientes antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previne o organismo de diversas infecções e doenças.
11. Inibe a Ação dos Radicais Livres:
Ainda sobre os antioxidantes presentes nessa especiaria, estes ajudam a inibir a ação causada pelos radicais livres em nosso organismo.
12. Prevenir o câncer:
A pimenta também possui alto teor fenólico. Este conteúdo antioxidante permite que a pimenta ofereça vários benefícios para a saúde, alguns dos quais incluem a prevenção de doenças graves como o câncer.
13. Melhora a saúde bucal.
Certos cosméticos bucais possuem nutrientes desta especiaria em sua composição, como um dos principais ingredientes. Esses nutrientes aliviam a dor de dente e outras infecções orais.
14. Melhora da saúde cerebral:
A pimenta preta tem grandes efeitos sobre a saúde do cérebro. A piperina na pimenta inibe uma enzima que quebra a serotonina, o neurotransmissor calmante.
15. Melhora a fertilidade dos homens:
A pimenta desempenha um papel importante na melhoria da fertilidade masculina. Sabe-se aumentar os níveis de testosterona, pois é rico em zinco e magnésio – dois minerais críticos para hormônios sexuais masculinos.
16. Produção de esperma:
Estudos revelaram que esta especiaria também aumenta a contagem de esperma e sua concentração. O zinco em pimenta também ajuda no desenvolvimento e movimento de espermatozoides.
17. Ajuda a parar de fumar:
Estudos demonstraram que a inalação do vapor da pimenta preta pode reduzir os sintomas de abstinência tabágica. Os desejos de cigarro também foram significativamente reduzidos em sujeitos de teste que inalaram vapor de pimenta preta.
18. Controle do diabetes:
Os antioxidantes benéficos na pimenta preta podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Eles regulam a hiperglicemia, auxiliando no tratamento do diabetes.
19. Combate os sinais de envelhecimento:
Os antioxidantes da pimenta preta combatem os radicais livres que causam sinais de envelhecimento e prejudicam sua pele em mais de uma maneira.
Veja no vídeo abaixo, outros benefícios da pimenta do reino para saúde:
20. Saúde capilar:
As propriedades antioxidantes da pimenta preta ajudam a resolver problemas sérios de cabelo como caspa e queda de cabelo.
Confira agora mais Benefícios da pimenta do reino:
- Combate a Inflamação das Gengivas.
- Alivia a Dor de Dente.
- Combate a Insônia.
- Previne o Mal de Parkinson.
- Previne a Doença de Alzheimer.
- Alivia o Estresse.
- Combate a Depressão.
- Reduz o Risco de AVC.
- Melhora a Concentração.
Efeitos Colaterais:
A ingestão frequente e excessiva da pimenta do reino pode causar irritação nas mucosas que revestem órgãos como o estômago e o intestino. Pessoas que sofrem com gastrite, úlcera ou diverticulite devem evitar o consumo da pimenta.