O cambuci é rico em propriedades que favorecem a saúde da nossa pele e do nosso corpo em geral. O cambuci é um fruto do Brasil, nativo da Mata Atlântica, cujo nome científico é Campomanesia phaea, outrora muito abundante no sudoeste do nosso país.
O Fruto cambuci é muito gostoso, saudável e ótimo para a saúde. Da família das Myrtaceae, é um parente da goiaba, da pitanga e de muitas outras frutas boas das nossas matas. Sua abundância deu o nome a um antigo bairro paulistano, o bairro do cambuci, e seu nome de origem indígena, indica o seu formato, de pote ou melhor, de disco voador.
Valor Nutricional do Cambuci:
O cambucis são muitos ricos em diversos nutrientes, como: Vitamina C, além de possuir agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico. Também possuem em sua composição: magnésio, sódio, Potássio, fósforo e cálcio.
Benefícios do cambuci para saúde:
1. Ajuda a eliminar o catarro:
Benefício pouco conhecido desta fruta, Os cambucis Possuem ricos nutrientes expectorantes e adstrigentes, que ajudam a eliminar os mucos e os catarros acumulados.
Veja Também: Suco Detox de Couve Para Eliminar o Catarro…
2. Fortalecimento muscular:
Este benefício não poderia ficar de fora, a fruta é rica em aminoácidos que reforçam os níveis de testosterona e o crescimento muscular, por isso, é bastante indicado para praticantes de ginsticas e musculação.
3. Combate a ação dos raios solares:
A fruta também é rica em vitamina E, que ajuda a favorecer a saúde da pele, reforçando-a para melhor combater e prevenir contra a ação dos raios solares.
4. Combater o envelhecimento:
Estudos Evidenciam, que o consumo regular do Cambuce, nos fornecerá substancias essencias para prevenir e combater os sinais e sintomas do envelhecimento precoce.
5. Os Cambucis previnem gripes e fesfriados:
Os cambucis também possui propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar bactérias causadoras de gripes e resfriados.
6. Controle do diabetes:
Estudos recentes comprovaram que o consumo regular desta fruta antes das principais refeições ajuda a controlar o diabetes.
7. Favorece a saúde da pele:
A fruta possui ricos nutrientes que são essenciais para a saúde da pele, mantendo sua umidade, o que faz ela ser mais forte, linda e saudável.
8. Prevenção de rugas:
A fruta age profundamente na pele e ajuda a manter os tecidos da pele macios e flexíveis, assim, reduz o aparecimento de rugas e linhas finas. A Fruta, portanto, é um hidratante natural e antienvelhecimento.
9. Ajudam a combater a acne:
Dietas ricas em nutrientes adstringentes são bastante recomendadas por dermatologistas para a prevenção de acne. A fruta é rica em princípios adstringentes, por isso, ele é uma excelente alternativa para combater a oleosidade de sua pele combatendo assim, as acnes.
10. Controle da pressão arterial:
Devido a grande quantidade de fibras e Potássio encontrados na fruta, o tornam um alimento eficaz que ajuda a manter os níveis de pressão controlados, se você sofre de problemas de pressão, os cambucis são uma excelente alternativa para ajuda-lo a manter sua pressão equilibrada.
11. Favorece a saúde do coração:
Os cambucis são ricos em nutrientes antioxidantes taninos, Estes antioxidantes ajudam a protege contra diversas doenças cardíacas como o cancro, impedindo lesões das células.
12. Rico em vitamina C:
A Vitamina C, encontrada em grandes quantidades nos cambucis, o fazem dele um poderoso alimento antioxidante, que favorece toda a saúde do corpo em geral, por isso, se você sofre de deficiencia de Vitamina A, passar a consumir esta fruta regularmente o beneficiará grandiosamente.
13. Inibe a ação dos radicais livres:
Estudos comprovaram que os cambucis possuem diversos princípios ativos antioxidantes que combatem e inibem a ação dos radicais livres em nosso organismo.
14. Aumento da imunidade:
O Cambuci é rico em Vitamina C, que age como um poderoso antioxidante, como relatado anteriormente, por isso, esta fruta ajuda a aumentar o sistema imunológico do corpo drasticamente.
15. Ajuda na regulação intestinal:
Estudos revelam que o Cambuci é bastante rico em fibras e Potássio que ajudam na regulação e funcionamento do intestino em geral.
16. Ajuda a melhorar a memoria:
Estudos Comprovaram que princípios ativos encontrados no Cambuci como o ácido carnósico ajudam a prevenir problemas mentais, como doenças cerebrais, além de estimular a memória fazendo com que o cérebro tenha um melhor funcionamento.
17. Combate a câimbra:
O Cambuci é rico em Potássio. A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do Potássio, que ajuda a combater e relaxar as Câimbras. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando.
18. O Cambuci Combate o Estresse e Ansiedade:
Como relatado anteriormente, este fruto possui quantidades significativas de Potássio, os benefícios do Potássio sobre a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de Potássio no corpo.
19. Contra pedra nos rins:
Ainda sobre o Potássio presente no cambuci, este nutriente é totalmente eficaz para reduzir a excreção desse mineral na urina, por isso, o Potássio é indicado para evitar problemas maiores como a pedra nos rins.
20. Atua no equilíbrio hormonal:
Nutrientes presentes no Cambuci, como o fósforo trabalham conjuntamente com o sistema endócrino, o fósforo também ajuda a manter os hormônios devidamente equilibrados.
Veja no vídeo abaixo, outros benefícios do cambuci para saúde:
Então, confira outros benefícios do cambuci para saúde:
- Combate fraturas Ósseas;
- Combate Dores nas Articulações;
- Promove Saciedade;
- Previne Problemas de Crescimento;
- Previne Cabelos e unhas quebradiços;
- Aumenta da libido;
- Combate a Taquicardia;
- Combate Problemas de memória;
- Previne a Irritabilidade ou ansiedade;
- Combate a Fadiga e cansaço.
Malefícios:
Como Relatado acima, o Cambuci é rico em Potássio, Este mineral, fundamental para o corpo humano, é denominado eletrólito. Ou seja, é uma partícula carregada de íons, onde sua pequena carga elétrica auxilia no envio de mensagens através dos nervos. Logo, excesso de Potássio também afeta o sistema nervoso.