O licopeno é um poderoso antioxidante. É encontrado predominantemente em alimentos vermelhos brilhantes, incluindo melancia, tomate e toranja. Além disso, o licopeno é um nutriente que nosso organismo depende para se manter 100% saudável. É certo, o licopeno é o rei entre os nutrientes. Tem múltiplos benefícios para a saúde e pode até ajudar na prevenção de doenças e condições mortais como câncer e degeneração macular.
O que é licopeno?
Este nutriente é um fitonutriente preventivo do câncer – um antioxidante com uma lista de benefícios surpreendentes. É mais comumente encontrado no tomate, mas você pode consumi-lo em uma série de frutas e vegetais comuns. Tem algumas propriedades em comum com o beta-caroteno, embora não sejam idênticos.
Este nutriente é responsável pela cor vermelha dos tomates, embora nem todas as frutas e vegetais vermelhos contenham este antioxidante. É mesmo registrado como uma coloração alimentar oficial nos EUA. Na verdade, este nutriente não é solúvel na água e é responsável por colorir uma grande quantidade de utensílios de cozinha.
Fontes de licopeno:
- Aspargos
- Pimentão vermelho
- tomates e derivados
- Melancia
- Goiaba
- Toranja
- Mamão
- Repolho roxo
- Manga
- Salsa
- Cenoura
Quais os benefícios do licopeno?
1. Reduz a vermelhidão na pele:
Este nutriente mostrou reduzir o eritema ou a vermelhidão da pele em grande medida. Também pode acalmar a pele áspera, promovendo o crescimento de novas células da pele.
2. Rico em antioxidantes:
Este nutriente é um poderoso antioxidante e o fato de ser puramente natural e orgânico torna ainda melhor para a pele. As propriedades antioxidantes do licopeno são duas vezes superiores às do beta-caroteno.
3. Combate a queda de cabelo:
A perda de cabelo, especialmente nos homens, está ligada a um excesso de diidrotestosterona química ou DHT. Uma boa ingestão diária de alimentos ricos neste nutriente pode ajudar o corpo a reduzir o excesso de DHT do sistema e diminuir o processo de perda de cabelo e calvície masculina.
4. Aumento da imunidade:
Este nutriente é um estimulador do mecanismo de defesa do corpo ou do sistema imunológico. O sistema imunológico é persuadido pelo licopeno a agir mais rapidamente na destruição de micro-organismos causadores de doenças.
5. Previne distúrbios cerebrais:
A presença constante deste nutriente na dieta tem sido associada à prevenção de distúrbios cerebrais e neurológicos, como doença de Alzheimer, demência vascular e doença de Parkinson. Isso o faz, reduzindo o desgaste e desgaste do tecido cerebral por oxidação.
6. Combater raios UV:
Pesquisas revelaram que o uso de alimentos com alto teor deste nutriente na dieta, além de protetores solares, pode reduzir o dano causado pela exposição aos raios UV-A e UV-B.
7. Regula o colesterol:
Estudos também chegaram a conclusão de que um dos maiores causadores do aumento de colesterol no organismo, é a falta deste nutriente, por isso, incluir esse pigmento a sua dieta é de suma importância.
8. Prevenção do AVC:
Os alimentos ricos neste nutriente podem ajudar a torná-lo menos suscetível ao AVC. Por isso, aporte em uma dieta Equilibrada, com quantidades significativas desse antioxidante.
9. Inibe a coagulação sanguínea:
As propriedades antioxidantes deste nutriente protegem você inibindo a formação de coágulos de sangue, que são a razão principal por trás dos traços.
10. Contra a doença cardíaca:
Como relatado anteriormente alimentos ricos em neste nutriente, se tomados regularmente, evitam a oxidação do colesterol LDL ( colesterol ruim ), evitando que as arterias se obstruam, prevenindo complicações no coração.
11. Previne o envelhecimento precoce:
Quando ingerido regularmente, este nutriente é convertido em vitamina A ou Retinol pelo organismo. Retinol é uma das melhores maneiras de reduzir os efeitos do envelhecimento, pois promove a produção de colágeno e melatonina, que regulam a saúde geral da pele.
12. Combate ao câncer:
Conhecido como sendo um dos três principais tipos de câncer nos homens, o câncer de próstata pode ser possivelmente prevenido por uma ingestão saudável deste nutriente.
13. Reduz a glicemia:
Embora as pesquisas ainda sejam muito rudimentares nesta área, chegaram a conclusão de que este nutriente reduz os níveis de glicemia.
14. Aliviar o estresse:
Ainda sobre os Efeitos antioxidantes deste nutriente, este ajuda a reduzir o estresse oxidativo drasticamente.
15. Elimina manchas na pele:
A natureza suave deste nutriente promove o funcionamento da melanina, que regula a cor da pele. Demonstrou-se para reduzir o escurecimento da pele e manchas de idade. Portanto, ele pode ser usado para uma desintoxicação mais rápida e efetiva de todo o corpo, incluindo a pele.
16. Contra a infertilidade:
A pesquisa indica uma alta correlação entre a ingestão regular de alimentos ricos neste nutriente e a contagem de esperma aumentada entre os homens. Pesquisas estão sendo conduzidas para ver os efeitos deste nutriente na cura da infertilidade entre os homens.
17. Favorece a visão:
A degeneração macular é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, o que provoca uma perda progressiva de visão no centro do campo visual. Este nutriente ajuda na manutenção da saúde geral dos olhos e na prevenção da degeneração macular, fornecendo ao corpo uma dose saudável de Retinol ou vitamina A.
18. Prevenção da osteoporose:
Este é tradicionalmente um problema de mulher. Mais de 200 milhões de mulheres sofrem de osteoporose em todo o mundo. Estudos recentes mostraram que a adoção de uma dieta rica neste nutriente previne a fragilidade e a magreza dos ossos – a principal causa por trás da osteoporose.
19. Previne diversos distúrbios:
Este nutriente não tem apenas efeitos positivos para a pele, verificou-se que serve para um propósito muito maior, atuando como uma medida preventiva contra muitos distúrbios e doenças graves e fatais.
20. Contra a dermatite:
Os suplementos a base deste nutriente são prescritos por médicos para tratar problemas ne couro cabeludo como dermatite do couro cabeludo, psoríase do couro cabeludo e Tenia do couro cabeludo.
21. Combate a ação dos radicais livres:
Como relatado anteriormente, este nutriente é um poderoso antioxidante, que também é responsável pela inibição da ação dos radicais livres.
22. Regulação da diabetes:
Como dito antes, uma dieta a base deste nutriente ajuda na regulação da glicemia no sangue, por isso, este poderoso antioxidante também é essencial para regulação da diabetes.
23. Combate inflamações:
Os antioxidantes combatem a inflamação. Os antioxidantes, como o ácido alfa lipóico, têm resultados anti-inflamatórios que, por sua vez, aumenta a circulação sanguínea e o metabolismo celular.
24. Reduzir cicatrizes:
Os antioxidantes ajudam a reduzir o tecido cicatricial em seu rosto. O antioxidante presente neste nutriente aumenta o fluxo de sangue para o tecido cicatricial e minimiza-o.
25. Combate a neuropatia:
Testado especificamente contra a neuropatia diabética, este nutriente expressou capacidades antinociceptivas (inibidor da dor) e reduziu a massa corporal total dos sujeitos no estudo publicado no European Journal of Pain.
26. Contra a pressão alta:
Este nutriente é um dos nutrientes recomendados para baixar os níveis de pressão alta. Por isso, se você sofre desta condição, consuma-o regularmente.
27. Previne a aterosclerose:
Previne várias doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária , isquemia miocárdica (redução do fluxo sanguíneo para o coração causado por bloqueios arteriais) e aterosclerose.
28. Saúde óssea:
Este nutriente também ajuda a aliviar o estresse oxidativo nos ossos que causam estrutura óssea frágil e fraca. Desacelera a apoptose (morte celular) que faz com que os ossos enfraquecem e reforcem a arquitetura celular dos ossos, mantendo-os mais saudáveis e mais fortes.
29. Favorece a absorção de gordura:
Como outros carotenoides, o licopeno é um nutriente solúvel em gordura, o que significa que é absorvido melhor quando consumido ao lado de gorduras, como abacates, azeite ou sementes.
Veja no Vídeo abaixo os Benefícios de um Alimento Rico neste nutriente:
30. Contra diversas doenças:
Este nutriente é um poderoso antioxidante que pode proteger e reparar o corpo contra danos causados por múltiplas doenças. Por isso, procure sempre ter uma alimentação rica a base deste nutriente.
Sintomas da deficiência de licopeno:
Existem casos raros de descoloração da pele conhecida como “licopenodermia” em algumas pessoas que consomem níveis muito altos de alimentos como o tomate que é rico neste nutriente.
Esta é uma reação não tóxica e é curada por algumas semanas sem uma dieta a base de licopeno. Há também alguns efeitos colaterais relatados do alto consumo deste nutriente que incluem diarreia, náuseas, dores de estômago ou cãibras, gases, vômitos e perda de apetite.